Blog: Hackeando a música


Descrição

Última modificação em: 28/06/12 - 19:47     Fonte RSS

FISL13




Esse ano temos a 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre - FISL13. Se puderem, façam o esforço de irem prestigiar nosso evento. Estou mais uma vez colaborando na organização da programação cultural do evento.


tags: software livre, cultura, fisl, evento

enviada por: lucasa em: 19:47 - 28/06    |    permalink    |    (1) comentário    |    comentar

Transcodificação e streaming de áudio e vídeo com Nodejs


Avancei nos experimentos com transcodificação de áudio e vídeo com nodejs e gstreamer. Agora é possível receber fluxos em diversos formatos e transcodificar para um fluxo HTTP em Ogg ou WebM. Código aqui: https://github.com/lucasa/node-streamer

Não recomendo o uso em produção, está mais para um quebra-galho.

TRANSCODING AND STREAMING

Live transcoding of audio streams from RTMP, OGG, MP3, WMV to Ogg+Vorbis or MP3.

Command line: "node node-transcoder-ogg-mp3.js URL STREAM_FILE_OUT.mp3 or .ogg PORT"

Example: "node node-transcoder-ogg-mp3.js mms://karazhan.senado.gov.br/wmtencoder/radio.wmv senado.ogg 9100"

The output url is: http://localhost:9100/senado.ogg

Live transcoding of video streams from RTMP, OGG, WebM, WMV to Ogg+Theora or WebM.

Command line: "node node-transcoder-ogg-thera.js URL STREAM_FILE_OUT.webm or .ogg PORT"

Example: "node node-transcoder-ogg-theora.js mms://midia.al.rs.gov.br/tval assembeliars.ogg 1234"

The output url is: http://localhost:1234/assembeliars.ogg


tags: video, javascript, streaming, gstreamer, nodejs, transcodificacao, transcoding

enviada por: lucasa em: 00:43 - 10/01    |    permalink    |    comentar

Criando um servidor de streaming de vídeo com Nodejs

Nodejs é um a tecnologia nova que tem agradado a vários desenvolvedores web pois permite executar código javascript de alto nível no servidor possibilitando a criação de uma camada middleware de comunicação com o browser cliente. Essa característica de comunicação por pacotes HTTP simplifica a criação de um servidor de vídeo usando gstreamer.

Comecei os experimentos de streaming de vídeo motivado por este post do blog Devendra @ Work que mostra como utilizar sockets para receber os dados da saída do pipeline gstreamer (não posso esquecer dos papos legais sobre video livre com o amigo Lincon). Por agora estou entretido em criar um servidor de streaming utilizando o elemento "tcpserversink" que trata de forma transparente as conexões e desconexões de sockets clientes. O node-streamer responde às requisições GET do programa cliente, seja ele um navegador ou player de vídeo, com uma stream de pacotes recebidos do socket conectado ao servidor TCP do pipeline. Simples, né!?

Vou continuar os experimentos de streaming com a implementação de um pipeline de transcodificação de fluxos de áudio ao vivo (ogg para mp3 e vice versa) e também a criação de uma interface html para configuração do pipeline a ser executado, possibilitando o uso do node-streamer sem precisar lidar diretamente com o código javascript.

Para quem quiser começar a brincar com nodejs, sigam o roteiro da instalação no GNU/Linux que meu amigo Maurício Vieira postou.

tags: video, javascript, streaming, gstreamer, nodejs

enviada por: lucasa em: 17:02 - 07/08    |    permalink    |    comentar

IV Encontro Nordestino de Software Livre

IV Encontro Nordestino de Software Livre


No IV ENSL serão apresentadas palestras técnicas, painéis e casos de sucesso em empresas, instituições de ensino e órgãos públicos com o uso e desenvolvimento de Software Livre. Esse ano, em especial, dentro do IV ENSL também ocorrerão o VII Fórum GNOME e o III Fórum KDE Brasil – Edição Nordeste, ambos eventos de âmbito nacional. O público estimado para esta edição do evento é composto por profissionais e entusiastas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), professores e estudantes, reunindo representantes das esferas empresarial, governamental, acadêmica e da sociedade civil.

O envio de propostas pode ser feito até o dia 20 de setembro de 2010, no sistema de submissões: http://rn.softwarelivre.org/documentos/papers/speaker/

Eu irei ao evento representando o SERPRO e apresentarei a palestra Transmissão de Vídeo com Software Livre. Farei um compacto da oficina de mesmo título a que realizaei no CONSEGI 2010.

tags: encontro, software livre, natal, nordeste, rio grande do norde

enviada por: lucasa em: 17:33 - 12/09    |    permalink    |    comentar

Saiu o release 0.6 do programa de streaming de vídeo sltv

Só pra avisar que saiu o release 0.6 do sltv.

SLTV v0.6 (2010/03/03), baixe o tarball aqui: http://sltv.holoscopio.com/sltv-0.6.tar.gz
Mais informações aqui: http://sltv.holoscopio.com/

O pacote para Debian também foi liberado, acesso o link acima para informações sobre a instalação.
Para baixar a versão de desenvolvimento acesse o wiki do projeto.

Notas da última versão (0.6):

  • suporte a múliplas saídas simultâneas;
  • cada saída possui sua própria configuração, incluindo configurações de encoding;
  • suporte a versões do Debian Lenny do gstreamer e python;
  • várias mudanças cosméticas na interface;
  • remoção de UI para escolha de encoding;
  • mudanças de vários defaults nas configurações.

tags: video, debian, streaming, sltv, git, gstreamer

enviada por: lucasa em: 16:13 - 17/03    |    permalink    |    comentar

Movimento defende a democratização da banda larga

Movimento defende a democratização da banda larga

Provedores independentes e movimentos sociais gaúchos criaram o movimento em defesa da democratização da banda larga. Os pequenos provedores reivindicam que o Plano Nacional de Banda Larga – PNBL, em elaboração pelo governo federal, contemple os provedores independentes. Participaram da reunião pequenos provedores, representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO Nacional, da Central de Movimentos Populares, do movimento do software livre e do Movimento Música para Baixar – MPB.

O empresário Felipe Gorniski denunciou os preços exorbitantes cobrados pelas empresas de telecomunicações para fornecer as linhas tronco (backbone). As teles chegam a cobrar 700 mil reais por mês por uma linha de um gigabyte. Ele, também, criticou o valor exorbitante cobrado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER – para permitir a colocação de rede de fibra ótica na faixa de domínio das estradas estaduais: 4.800,00 reais por quilômetro de rede de fibra, inviabilizando a instalação de redes próprias pelos provedores independentes. A alternativa encontrada é a utilização de links de micro ondas entre Porto Alegre e as cidades do interior.

Os provedores independentes prestam serviços de inclusão digital, fornecendo banda larga, gratuitamente, para órgãos públicos e movimentos sociais. Enquanto as teles, que receberam recursos do governo federal para levar a banda larga para as escolas públicas, não atendem toda a rede escolar e muitas instituições de ensino pagam por um serviço que deveria ser gratuito. O movimento defende que o Programa Nacional de Banda Larga assegure recursos para os pequenos provedores. Em contrapartida eles se comprometem a oferecer banda larga gratuita para associações, órgãos públicos e movimentos sociais, o que já ocorre hoje.

O movimento vai solicitar uma audiência pública na Assembléia Legislativa para debater o PNBL e buscar a adesão de novas entidades e movimentos sociais. A próxima reunião será no dia nove de março (quarta-feira), às 18h30min na Assembléia Legislativa.

Contatos: Henrique (51) 3062 7667

Luis Carlos de Almeida – Reg. DRT/RS 9752
(51) 9199 7636

tags: democracia, banda larga, teles, pnbl, rio grande do sul

enviada por: lucasa em: 02:35 - 10/03    |    permalink    |    comentar

A evolução da ferramenta de transmissão de vídeo sltv

Estou a algum tempo com vontade de parar e contar o que anda acontecendo no projeto de desenvolvimento da ferramenta sltv, como fiz a algum tempo atrás. A principal novidade é que o sltv está sendo implementado em Python. Numa decisão estratégica nós da TV Software Livre decidimos mudar a linguagem de programação da ferramenta, de Java para Python, mas mantendo o framework gstreamer como o motor multimídia do software.

A experiência que tive com o desenvolvimento do prototipo Java, serviu de base para a avaliação de que python é realmente uma linguagem mais próxima dos softwares multimídia. Tive dificuldades em encontrar material referente ao suporte multimídia na plataforma Java, já para Python há toda uma miríade de projetos multimídia de código aberto que usam gstreamer. Além disso, a comunidade de desenvolvedores de projetos python é mais colaborativa e livre do que a comunidade de devs Java, pois, embora seja a linguagem mais popular do mundo, após todos esses anos Java ainda tem foco no mundo empresarial, salvo parcas exceções.

Contamos agora com a participação da empresa mineira Holoscópio, responsável por implementar o sltv. Os desenvolvedores da Holoscópio mestres em gstreamer são: Thadeu Cascardo, Luciana Fujii e Marcelo "metal"(colega daqui do EL).
Contribuem no projeto Luis Felipe e Fabrício Solagna da TV Software Livre, e os mineiros Lincoln de Sousa e Samuel Vale.

Estamos versionando o código com Git, um sistema de controle de versão distribuído. Para desenvolver o protótipo java utilizei o sistema de controle de versão Bazaar, disponível no ambiente Launchpad. Mudar de bazzar para git foi uma mudança tranquila, o git tem funcionalidades muito úteis, um verdadeiro cavivete suiço para o desenvolvimento de software em rede. Estamos utilizando o sistema Bugzilla para gerenciar os bugs e funcionalidades pendentes.

A página do projeto tem versão em Inglês: http://wiki.softwarelivre.org/TV/SltvProject

Para gerenciar o projeto tenho utilizado o OpenProj, um programa livre para gerência de projetos que busca ser uma alternativa livre ao Microsoft Project. É um programa útil para acompanhar a evolução do projeto através de gráficos de Gantt, é estável mas tem seus bugs chatos também. Este programa está nos repositórios do Ubuntu 9.10.
Ainda não contribuí no código do projeto do jeito que esperava, mas tenho acompanhado os commits e penso em enviar um patch com uma funcionalidade interessante, já tenho ao menos uma em mente.

O sltv hoje está na versão 0.5 que é a anterior da versão estável final do protótipo. Atualmente já é possível:
  • capturar vídeo de webcams, câmeras DV firewire, captura da tela e arquivos de vídeo.
  • capturar áudio da entrada de microfone da placa de som e de câmeras DV firewire.
  • transmistir áudio e vídeo para servidores icecast.
  • trocar (switch) a fonte do vídeo e do áudio durante a transmissão.
  • aplicação de efeitos de áudio e vídeo durante a transmissão
  • aplicação de leganda sobre o vídeo
  • gerar saída para arquivo ogg theora/vorbis.
  • salvar as configurações feitas.

Informações sobre o projeto e instruções de como utilizar o software podem ser acessadas aqui: http://wiki.softwarelivre.org/TV/ProjetoSLTV

Na versão final do protótipo teremos suporte a múltiplas entradas e saídas, possibilitando a substituição dos scripts atuais da TV SL pelo sltv para transmissão de eventos reais. Aguardem o lançamento da versão final do protótipo python nos próximos dias.

Esta primeira fase do projeto sltv é a reescrita do protótipo em python, nos próximos meses iremos evoluir esta ferramenta para sua utilização no 11º FISL.

Algumas screenshots







tags: vídeo, áudio, python, software, streaming, projeto, midia livre, captura, sltv, tvsl, holoscópio, tv software livre

enviada por: lucasa em: 03:48 - 09/03    |    permalink    |    comentar

A evolução da ferramenta de transmissão de vídeo sltv



Contamos agora com a participação da empresa mineira http://holoscopio.com/, responsável por implementar o sltv. Os desenvolvedores da Holoscópio mestres em gstreamer são: Thadeu Cascardo, Luciana Fujii e Marcelo "metal"(colega daqui do EL).
Contribuem no projeto Luis Felipe e Fabrício Solagna da TV Software Livre, e os mineiros Lincoln de Sousa e Samuel Vale.

Estamos versionando o código com Git, um sistema de controle de versão distribuído. Para desenvolver o protótipo java utilizei o sistema de controle de versão Bazaar, disponível no ambiente Launchpad. Mudar de bazzar para git foi uma mudança tranquila, o git tem funcionalidades muito úteis, um verdadeiro cavivete suiço para o desenvolvimento de software em rede. Estamos utilizando o sistema Bugzilla para gerenciar os bugs e funcionalidades pendentes.

A página do projeto tem versão em Inglês: http://wiki.softwarelivre.org/TV/SltvProject

Para gerenciar o projeto tenho utilizado o OpenProj, um programa livre para gerência de projetos que busca ser uma alternativa livre ao Microsoft Project. É um programa útil para acompanhar a evolução do projeto através de gráficos de Gantt, é estável mas tem seus bugs chatos também. Este programa está nos repositórios do Ubuntu 9.10.
Ainda não contribuí no código do projeto do jeito que esperava, mas tenho acompanhado os commits e penso em enviar um patch com uma funcionalidade interessante, já tenho ao menos uma em mente.

O sltv hoje está na versão 0.5 que é a anterior da versão estável final do protótipo. Atualmente já é possível:
  • capturar vídeo de webcams, câmeras DV firewire, captura da tela e arquivos de vídeo.
  • capturar áudio da entrada de microfone da placa de som e de câmeras DV firewire.
  • transmistir áudio e vídeo para servidores icecast.
  • trocar (switch) a fonte do vídeo e do áudio durante a transmissão.
  • aplicação de efeitos de áudio e vídeo durante a transmissão
  • aplicação de leganda sobre o vídeo
  • gerar saída para arquivo ogg theora/vorbis.
  • salvar as configurações feitas.

Informações sobre o projeto e instruções de como utilizar o software podem ser acessadas aqui: http://wiki.softwarelivre.org/TV/ProjetoSLTV

Na versão final do protótipo teremos suporte a múltiplas entradas e saídas, possibilitando a substituição dos scripts atuais da TV SL pelo sltv para transmissão de eventos reais. Aguardem o lançamento da versão final do protótipo python nos próximos dias.

Estou a algum tempo com vontade de parar e contar o que anda acontecendo no projeto de desenvolvimento da ferramenta sltv, como fiz a algum tempo atrás. A principal novidade é que o sltv está sendo implementado em Python. Numa decisão estratégica nós da TV Software Livre decidimos mudar a linguagem de programação da ferramenta, de Java para Python, mas mantendo o framework gstreamer como o motor multimídia do software.

A experiência que tive com o desenvolvimento do prototipo Java, serviu de base para a avaliação de que python é realmente uma linguagem mais próxima do desenvolvimento multimídia. Tive dificuldades em encontrar material referente ao suporte multimídia na plataforma Java, já para Python há toda uma miríade de projetos multimídia de código aberto que usam gstreamer. Além disso, a comunidade de desenvolvedores de projetos python é mais colaborativa e livre do que a comunidade de devs Java, pois, embora seja a linguagem mais popular do mundo, após todos esses anos Java ainda tem foco no mundo empresarial, salvo parcas exceções.

Esta primeira fase do projeto sltv é a reescrita do protótipo em python, nos próximos meses iremos evoluir esta ferramenta para sua utilização no 11º FISL.

Algumas screenshots







tags: ogg, vídeo, áudio, vorbis, theora, python, software, streaming, projeto, midia livre, transmissão, captura, sltv, tvsl, icecsat, holoscópio, tv software livre

enviada por: lucasa em: 03:44 - 09/03    |    permalink    |    comentar

Intervozes - Levante sua voz

O coletivo Intervozes lança o filme Levante Sua Voz. É uma obra que transmite uma mensagem importante de liberdade de expressão e democracia, usando uma linguagem simples que me tocou profundamente. Achei ótimo que obra resgata elementos da linguagem utilizada no no filme nacional clássico Ilha das Flores.

Assista e divulge!

Chega de alienação. Vamos sair da matrix.

Estamos sapos numa panela de água quente chamada Brasil




Cena do filme


Cena do filme


Licença: Creative Commons - Alguns direitos reservados
Você pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra livremente com finalidades não comerciais.
Você pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
Você deve dar crédito ao autor original.

tags: filme, democracia, intervozes, liberdade de expressão, ilha das flores

enviada por: lucasa em: 01:22 - 03/12    |    permalink    |    comentar

Evento Hacker em Curitiba - Movimento dos Sem Satélite

O camarada Glerm, divulgou na lista do EL o evento hacker muito interessante Movimento dos Sem Satélite, que acontecerá em Curitiba no próximo sábado 14/11.

Intervenções remotas através do canal #msst no irc.freenode.net.

Curitiba na vanguarda da arte hacker.


tags: curitiba, arte, vanguarda, hacker, msst, movimento dos sem satélite, hightech, lowtech

enviada por: lucasa em: 17:03 - 13/11    |    permalink    |    comentar

Página 1 de 26