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porres - Tue 29 of Apr, 2008 [04:00 UTC] | porres - Wed 19 of Aug, 2009 [10:52 UTC] | ||
Projeto Para Organização de Eventos Nacionais e Internacionais de Puredata no BrasilPrimeiro Encontro De Puredata (Iº EPdBr), São Paulo, 1-5 Maio08, Informações Abaixo CHAMADA DE TRABALHOSInteressados em propor Apresentações, Palestras, Comunicações de Trabalho, Mesas Redondas, envie email para: porres@gmail.com Chamada para Mostra Artística: Estão abertas chamadas para Instalações, Performances Multimidia, Arte Digital, e Música eletrónica/Computacional em Geral. Contactar porres@gmail.com Novidades do Iº EPdBr! (Atualizado 29 Abr)- Cronograma de Performances Atualizado - Cronograma de Atividades Atualizado - Glerm confirma e compra passagem para vir ao encontro (chega dia 2) - Ricardo Brasileiro propões trabalho e está marcando para vir ao encontro também mostrar seus trabalhos de pesquisa com PD. - Vide ScreenShots? do GridFlow no Wiki de Gridflow http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=GridFlow Novas Atividades -18 Abr:Algumas Atividades Já Confirmadas: - Teleconferência com Miller Puckette - Workshops de GridFlow (ferramenta de manipulação de video para Pd e Ruby) com os desenvolvedores candenses Mathieu Bouchard e Alexandre Castonguay. - Conversas, hack sessions e planos para um grupo de estudos sobre "Artesanato De Volts" com Glerm - Sessão de demonstração do projeto Hackintable - Workshop do Software OpenAUDIENCE, com Prof. Dr. Regis Faria. - Mostra Artística Diária Miller Confrima 02 AbrFrom: Porres "I thought it would be nice to talk about the actual state of developments and current problems and future goals." =================== From: Miller Puckette "Hi Alex, Definitely! It's easiest for me if we don't try it before 8AM Pacific time (1PM over there), but that shouldn't be to much of a restriction. cheers" Programa da Oficina/Mini Curso de Gridflow -1º Abr:Sobre Gridflow http://gridflow.c Também Disponivel no Programa do Curso de GridFlow? O curso já foi ensinado em formatos de até 25 horas, como no programa disponível em http://wiki.dataflow.ws/AtelierVideo , em um curso de 5 dias. Como parte do programa desse curso é sobre PdGEM, esse conteúdo pode ser enxugado, pois haverá um curso de PdGEM de três dias que antecedem o evento ministrado por Ricardo Palmieri (27 a 30 de Abril), dentro da série de cursos básicos de Puredata a partir da segunda quinzena de Abril (mais informações em) Da mesma maneira, o item Zero do programa também será dado nessas oficinas: 0. Revisão de PureData (que será visto em oficinas anteriores) 0.1. dataflow, objetos, inlets, outlets, conecções 0.2. mensagens, átomos, floats, symbols, listas, bangs, seletores 0.3. methods, classes, creators, objectmaker 0.4. Sintaxe do Pd, virgulas, ponto e vírgula, cifrão 0.5. Ordem de outlet, ordem de conexão (ou falta de) 0.6. Apanhado de classes importantes de objetos 0.7. Subpatches e abstrações 0.8. Sinais 1. Canais, Cores e Espaços de Cores 1.1. RGB 1.2. Y (Escala de conza) 1.3. YUV (luma+chroma, opponent system) 1.4. hue, saturation; HSV vs YUV 1.5. alpha: RGBA, YA, YUVA, ... 1.6. A Geometria de Espaços de Cores 1.7. clipping 1.8. operações Lineares Versus não lineares 1.9. gamma 2. Imagens e grids 2.1. Lista de dimensão: linhas, colunas, canais, etc. 2.2. index list (complete and partials) 2.3. index dimensions vs value dimensions 2.4. dimension index 2.5. number types 2.6. grid execution order e overlapping 3. Analogias e morfismos (com #remap_image) 3.1. isomorfismo 3.2. side cross connect (objetos como parâmetros de objetos) 3.3. colour brightness e image displacement 3.4. colour contrast e image scaling 3.5. hue shift e image rotation ... 4. filtros e Teoria de Sinal 4.1. Sinal vs noise 4.2. Filtros FIR vs IIR 4.3. Espaço vs Tempo 4.4. Periodicidade e Freqüência 4.5. Diferença de frame 4.6. Filtros IIR 4.7. Convolution (em relação ao espaço) 4.7.1. Filtro Unit Sum 4.7.2. Filto Convexo (passa baixa), Uniform e Weighted Blur 4.7.3. Filtro (X,Y) Separável, Filtro Isotrópico 4.7.4. Gaussian Blur 4.7.5. edge detectors (passa alta): derivativos, laplaciano 4.7.6. blurry detectors: sobel, prewitt 4.7.7. polar transforms em edge detection 4.8. Decomposição Espectral (FFT) 4.8.1. Freqüências Espaciais (bidimensionais) 4.8.2. O Teorema de Convolução (Como Fazer Grandes Convoluções Rápidas) 4.8.3. deconvolution, cross-correlation e auto-correlation 5. Extra 5.1. #moment 5.1.1. Teorema da Probabilidade (não somente probabilidades ou chance) 5.1.2. Média de Posição (y, x) em uma imagem 5.1.3. Variância de Posição (yy, xy, xx) Introdução!- O que é pd? - Abreviação/sigla de puredata, um software livre de criação multimídia - vide http://www.organismo.art.br/puredata/ e http://puredata.info/ - muito usado em intalações e performances interativas. - Porque uma Convençåo no Brasil? - Na América do Sul, é o País com mais estrutura para sediar a convenção, dado o número de usuários, pesquisas e trabalhos artísticos desenvolvidos aqui. O membro "porres" aqui do Estúdio livre participou da Segunda Convenção e sugeriu a idéia, que teve boa aceitação já a primeira foi na Europa (Áustria), e a Segunda Na América do Norte (Canadá). Agora, o evento itinerante pode chegar na América do Sul. Apresentação:Este WIKI visa a organização de Eventos como a Possível Convenção Internacional de PD no Brasil em 2009. Tentemos organizar todas as conversas paralelas por aqui, já que é uma interface rápida com histórico de atualizações... POR FAVOR, VAMOS CONVERGIR A ORGANIZAÇÂO! USEM A LISTA: https://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre pois ela tem alta freqüencia de interessados em Software Livre. Potenciais colaboradores nessa organização. Para melhor filtragem das mensagens inicie o assunto da mensagem com assunto:[EncontroPD]... Para discussões TÉCNICAS sobre Puredata em lingua portuguesa usem: Lista "puredeposito": https://listas.estudiolivre.org/mailman/listinfo/puredeposito
http://lists.puredata.info/listinfo/pd-list (EM INGLÊS) 1 Sobre as Convenções Anteriores:A primeira convenção ocorreu em Graz na Áustria em 2004, link do evento e documentação: http://puredata.info/community/projects/convention04/ A Segunda ocorreu em Montreal/Canadá em Agosto de 2007, mais informações em: http://pure-data.ca/en/ Arquivos de projetos da Convenção Passada: http://groups.google.com.br/group/pd-eventos-regionais/web/FDL_oeuvre_ouverte_2007.pdf http://groups.google.com.br/group/pd-eventos-regionais/web/pd_convention_cca_application.doc 2 Sobre o Formato:O Evento possui frentes distintas como apresentações de artistas que, de uma forma ou de outra, adotaram o pd como ferramenta. Mesas redondas são formadas com tópicos diversos provenientes da lista de discussão http://lists.puredata.info/listinfo/pd-list , além de palestras, workhops e artigos. O evento tem um caráter menos formal que congressos científicos de computação musical, as apresentações artísticas também não seguem um modelo estético específico. Resumindo: FORMATO: - Apresentações Artísticas - Mesas Redondas, discussões - Worshops, Palestras - Sessões de demonstração de trabalhos - Paper Sessions 3 Objetivos:- Sediar um encontro Internacional no Brasil seria importante para divulgar o trabalho feito no País e propiciar uma projeção world wide. - Promover um Intercâmbio entre o Brasil, países com comunidades de Pd bem estabelecidas, e outras emergentes - Estimular o uso dessa ferramenta para criação artística e pesquisa no País. - Unir, Consolidar e criar relações entre as comunidades nacionais com: * Troca de informações e divulgação de trabalhos feitos com essa ferramenta. * Discussão de Projetos e políticas de ação * Criação de Acervos e bibliotecas 4 Etapas:- Chamar pessoas para lista de discussão - Organizar Encontros Nacionais - Criar um comitê de organização de encontros de abrangência Nacional e Internacional - Ir atrás de dinheiro e Instituições de Apoio Primeiro Encontro De Puredata Em São Paulo, 1º a 5 de Maio 2008O Quê, Quando, Como, Onde e Chamada de Trabalhos:1º EPdBr (Primeiro Encontro Pd Brasil) - 1º a 5 de Maio 2008, IBRASOTOPE-São Paulo O Primeiro encontro do software livre de criação multi-mídia Pd (puredata - http://www.organismo.art.br) ocorrerá na primeira semana de maio. O software Pd é voltado a performances ao vivo de música e multimedia, e desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows. Essa ferramenta tem sido adotada para implementar diversas peqsuias em Universidades Brasileiras, como se visa apresentar no encontro. O evento deve agregar interessados, usuários, e desenvolvedores para fomentar o uso e participação de brasileiros no desenvolvimento de Pd. O evento sucederá uma série de Palestras e Cursos de Base de Puredata ( a começar na segunda quinzena de Abril, maiores informações em: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP ) Dando continuade após o evento, as oficinas seguirão módulos mais avançados, dependendo dos desdobramentos das atividades aqui iniciadas, ecos do evento poderão se manifestar na permanência dos Convidados Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard uma semana após, que devem também apresentar seus trabalhos na USP e em outros congressos paralelos. De modo que, devido à demanda dos participantes, o encontro em si pode se estender em atividades extras por mais uma semana. Miller Puckete, criador do software, também confirmou uma teleconferência de uma comunicação sua sobre desenvolvimento no Pd. Interessados em mostrar trabalhos artísticos e de pesquisa devem contactar o chair do evento - Alexandre Torres Porres (porres@gmail.com). CONTATO & Localização:CONTATO: porres@gmail.com O evento será sediado na cidade de São Paulo, no Ibrasotope http://www.myspace.com/ibrasotope - Rua Januário Miráglia 43 Fone 11-3578-6390 O Ibrasotope é um espaço inaugurado esse ano que promove atividades culturais de música experimental, como uma série de concertos mensais, na segunda terça-feira do mês. O Instituto também produz eventos de disseminação como cursos e workshops, exemplo do Workshop de Circuit Bending ministrado em final de fevereiro por Cristiano Rosa (aka Pan&tone - http://www.panetone.net/). Os diretores são os artistas e compositores Mário Del Nunzio (http://www.myspace.com/mariodelnunzio) e Henrique Iwao (http://henriqueiwao.blogspot.com http://www.myspace.com/henriqueiwao). Melhor Caminho: Sugestão de usar o serviço disponível em http://maplink.uol.com.br/caminho.asp Mapa: http://maplink.uol.com.br/mapa.asp?pesqExt=&op=address&ruaEnd=R.+Janu%E1rio+Miraglia&nroEnd=43&bairroEnd=Moema&cidEnd=S%E3o+Paulo&ufEnd=SP&xEnd=-46.6707924137931&yEnd=-23.5870634482759&CEPEnd=04507-020&nomePOI=&bairroPOI=&cidPOI=&ufPOI=&xPOI=&yPOI=&geoCode=SP_SAO_PAULO Como podem ver no mapa acima, o local fica perto do entroncamento de diversas avenidas, bem próximo a Juscelino Kubitschek com a Santo Amaro (e paralela a Santo Amaro). Tambem fica muito próximo ao início da Brigadeiro que vem da Paulista e acaba na Santo Amaro, e da 23 de Maio pela saída do Túnel Ayrton Sena. Qualquer dúvida entrem em contato. Principais Atividades e Objetivo:Além de palestras, troca de informações, mesas redondas, e ponto de encontro sobre pd, discutiremos, acima de tudo, a viabilização do evento internacional a ser sediado no país. O Evento contará com atividades que incluem, principalmente, os Workshops dos Canadenses Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard. Miller Puckette (http://crca.ucsd.edu/~msp/) confirmou sua presença virtual via teleconferência pela internet, em uma comunicação/palestra ainda a ser melhor definida sobre o estado atual do Pd, seus problemas, e projeções futuras. O principal foco é o intercâmbio de pesquisa e criação por meio do Pd, e tem como objetivo discutir a viabilização de futuros encontros regulares para levar esse foco adiante, assim como a organização de uma convenção internacional no Brasil. A Página do projeto se encontra em http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Encontro%20PD A participação dos candenses Alexandre e Mathieu é importantíssima, pois os mesmos participaram da organização da Convenção internacional anterior no Canadá. Ambos são membros do Centro de artistas visuais e mediáticos Artengine (http://artengine.ca). Ver Biografia Resumida dos Participantes e Organizadores Biografia de Convidados e Organizadores:Convidados Miller Puckette http://crca.ucsd.edu/~msp Miller Puckette é graduado em Matemática pelo MIT (1980) and Ph. D. em Matemática por Harvard (1986). Ele foi membro do MIT' Media Lab de sua fundação até 1987, depois pesquisador no IRCAM (l'Institut de Recherche et de Coordination Musique/Acoustique, foundado pelo compositor e regente Pierre Boulez). No IRCAM, Miller desenvolveu o programa MAX para computadores MacIntosh?, primeiramente distribuído comercialmente pela Opcode Systems em 1990 e agora disponível pela Cycling74.com. Em 1989 Puckette integrou o time "musical workstation" do IRCAM's e agregou uma versão estendida do MAX, chamada Max/FTS, para o sistema ISPW e comercializada pela Ariel, Inc. O time “real-time development” do IRCAM reimplementou e estendeu esse software sob o nome de jMax, que é distribuído de graça com o código fonte. Em 1997, Puckette se juntou ao Global Visual Music project, e desde 2004 se apresenta com o grupo “The Convolution Brothers”. Puckette se ligou ao Departamento de Música da Universidade de Califórnia de San Diego em 1994, e é agora Diretor Associado do Center for Research in Computing and the Arts (CRCA). Atualmente tem trabalhado no desenvolvimento de um novo software de para performances ao vivo de música e multimedia, o Puredata (Pd). O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows. Alexandre Castonguay http://subsol.c3.hu/subsol_2/contributors3/castonguaybio.html http://artengine.ca/acastonguay Alexandre Castonguay mora em Hull, Quebec e é o diretor Artístico da Artengine, um centro auto organizado em Ottowa que produz e difunde arte na internet. Ele é um artista cuja prática se baseia em mídias fotográficas e digitais, e seus trabalhos se encontram nas coleções do Museu de Arte do Condado de Los Angeles (USA), no Canada Council Art Bank, no Musée d'art contemporain de Montréal, e também atualmente em mostra no Musée d'art contemporain (Montréal), no Montreal Museum of Fine Arts, além do Paço das Artes, na USP, a partir de maio. Alexandre Castonguay ganhou a bolsa de pesquisa McConnel? da Universidade de Corcordia e é Visiting Professor na Universidade de Ottawa. Como desenvolvedor de Pd, Alexandre desenvolveu, em parceria com Mathieu bouchard, a biblioteca Gridflow, de manipulação de Video. Mathieu Bouchard Programador e desenvolvedor de Softwares, Bouchard é o responsável pela programação em C++/Ruby do GridFlow, e também desenvolve o Desiredata (em parceira com Chun Lee), uma ramificação do Pd. Natural de Îles-de-la-Madeleine (Québec), nascido em 1978, Mathieu Bouchard é um programador envolvido em Media Arts desde (…). Começou em 1983 com uam Radio Shack 6809 ("Color Computer"), com o qual era fácil gerar acidentalmente filmes a là Norman McLaren?. Em 1996 fez algumas das primeiras contribuições à 256 byte computer animation art form (em demoscene). Desde 1997, esteve ocasionalmente envolvido com exibições em galerias e outros eventos artísticos, mais frequentemente com Alexandre Castonguay, mas também com Andrée Préfontaine e Marc Fournel. A partir de 2001, Mathieu adota o uso de linguagens de programação baseadas em DATAFLOW, como Puredata, para elaborar instalações de arte. Desde então tem também desenvolvido seu próprios PlugIns?, como a biblioteca GridFlow. Mathieu Bouchard vive em Montréal (Québec) desde 1998 e possui graduação em Matemática pela Université de Montréal (2004). Régis Faria http://www.lsi.usp.br/~regis/ Engenheiro Eletrônico pela UFMG (1990). Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP (1997). Doutor em Engenharia Eletrônica/Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica da USP (2005). Músico Instrumentista (flautista). Estudou teoria musical básica com o maestro Rogério Moreira Campos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Flauta Transversal com Karen Louis Currie de Carvalho (Viçosa, MG). Glerm http://www.organismo.art.br/glerm/ Organizadores: (Main Chair) Alexandre Torres Porres - Músico, Compositor e Pesquisador. Mestre em composição pela UNICAMP. Áreas de interesse ae atuação: Música Computacional e Eletroacústica, Percepção, Música e Tecnologia, Música experimental. Atualmente cursa doutorado na USP em computação musical. Seu projeto de pesquisa atual é o desenvolvimento de aplicativos computacionais de análise (representação) e criação (manipulação) sonora. (Second Chair) Ricardo Palmieri (aka VJ Palm) – Desde 2001, arquiteto e pesquisador de arquiteturas interativas. Já apresentou trabalhos de video-performance em eventos como FILE, Virada Cultural, MIS-SP e em unidades do SESC-SP. Palm trabalhou como pesquisador e oficineiro de multimidia com software livre para o MINC, e atualmente é consultor de mídias interativas para publicidade. Apoio: IBRASOTOPE, USP Conteúdo de ATIVIDADES:Teleconferência com MILLER PUCKETTE (1 DE MAIO):Tópico: A comunidade mundial de desenvolvedores de Pd, problemas atuais e projeções. CURSO DE GRIDFLOW (2 A 4 DE MAIO):Curso de Gridflow (2 a 4 de maio) Ministrantes: Mathieu Bouchard e Alexandre Castonguay Ementa Sobre Gridflow http://gridflow.ca/ Preço: 150 Reais (de graça aos participantes dos cursos preparatórios: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP - entre em contato para mais informações) Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Alexandre Castonguay & Mathieu Bouchard) - Vide Programa do Curso no item Abaixo! Alguns Screen ShotsPrograma da Oficina/Mini Curso de Gridflow:Programa do Curso de GridFlow? O curso já foi ensinado em formatos de até 25 horas, como no programa disponível em http://wiki.dataflow.ws/AtelierVideo , em um curso de 5 dias. Como parte do programa desse curso é sobre PdGEM, esse conteúdo pode ser enxugado, pois haverá um curso de PdGEM de três dias que antecedem o evento ministrado por Ricardo Palmieri (27 a 30 de Abril), dentro da série de cursos básicos de Puredata a partir da segunda quinzena de Abril (mais informações em ) Da mesma maneira, o item Zero do programa também será dado nessas oficinas: 0. Revisão de PureData (que será visto em oficinas anteriores) 0.1. dataflow, objetos, inlets, outlets, connecções 0.2. mensagens, átomos, floats, symbols, listas, bangs, seletores 0.3. methods, classes, creators, objectmaker 0.4. Sintaxe do Pd, virgulas, ponto e vírgula, cifrão 0.5. Ordem de outlet, ordem de conexão (ou falta de) 0.6. Apanhado de classes importantes de objetos 0.7. Subpatches e abstrações 0.8. Sinais 1. Canais, Cores e Espaços de Cores 1.1. RGB 1.2. Y (Escala de conza) 1.3. YUV (luma+chroma, opponent system) 1.4. hue, saturation; HSV vs YUV 1.5. alpha: RGBA, YA, YUVA, ... 1.6. A Geometria de Espaços de Cores 1.7. clipping 1.8. operações Lineares Versus não lineares 1.9. gamma 2. Imagens e grids 2.1. Lista de dimensão: linhas, colunas, canais, etc. 2.2. index list (complete and partials) 2.3. index dimensions vs value dimensions 2.4. dimension index 2.5. number types 2.6. grid execution order e overlapping 3. Analogias e morfismos (com #remap_image) 3.1. isomorfismo 3.2. side cross connect (objetos como parâmetros de objetos) 3.3. colour brightness e image displacement 3.4. colour contrast e image scaling 3.5. hue shift e image rotation ... 4. filtros e Teoria de Sinal 4.1. Sinal vs noise 4.2. Filtros FIR vs IIR 4.3. Espaço vs Tempo 4.4. Periodicidade e Freqüência 4.5. Diferença de frame 4.6. Filtros IIR 4.7. Convolution (em relação ao espaço) 4.7.1. Filtro Unit Sum 4.7.2. Filto Convexo (passa baixa), Uniform e Weighted Blur 4.7.3. Filtro (X,Y) Separável, Filtro Isotrópico 4.7.4. Gaussian Blur 4.7.5. edge detectors (passa alta): derivativos, laplaciano 4.7.6. blurry detectors: sobel, prewitt 4.7.7. polar transforms em edge detection 4.8. Decomposição Espectral (FFT) 4.8.1. Freqüências Espaciais (bidimensionais) 4.8.2. O Teorema de Convolução (Como Fazer Grandes Convoluções Rápidas) 4.8.3. deconvolution, cross-correlation e auto-correlation 5. Extra 5.1. #moment 5.1.1. Teorema da Probabilidade (não somente probabilidades ou chance) 5.1.2. Média de Posição (y, x) em uma imagem 5.1.3. Variância de Posição (yy, xy, xx) Sessão Demonstrativa: HACKINTABLE (dia 3 17h - sessão aberta):Grupo HACKINTABLE Resumo Durante o encontro, um grupo de pesquisa (liderado por VJ-PALM) estará desenvolvendo uma versao hacking da famosa Reactable, projeto original da Universidade Pompeu Fabra em Barcelona <http://reactable.iua.upf.edu>. Video da Bjork + Reactable no Youtube Demonstraremos o 829020085155243eae43a251f8f69a69, que é um esforço de construir uma interface não somente sonora, mas também para controlar gráficos e vídeo em tempo real. outros links: http://youtube.com/watch?v=248zYhJsif8 http://youtube.com/watch?v=rCE6v7FzpMM DEMO SESSION DE DESIREDATA (1 Maio 18:00 as 20:00h):Ministrante: Mathieu Bouchard Ementa Sobre Desiredata http://www.piksel.no/pwiki/DesireData Essa é uma sessão demonstrativa do atual estado de desenvolvimento de uma ramificação do Puredata, o Desiredata. Mais que um curso, serão apresnetadas questões atuais sobre o desenvolvimento dessa ferramenta. O trabalho também serve de exemplo para possíveis futuros desenvolvedores de Puredata. Screen Shots: mais em: http://artengine.ca/desiredata/gallery/ PALESTRA DE OPENAUDIENCE (2 DE MAIO 16h):Palestra de OpenAUDIENCE Ministrante: Prof. Dr. Régis Faria Ementa O OpenAUDIENCE é uma versão livre de um software para áudio imersão, produção de cenas sonoras e auralização 3D, sendo desenvolvido colaborativamente dentro do contexto e metas do projeto AUDIENCE. O sistema - No formato atual o software consiste num conjunto de bibliotecas de blocos funcionais e patches desenvolvidos sobre a plataforma de programação gráfica Pure Data (PD), disponível para Win32, Linux e MAC OS X. Esta plataforma é versátil e bem flexível para permitir o desenvolvimento de aplicações de complexidade escalável e reconfiguráveis. A figura abaixo mostra um trecho de um patch contendo uma cena sonora virtual com 6 fontes sonoras dispostas no ambiente (cena) e ao redor do ouvinte. Maiores informações em http://openaudience.incubadora.fapesp.br/portal/front-page/view?set_language=pt-br Conversas e Hack-sessions - ARTESANATO De VoltsConversas e hack-sessions "ARTESANATO de Volts" Proponente: Glerm Idéia: Os encontros tem como objetivo principal PLANEJAR jogos lúdicos de construção de interfaces para construção de novas linguagens e meios de expressão poética. Para isso traremos também para dentro do campo da experimentação artística o artesanato da eletrônica e da computação, conhecimentos que muitas vezes são considerados apenas "ferramentas técnicas" para atingir tais metas. Com uso de interfaces e métodos que utilizam "software e hardware livres" de código aberto podemos trabalhar toda a matiz de idéias que surge quando a computação e a eletrônica passa a ser algo como as tintas de um novo quadro a ser pintado ou os acordes de uma música a ser composta. Tópicos: - Uso de software livre como ferramenta artística. - Software PureData. - Midi, OSC, HID(joysticks), Rede, microfone, webcam, ascii. - Navalha e Algosampler: exemplos práticos de construção de interface para performances artísticas com PureData. - Projeto Arduino: Um projeto de "hardware livre" para conversão de voltagens em protocolos de comunicação computacional e construção de projetos simples de microeletrônica. - Eletrônica Básica. - Artesanato de eletrônica: Pensando a construção de placas e pequenas máquinas computacionais artesanais baseadas no projeto arduino. Uso dos softwares de projeto de placas de circuito impresso Eagle e Kicad. Uso do Atmel na Protoboard e processos de manufatura de placas. - Técnicas e bibliotecas do PureData: Reconhecimento das vastas possibilidades de uso do PureData e algumas técnicas possíveis com seu uso. - Interfaces software-hardware: Unindo um projeto de interface hardware desenvolvido nos módulos anteriores com um projeto de software desenvolvido no Puredata. - Integrando com a web: Pensando em interfaces via internet usando a web como interface. Procura-se desenvolvedores python e django. Comunicação/Sessão de Escuta - Figo Cris (dia 3 16h-17h):Trabalhos Artísticos:Mostras de trabalhos artisticos Henrique Iwao e Tiago de MelloAbismo da Consciência / Ultraviolence - 2008 Tiago de Mello & Henrique Iwao: cabos, laptops, microfone. Improviso entre 25 e 45 minutos. Wilson SukorskiCristiano FigoA ao QuadradoA TEIA (Grupo Muro, Sábado dia 3 20h)O projeto como um todo baseia-se na idéia de “captura”, da simples captação de sons via microfones até o aprisionamento de imagens da própria performance. Esse processo de captura é construída na frente do público, por meio da criação de uma "teia" formada por fitas adesivas, no centro de um palco, apoiada por uma estrutura em forma de cubo e fixa no chão. No fundo desse espaço cênico que se constrói aos poucos há uma grande tela onde são projetadas imagens. Dois performers iniciam a composição da teia, ao vivo, tecendo-a entre as estruturas, ao mesmo tempo em que enviam, via microfones afixados nos pulsos, os sons produzidos pelo desenrolar das fitas. A construção sonora é formada por esses sons que são amplificados e processados em tempo real com auxílio de um software especialmente desenvolvido no ambiente Pure Data. A performance segue um roteiro específico em que alguns sons brutos (sem nenhum tratamento) vão sendo gradualmente processados até se transformarem em texturas de grande densidade, redefinindo e impondo ambigüidades à relação referencial entre imagem e resultado sonoro. A partir de determinado momento, os sons adquirem caráter estático – congelam-se num efeito de freezing – numa referência à função de "captura". A partir daí, a silhueta da própria teia formada durante a performance é superposta a imagens a imagens capturadas em instantes anteriores, criando um atrito entre o resultado do processo e a história desse processo. Tal procedimento gera uma ilusão de “movimentação” na teia na medida em que a imagem vai gradativamente se revelando, embora de fato ela permaneça estática à frente da tela. A performance é concluída com um fade-in gradual, quando a imagem de fundo mistura-se com a silhueta da teia à frente. A concepção sonora aqui não vai em direção a uma improvisação com os sons complexos da fita, mas busca uma abstração da condição musical do som, concentrando-se na construção de um emaranhado de elementos, na qual fita, som da fita e imagem projetada constituem uniformemente a Teia. Brian Holmeswww.bryanholmes.net / www.myspace.com/bryanholmes Eletroacústica: ULTRAMAR Composta com patechers de análise/resíntese e a modificação de um patcher de reverb. A peça utiliza apenas sons extraídos de uma mensagem telefônica, de voz feminina, gravados com um microfone de computador de R$5. Estes sons foram processados com Pd, Csound e outros softwares com tal de enriquece-los e para que tomassem uma forma não-semântica, mas musical. Duo Renato Fabbri & Gilson BeckA dupla desenvolve apresentações de live-eletronics com duração típica entre quarenta minutos e uma hora, utilizando somente software livre em plataforma Linux. Ao longo do discurso, é utilizado um framework onde diversas ferramentas, com ênfase no Pure Data, são interligadas através do JACK. Além da síntese, que envolve pesquisa de estruturas musicais simétricas e controle através do Pure Data, o duo trabalha com manipulação de gravações diversas, que incluem ambientes públicos da cidade de São Paulo e depoimentos de imigrantes estrangeiros. Sobre os Músicos: Os músicos trabalham juntos com improvisação desde 2005. No início, concebiam trilhas sonoras para cinema mudo com meios eletrônicos, com auxílio de improvisos envolvendo objetos do cotidiano. A partir de 2006, eles passaram a desenvolver improvisação utilizando computadores para manipulação sonora em tempo real. Renato Fabbri concluiu a graduação em composição pela Unicamp no final de 2007. Atualmente cursa mestrado em Engenharia Elétrica, pesquisando processamento digital de sinais. Em paralelo, desenvolve métodos para a construção de estruturas musicais através de modelos matemáticos de simetrias no NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora) da Unicamp. Gilson Beck graduou-se em composição pela Unicamp no final de 2006. Além de produtor cultural e performer de música eletroacústica mista com grupos de instrumentistas, é também compositor de peças instrumentais e de trilhas sonoras para espetáculos de dança e teatro. Programação do Evento:Ainda sujeita a alteração dia 01º de Maio: - 11:00 - 12:00 Horas: * Registro dos participantes. - 12:00 - 14:00 Horas: * Almoço de confraternização em algum estabelecimento próximo. - 14:00 - 18:00 Horas: * Sessão de Abertura: Mesa Redonda e discussão, Teleconferência com Miller Puckette. Com: Alexandre Torres Porres, Mathieu Bouchard, Alexandre Castonguay, Miller Puckette. Tópicos: - As convenções Internacionais de Puredata - Apresentação e discussão sobre Objetivos do evento, Apresentação de Projetos para uma maior participação do Brasil na comunidade mundial de desenvolvedores de Pd. - O Projeto PD, Estado Atual, Problemas e Projeções. - 18:00 - 20:00 Horas: * Demo Session de DesireData? (Mathieu Bouchard): - 20:30 - 22:00 Horas: * Mostra Artística I - FIGO (Diálogos primitivos - ensinando instrumentos virtuais a dialogarem de maneira rude - Cristiano Figueiró (laptop) - 8 min) - Peças Acusmáticas dia 02 de Maio: 10:00 - 13:00: * GridFlow 14h-16h: * GridFlow 16h - 17h: * OpenAudience? - 17:00 - 19:00 Horas: * Sessão de Conversa e hack-Session com Glerm - 20:00 - 22:00 Horas: * Mostra Artística II - Duo: Henrique Iwao e Thiago de melo (ULTRAVIOLENCE) dia 03: 10:00 - 13:00: * GridFlow 14h-16h: * GridFlow 16h - 17h: * Comunicação com Cristiano Figueiró - 17:00 - 19:00 Horas: * Hack-Session? com Hsckintable 20h - 22h: * Mostra III - A TEIA - Glerm dia 04: 10:00 - 13:00: * GridFlow 14h-16h: * GridFlow 16h - 18h: * Hack Session com Ricaro Brazileiro - 18:00 - 20:00 Horas: * Plenária Final: Mesa Redonda sobre futuras convenções nacionais e internacionais 20h - 22h: * Mostra IV - Fenerich 31 - Duo Renato Fabbri & Gilson Beck dia 05: 19:00 * Abertura do Trabalho Artístico de Alexandre Castonguay no Paço das Artes/USP (http://www.musitec.com.br/luzecena/noticias/noticia.asp?noticiaID=806) na Mostra Internacional de Arte Midiática Inside. Sobre a obra "Instalção Digitale, criada por Alexandre Castonguay: uma antiga máquina fotográfica é adaptada para capturar, constantemente, imagens em vídeo, que são exibidas em uma tela tátil (touch screen) e que adquirem forma fluida a partir do toque. Ao pressionar o disparador da câmera, o visitante produz uma fotografia em preto e branco que, projetada na parede, esvai-se gradualmente. A proposta da obra é que o próprio público redefina o lugar onde se encontra." Logs de conversasPrimeiros esboçosSite: http://puredatabr.googlepages.com/pd.html Projeto: http://groups.google.com/group/pd-eventos-regionais/ mais projeto: http://docs.google.com/View?docid=dhzz3t6_99ghs65jfg e outro: lista no googlegroups (21:23:33) chgp |