O Quê, Quando, Como, Onde e Chamada de Trabalhos:
1º EPdBr (Primeiro Encontro Pd Brasil) - 1º a 5 de Maio 2008, IBRASOTOPE-São Paulo
O Primeiro encontro do software livre de criação multi-mídia Pd (puredata -
http://www.organismo.art.br) ocorrerá na primeira semana de maio.
O software Pd é voltado a performances ao vivo de música e multimedia, e desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows. Essa ferramenta tem sido adotada para implementar diversas peqsuias em Universidades Brasileiras, como se visa apresentar no encontro. O evento deve agregar interessados, usuários, e desenvolvedores para fomentar o uso e participação de brasileiros no desenvolvimento de Pd.
O evento sucederá uma série de Palestras e Cursos de Base de Puredata ( a começar na segunda quinzena de Abril, maiores informações em:
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP )
Dando continuade após o evento, as oficinas seguirão módulos mais avançados, dependendo dos desdobramentos das atividades aqui iniciadas, ecos do evento poderão se manifestar na permanência dos Convidados Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard uma semana após, que devem também apresentar seus trabalhos na USP e em outros congressos paralelos. De modo que, devido à demanda dos participantes, o encontro em si pode se estender em atividades extras por mais uma semana. Miller Puckete, criador do software, também confirmou uma teleconferência de uma comunicação sua sobre desenvolvimento no Pd.
Interessados em mostrar trabalhos artísticos e de pesquisa devem contactar o chair do evento - Alexandre Torres Porres (porres@gmail.com).
CONTATO & Localização:
Principais Atividades e Objetivo:
Além de palestras, troca de informações, mesas redondas, e ponto de encontro sobre pd, discutiremos, acima de tudo, a viabilização do evento internacional a ser sediado no país. O Evento contará com atividades que incluem, principalmente, os Workshops dos Canadenses Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard.
Miller Puckette (http://crca.ucsd.edu/~msp/) confirmou sua presença virtual via teleconferência pela internet, em uma comunicação/palestra ainda a ser melhor definida sobre o estado atual do Pd, seus problemas, e projeções futuras.
O principal foco é o intercâmbio de pesquisa e criação por meio do Pd, e tem como objetivo discutir a viabilização de futuros encontros regulares para levar esse foco adiante, assim como a organização de uma convenção internacional no Brasil. A Página do projeto se encontra em
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Encontro%20PD
A participação dos candenses Alexandre e Mathieu é importantíssima, pois os mesmos participaram da organização da Convenção internacional anterior no Canadá. Ambos são membros do Centro de artistas visuais e mediáticos
Artengine (http://artengine.ca).
Ver Biografia Resumida dos Participantes e Organizadores
Biografia de Convidados e Organizadores:
Convidados
Miller Puckette
http://crca.ucsd.edu/~msp
Miller Puckette é graduado em Matemática pelo MIT (1980) and Ph. D. em Matemática por Harvard (1986). Ele foi membro do MIT' Media Lab de sua fundação até 1987, depois pesquisador no IRCAM (l'Institut de Recherche et de Coordination Musique/Acoustique, foundado pelo compositor e regente Pierre Boulez). No IRCAM, Miller desenvolveu o programa MAX para computadores MacIntosh
?, primeiramente distribuído comercialmente pela Opcode Systems em 1990 e agora disponível pela Cycling74.com. Em 1989 Puckette integrou o time "musical workstation" do IRCAM's e agregou uma versão estendida do MAX, chamada Max/FTS, para o sistema ISPW e comercializada pela Ariel, Inc. O time “real-time development” do IRCAM reimplementou e estendeu esse software sob o nome de jMax, que é distribuído de graça com o código fonte. Em 1997, Puckette se juntou ao Global Visual Music project, e desde 2004 se apresenta com o grupo “The Convolution Brothers”.
Puckette se ligou ao Departamento de Música da Universidade de Califórnia de San Diego em 1994, e é agora Diretor Associado do Center for Research in Computing and the Arts (CRCA). Atualmente tem trabalhado no desenvolvimento de um novo software de para performances ao vivo de música e multimedia, o Puredata (Pd). O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows.
Alexandre Castonguay
http://subsol.c3.hu/subsol_2/contributors3/castonguaybio.html
http://artengine.ca/acastonguay
Alexandre Castonguay mora em Hull, Quebec e é o diretor Artístico da Artengine, um centro auto organizado em Ottowa que produz e difunde arte na internet. Ele é um artista cuja prática se baseia em mídias fotográficas e digitais, e seus trabalhos se encontram nas coleções do Museu de Arte do Condado de Los Angeles (USA), no Canada Council Art Bank, no Musée d'art contemporain de Montréal, e também atualmente em mostra no Musée d'art contemporain (Montréal), no Montreal Museum of Fine Arts, além do Paço das Artes, na USP, a partir de maio.
Alexandre Castonguay ganhou a bolsa de pesquisa McConnel
? da Universidade de Corcordia e é Visiting Professor na Universidade de Ottawa. Como desenvolvedor de Pd, Alexandre desenvolveu, em parceria com Mathieu bouchard, a biblioteca Gridflow, de manipulação de Video.
Mathieu Bouchard
Programador e desenvolvedor de Softwares, Bouchard é o responsável pela programação em C++/Ruby do
GridFlow, e também desenvolve o Desiredata (em parceira com Chun Lee), uma ramificação do Pd.
Régis Faria
http://www.lsi.usp.br/~regis/
Engenheiro Eletrônico pela UFMG (1990).
Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP (1997).
Doutor em Engenharia Eletrônica/Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica da USP (2005).
Músico Instrumentista (flautista). Estudou teoria musical básica com o maestro Rogério Moreira Campos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Flauta Transversal com Karen Louis Currie de Carvalho (Viçosa, MG).
Glerm
http://www.organismo.art.br/glerm/
Jarbas Jacome
Guitarrista e Engenheiro de Sistemas do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE. Pesquisa: computação gráfica e musical, sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Em 2007, foi contemplado pelo Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética
? na carteira de Apoio a Pesquisa Acadêmica pelo seu trabalho de mestrado que resultou no projeto de software ViMus
? em andamento e financiado pelo C.E.S.A.R.
http://lattes.cnpq.br/4526784624063498å
Organizadores:
(Main Chair) Alexandre Torres Porres - Músico, Compositor e Pesquisador. Mestre em composição pela UNICAMP. Áreas de interesse ae atuação: Música Computacional e Eletroacústica, Percepção, Música e Tecnologia, Música experimental. Atualmente cursa doutorado na USP em computação musical. Seu projeto de pesquisa atual é o desenvolvimento de aplicativos computacionais de análise (representação) e criação (manipulação) sonora.
(Second Chair) Ricardo Palmieri (aka VJ Palm) – Desde 2001, arquiteto e pesquisador de arquiteturas interativas. Já apresentou trabalhos de video-performance em eventos como FILE, Virada Cultural, MIS-SP e em unidades do SESC-SP. Palm trabalhou como pesquisador e oficineiro de multimidia com software livre para o MINC, e atualmente é consultor de mídias interativas para publicidade.
Apoio:
IBRASOTOPE,
USP
Conteúdo de ATIVIDADES:
Teleconferência com MILLER PUCKETTE (1 DE MAIO):
Conteúdo a ser melhor definido.
Tópico:
A comunidade mundial de desenvolvedores de Pd, problemas atuais e projeções.
CURSO DE GRIDFLOW (2 A 4 DE MAIO):
Curso de Gridflow (2 a 4 de maio)
Ministrantes: Mathieu Bouchard e Alexandre Castonguay
Ementa
Sobre Gridflow
http://gridflow.ca/
Preço: 150 Reais (de graça aos participantes dos cursos preparatórios:
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP - entre em contato para mais informações)
Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Alexandre Castonguay & Mathieu Bouchard) - Vide Programa do Curso no item Abaixo!
Programa da Oficina/Mini Curso de Gridflow:
Sobre Gridflow
http://gridflow.ca/
Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Mathieu Bouchard & Alexandre Castonguay).
Programa do Curso de GridFlow?
O curso já foi ensinado em formatos de até 25 horas, como no programa disponível em
http://wiki.dataflow.ws/AtelierVideo , em um curso de 5 dias.
Como parte do programa desse curso é sobre PdGEM, esse conteúdo pode ser enxugado, pois haverá um curso de PdGEM de três dias que antecedem o evento ministrado por Ricardo Palmieri (27 a 30 de Abril), dentro da série de cursos básicos de Puredata a partir da segunda quinzena de Abril (mais informações em ) Da mesma maneira, o item Zero do programa também será dado nessas oficinas:
0. Revisão de
PureData (que será visto em oficinas anteriores)
0.1. dataflow, objetos, inlets, outlets, connecções
0.2. mensagens, átomos, floats, symbols, listas, bangs, seletores
0.3. methods, classes, creators, objectmaker
0.4. Sintaxe do Pd, virgulas, ponto e vírgula, cifrão
0.5. Ordem de outlet, ordem de conexão (ou falta de)
0.6. Apanhado de classes importantes de objetos
0.7. Subpatches e abstrações
0.8. Sinais
1. Canais, Cores e Espaços de Cores
1.1. RGB
1.2. Y (Escala de conza)
1.3. YUV (luma+chroma, opponent system)
1.4. hue, saturation; HSV vs YUV
1.5. alpha: RGBA, YA, YUVA, ...
1.6. A Geometria de Espaços de Cores
1.7. clipping
1.8. operações Lineares Versus não lineares
1.9. gamma
2. Imagens e grids
2.1. Lista de dimensão: linhas, colunas, canais, etc.
2.2. index list (complete and partials)
2.3. index dimensions vs value dimensions
2.4. dimension index
2.5. number types
2.6. grid execution order e overlapping
3. Analogias e morfismos (com
#remap_image)
3.1. isomorfismo
3.2. side cross connect (objetos como parâmetros de objetos)
3.3. colour brightness e image displacement
3.4. colour contrast e image scaling
3.5. hue shift e image rotation
...
4. filtros e Teoria de Sinal
4.1. Sinal vs noise
4.2. Filtros FIR vs IIR
4.3. Espaço vs Tempo
4.4. Periodicidade e Freqüência
4.5. Diferença de frame
4.6. Filtros IIR
4.7. Convolution (em relação ao espaço)
4.7.1. Filtro Unit Sum
4.7.2. Filto Convexo (passa baixa), Uniform e Weighted Blur
4.7.3. Filtro (X,Y) Separável, Filtro Isotrópico
4.7.4. Gaussian Blur
4.7.5. edge detectors (passa alta): derivativos, laplaciano
4.7.6. blurry detectors: sobel, prewitt
4.7.7. polar transforms em edge detection
4.8. Decomposição Espectral (FFT)
4.8.1. Freqüências Espaciais (bidimensionais)
4.8.2. O Teorema de Convolução (Como Fazer Grandes Convoluções Rápidas)
4.8.3. deconvolution, cross-correlation e auto-correlation
5. Extra
5.1. #moment
5.1.1. Teorema da Probabilidade (não somente probabilidades ou chance)
5.1.2. Média de Posição (y, x) em uma imagem
5.1.3. Variância de Posição (yy, xy, xx)
Sessão Demonstrativa: HACKINTABLE (A Definir):
PALESTRA DE DESIREDATA (A DEFINIR):
Palestra de Desiredata (a definir)
Ministrante: Mathieu Bouchard
Ementa
Sobre Desiredata
http://www.piksel.no/pwiki/DesireData
Essa palestra discutirá o desenvolvimento de uma ramificação do puredata, o desiredata. Mais que um curso, serão apresnetadas questões atuais sobre o desenvolvimento dessa ferramenta, o que servirá de exemplo e laboratório para possíveis futuros desenvolvedores de software livre.
PALESTRA DE OPENAUDIOENCE (2 DE MAIO):
Palestra de OpenAUDIENCE (2 de Maio)
Ministrante: Prof. Dr. Régis Faria
Ementa
O OpenAUDIENCE é uma versão livre de um software para áudio imersão, produção de cenas sonoras e auralização 3D, sendo desenvolvido colaborativamente dentro do contexto e metas do projeto AUDIENCE.
O sistema - No formato atual o software consiste num conjunto de bibliotecas de blocos funcionais e patches desenvolvidos sobre a plataforma de programação gráfica Pure Data (PD), disponível para Win32, Linux e MAC OS X. Esta plataforma é versátil e bem flexível para permitir o desenvolvimento de aplicações de complexidade escalável e reconfiguráveis. A figura abaixo mostra um trecho de um patch contendo uma cena sonora virtual com 6 fontes sonoras dispostas no ambiente (cena) e ao redor do ouvinte.
Maiores informações em
http://openaudience.incubadora.fapesp.br/portal/front-page/view?set_language=pt-br
Workshop ARTESANATO DIGITAL (a definir)
Workshop "ARTESANATO DIGITAL" (a definir)
Ministrante: Glerm
Ementa
A oficina proposta tem como objetivo principal desenvolver jogos lúdicos de construção de interfaces para construção de novas linguagens e meios de expressão poética.
Para isso traremos também para dentro do campo da experimentação artística o artesanato da eletrônica e da computação, conhecimentos que muitas vezes são considerados apenas "ferramentas técnicas" para atingir tais metas.
Com uso de interfaces e métodos que utilizam "software e hardware livres" de código aberto podemos trabalhar toda a matiz de idéias que surge quando a computação e a eletrônica passa a ser algo como as tintas de um novo quadro a ser pintado ou os acordes de uma música a ser composta.
Tópicos:
- Uso de software livre como ferramenta artística.
- Software
PureData.
- Midi, OSC, HID(joysticks), Rede, microfone, webcam, ascii.
-
Navalha: um exemplo prático de construção de interface para performances artísticas com
PureData.
-
Projeto Arduino: Um projeto de "hardware livre" para conversão de voltagens em protocolos de comunicação computacional e construção de projetos simples de microeletrônica.
- Eletrônica Básica.
-
Artesanato de eletrônica: Pensando a construção de placas e pequenas máquinas computacionais artesanais baseadas no projeto arduino. Uso dos softwares de projeto de placas de circuito impresso Eagle e Kicad. Uso do Atmel na Protoboard e processos de manufatura de placas.
-
Técnicas e bibliotecas do PureData: Reconhecimento das vastas possibilidades de uso do
PureData e algumas técnicas possíveis com seu uso.
-
Interfaces software-hardware: Unindo um projeto de interface hardware desenvolvido nos módulos anteriores com um projeto de software desenvolvido no Puredata.
Comunicação ViMus? (A DEFINIR):
ViMus (Interface de Caixa Aberta para Linguagens Multimídia de Tempo-real) Avanços de uma interface 3D que pode ser usada pra controlar o Pd.
Ministrante: Jarbas Jacome
Resumo:
A popularização das artes mediadas por computador e, em especial, do visual-jóquei (VJ), estimula o desenvolvimento de novos sistemas multimídia de tempo real. Esta demanda vem sendo atendida por programas específicos para o controle de exibição de vídeos e efeitos como Resolume, ArKaos
? e diversas variantes; e com linguagens de programação visual como o Pd/GEM, Max/MSP/Jitter e diversas variantes.
Entretanto, existe um compromisso entre usabilidade (facilidade de uso) e expressividade (limite técnico para se criar novos efeitos e funcionalidades) que ainda não é bem resolvido nestes sistemas e se torna problemático para muitos usuários como confirmado a partir de entrevistas respondidas por VJs.
Este trabalho tem duas contribuições principais. A primeira é um estudo analítico e original das tecnologias existentes, incluindo desafios de arquitetura para processamento audiovisual em tempo real. A segunda contribuição é o desenvolvimento do sistema ViMus
?, que introduz o conceito de "interface gráfica de caixa aberta" na tentativa de amenizar o problema de compromisso entre expressividade e usabilidade, fazendo uso de interfaces análogas às dos sistemas mais simples, porém pouco expressivos, como Resolume e oferecendo, gradativa e intuitivamente ao usuário, o acesso a uma máquina de processamento análoga à dos sistemas mais expressivos, porém mais difíceis de se aprender a usar, como o Pd/GEM.
Trabalhos Artísticos:
Mostras de trabalhos artisticos
A TEIA (Grupo Muro, Sábado dia 3 20h)
Programação Prévia do Evento:
Em constante atualização!!!
dia 01º:
Abertura do evento,
Palestra: A comunidade mundial de desenvolvedores de Pd, problemas atuais e projeções, com a participação de Miller Puckette.
dia 02:
20h-23h Workhop de
GridFlow
dia 03:
10-12h Workhop de
GridFlow
14h-20h Workhop de
GridFlow
20h Concerto
dia 04:
Workhop de
GridFlow
Mesa Redonda sobre futuras convenções nacionais e internacionais
dia 05:
finalização do Evento (programação ainda em aberto)
19h Abertura do Trabalho Artístico de Alexandre Castonguay no
Paço das Artes/USP
(
http://www.musitec.com.br/luzecena/noticias/noticia.asp?noticiaID=806 ) na Mostra Internacional de Arte Midiática Inside. Sobre a obra "Instalção
Digitale, criada por Alexandre Castonguay: uma antiga máquina fotográfica é adaptada para capturar, constantemente, imagens em vídeo, que são exibidas em uma tela tátil (touch screen) e que adquirem forma fluida a partir do toque. Ao pressionar o disparador da câmera, o visitante produz uma fotografia em preto e branco que, projetada na parede, esvai-se gradualmente. A proposta da obra é que o próprio público redefina o lugar onde se encontra."
Usem este espaço pra colar trechos importantes de conversas sobre a articulação.
Miller Confrima
From Alex to Miller
Hi Miller, this is Alex, the Brazilian guy who participated in the Montreal Convention last year.
I am organizing some events here in Sao Paulo, next month, from 1st to the 4th of May, Mathieu Bouchard and Alexandre Castonguay will be here for workshops and round table discussions, the goal of the event is to form a comitee for future conventions in Brazil, have some lectures, art shows, etc.
Would you be interested in giving a Talk about a specific and pertinent topic via an internet conference?
I know you were about to give a talk some while ago but had to cancel due to the fires in San Diego. I never heard from it again so I am assuming it never happened again. So, are you planning on doing something similar again?
I thought it would be nice to talk about the actual state of developments and current problems and future goals.
Hope to hear from you soon
Cheers
Alex
===================
From: Miller Puckette
Hi Alex,
Definitely! I'm just off to a conference and might not be able to get
into detailed planning until I get back next week. There's a 5-hour time
difference between here and ther as I recall, and it's easiest for me if
we don't try it before 8AM Pacific time (1PM over there), but that shouldn't
be to much of a restriction.
cheers