Histórico
Encontro PD

Comparando versão 134 com a versão 167

Versão: 134 Versão: 167 (atual)
porres - Wed 16 of Apr, 2008 [03:02 UTC] porres - Wed 19 of Aug, 2009 [10:52 UTC]

@@ -Linhas: 1-562 mudou para +Linhas: 1 @@
- !~~#3D3823:__Projeto Para Organização de Eventos Nacionais e Internacionais de Puredata no Brasil__~~
- ::{img src=http://pd-eventos-regionais.googlegroups.com/web/pdbrasil.jpg?gda=t5HYHj0AAABjqn0uNlfmSKBHIsBYiGWCZ1SMLGxa41ef9N7wSEIDp2G1qiJ7UbTIup-M2XPURDTSI06KrZC3bBD0gG3iJlrQ width=300}::
- __Primeiro Encontro De Puredata (Iº EPdBr), São Paulo, 1-5 Maio08, Informações Abaixo__
-
-
- {img src=http://www.estudiolivre.org/repo/5762/v3.jpg width= height= align=center desc= link= }
-
-
- !- __CHAMADA DE TRABALHOS__
-
- Interessados em propor Apresentações, Palestras, Comunicações de Trabalho, Mesas Redondas, envie email para: porres@gmail.com
-
- Aceitam-se trabalhos
-
- __Chamada para Mostra Artística__:
-
- Estão abertas chamadas para Instalações, Performances Multimidia, Arte Digital, e Música eletrónica/Computacional em Geral. Contactar porres@gmail.com
-
-
- !- ~~#FF2433:__Novidades do Iº EPdBr!__ (Atualizado 15 Abr)~~
-
- !!- Novas Atividades -15 Abr:
-
- Algumas Atividades Já Confirmadas:
- - Teleconferência com Miller Puckette
- - Workshops de GridFlow (ferramenta de manipulação de video para Pd) com os desenvolvedores candenses Mathieu Bouchard e Alexandre Castonguay.
- - Oficina de Artesanato Digital com Glerm
- - Sessão de demonstração do projeto Hackintable
- - Workshop do Software OpenAUDIENCE, com Prof. Dr. Regis Faria.
- - Mostra de Arte Digital
- - Grupo MURO
- - Duo A ao Quadrado
- - Duo Renato Fabbri & Gilson Beck
-
- !!- Programa da Oficina/Mini Curso de Gridflow -3 Abr:
-
- __Sobre Gridflow__
- http://gridflow.ca/
-
- Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Mathieu Bouchard & Alexandre Castonguay).
-
- !!- Miller Confrima 02 Abr
-
- From: Porres
-
- "I thought it would be nice to talk about the actual state of developments and current problems and future goals."
-
- ===================
-
- From: Miller Puckette
-
- "Hi Alex,
-
- Definitely! It's easiest for me if we don't try it before 8AM Pacific time (1PM over there), but that shouldn't
- be to much of a restriction.
-
- cheers"
-
-
-
- __Programa do Curso de GridFlow__
-
- O curso já foi ensinado em formatos de até 25 horas, como no programa disponível em http://wiki.dataflow.ws/AtelierVideo , em um curso de 5 dias.
-
- Como parte do programa desse curso é sobre PdGEM, esse conteúdo pode ser enxugado, pois haverá um curso de PdGEM de três dias que antecedem o evento ministrado por Ricardo Palmieri (27 a 30 de Abril), dentro da série de cursos básicos de Puredata a partir da segunda quinzena de Abril (mais informações em ) Da mesma maneira, o item Zero do programa também será dado nessas oficinas:
-
- 0. Revisão de PureData (que será visto em oficinas anteriores)
- 0.1. dataflow, objetos, inlets, outlets, connecções
- 0.2. mensagens, átomos, floats, symbols, listas, bangs, seletores
- 0.3. methods, classes, creators, objectmaker
- 0.4. Sintaxe do Pd, virgulas, ponto e vírgula, cifrão
- 0.5. Ordem de outlet, ordem de conexão (ou falta de)
- 0.6. Apanhado de classes importantes de objetos
- 0.7. Subpatches e abstrações
- 0.8. Sinais
-
- 1. Canais, Cores e Espaços de Cores
- 1.1. RGB
- 1.2. Y (Escala de conza)
- 1.3. YUV (luma+chroma, opponent system)
- 1.4. hue, saturation; HSV vs YUV
- 1.5. alpha: RGBA, YA, YUVA, ...
- 1.6. A Geometria de Espaços de Cores
- 1.7. clipping
- 1.8. operações Lineares Versus não lineares
- 1.9. gamma
-
- 2. Imagens e grids
- 2.1. Lista de dimensão: linhas, colunas, canais, etc.
- 2.2. index list (complete and partials)
- 2.3. index dimensions vs value dimensions
- 2.4. dimension index
- 2.5. number types
- 2.6. grid execution order e overlapping
-
- 3. Analogias e morfismos (com [#remap_image])
- 3.1. isomorfismo
- 3.2. side cross connect (objetos como parâmetros de objetos)
- 3.3. colour brightness e image displacement
- 3.4. colour contrast e image scaling
- 3.5. hue shift e image rotation
- ...
-
- 4. filtros e Teoria de Sinal
- 4.1. Sinal vs noise
- 4.2. Filtros FIR vs IIR
- 4.3. Espaço vs Tempo
- 4.4. Periodicidade e Freqüência
- 4.5. Diferença de frame
- 4.6. Filtros IIR
- 4.7. Convolution (em relação ao espaço)
- 4.7.1. Filtro Unit Sum
- 4.7.2. Filto Convexo (passa baixa), Uniform e Weighted Blur
- 4.7.3. Filtro (X,Y) Separável, Filtro Isotrópico
- 4.7.4. Gaussian Blur
- 4.7.5. edge detectors (passa alta): derivativos, laplaciano
- 4.7.6. blurry detectors: sobel, prewitt
- 4.7.7. polar transforms em edge detection
- 4.8. Decomposição Espectral (FFT)
- 4.8.1. Freqüências Espaciais (bidimensionais)
- 4.8.2. O Teorema de Convolução (Como Fazer Grandes Convoluções Rápidas)
- 4.8.3. deconvolution, cross-correlation e auto-correlation
-
- 5. Extra
- 5.1. [#moment]
- 5.1.1. Teorema da Probabilidade (não somente probabilidades ou chance)
- 5.1.2. Média de Posição (y, x) em uma imagem
- 5.1.3. Variância de Posição (yy, xy, xx)
-
-
- !- ~~#FF2433:__Introdução!__~~
-
- __- O que é pd?__
- - Abreviação/sigla de puredata, um software livre de criação multimídia - vide http://www.organismo.art.br/puredata/ e http://puredata.info/ - muito usado em intalações e performances interativas.
-
- __- Porque uma Convençåo no Brasil?__
- - Na América do Sul, é o País com mais estrutura para sediar a convenção, dado o número de usuários, pesquisas e trabalhos artísticos desenvolvidos aqui. O membro "porres" aqui do Estúdio livre participou da Segunda Convenção e sugeriu a idéia, que teve boa aceitação já a primeira foi na Europa (Áustria), e a Segunda Na América do Norte (Canadá). Agora, o evento itinerante pode chegar na América do Sul.
-
-
- !!- Apresentação:
-
- ^Este ~~#FFAA00:WIKI~~ visa a organização de Eventos como a Possível Convenção Internacional de PD no Brasil em 2009.
- Tentemos organizar todas as conversas paralelas por aqui, já que é uma interface rápida com histórico de atualizações...^
-
-
- POR FAVOR, VAMOS CONVERGIR A ORGANIZAÇÂO! USEM A LISTA:
- https://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre
- pois ela tem alta freqüencia de interessados em Software Livre. Potenciais colaboradores nessa organização.
- Para melhor filtragem das mensagens inicie o assunto da mensagem com ===__ ~np~ assunto:[EncontroPD]... ~/np~ __===
-
- Para discussões TÉCNICAS sobre Puredata em lingua portuguesa usem:
- Lista "puredeposito": https://listas.estudiolivre.org/mailman/listinfo/puredeposito
-
- * -> A LISTA INTERNACIONAL DE PD (QUE REÚNE AS PRINCIPAIS COMUNIDADES MUNDO AFORA) TAMBÉM DISCUTE A ORGANIZAÇÃO DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS:
-
- http://lists.puredata.info/listinfo/pd-list (EM INGLÊS)
-
- !!- 1 Sobre as Convenções Anteriores:
-
-
- A primeira convenção ocorreu em Graz na Áustria em 2004, link do evento e documentação: http://puredata.info/community/projects/convention04/
-
-
- A Segunda ocorreu em Montreal/Canadá em Agosto de 2007, mais informações em: http://pure-data.ca/en/
-
- Arquivos de projetos da Convenção Passada:
- http://groups.google.com.br/group/pd-eventos-regionais/web/FDL_oeuvre_ouverte_2007.pdf
- http://groups.google.com.br/group/pd-eventos-regionais/web/pd_convention_cca_application.doc
-
- !!- 2 Sobre o Formato:
-
-
- O Evento possui frentes distintas como apresentações de artistas que, de uma forma ou de outra, adotaram o pd como ferramenta. Mesas redondas são formadas com tópicos diversos provenientes da lista de discussão http://lists.puredata.info/listinfo/pd-list , além de palestras, workhops e artigos. O evento tem um caráter menos formal que congressos científicos de computação musical, as apresentações artísticas também não seguem um modelo estético específico. Resumindo:
-
-
-
- FORMATO:
- - Apresentações Artísticas
- - Mesas Redondas, discussões
- - Worshops, Palestras
- - Sessões de demonstração de trabalhos
- - Paper Sessions
-
-
- !!- 3 Objetivos:
-
- - Sediar um encontro Internacional no Brasil seria importante para divulgar o trabalho feito no País e propiciar uma projeção world wide.
-
- - Promover um Intercâmbio entre o Brasil, países com comunidades de Pd bem estabelecidas, e outras emergentes
-
- - Estimular o uso dessa ferramenta para criação artística e pesquisa no País.
-
- - Unir, Consolidar e criar relações entre as comunidades nacionais com:
- * Troca de informações e divulgação de trabalhos feitos com essa ferramenta.
- * Discussão de Projetos e políticas de ação
- * Criação de Acervos e bibliotecas
-
- !!- 4 Etapas:
-
- - Chamar pessoas para lista de discussão
- - Organizar Encontros Nacionais
- - Criar um comitê de organização de encontros de abrangência Nacional e Internacional
- - Ir atrás de dinheiro e Instituições de Apoio
-
-
- !- ~~#FF0033:__Primeiro Encontro De Puredata Em São Paulo, 1º a 5 de Maio 2008__~~
-
-
- !!- ~~#FF0066:__O Quê, Quando, Como, Onde e Chamada de Trabalhos:__~~
-
- 1º EPdBr (Primeiro Encontro Pd Brasil) - 1º a 5 de Maio 2008, IBRASOTOPE-São Paulo
-
- O Primeiro encontro do software livre de criação multi-mídia Pd (puredata - http://www.organismo.art.br) ocorrerá na primeira semana de maio.
-
- O software Pd é voltado a performances ao vivo de música e multimedia, e desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows. Essa ferramenta tem sido adotada para implementar diversas peqsuias em Universidades Brasileiras, como se visa apresentar no encontro. O evento deve agregar interessados, usuários, e desenvolvedores para fomentar o uso e participação de brasileiros no desenvolvimento de Pd.
-
- O evento sucederá uma série de Palestras e Cursos de Base de Puredata ( a começar na segunda quinzena de Abril, maiores informações em: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP )
-
- Dando continuade após o evento, as oficinas seguirão módulos mais avançados, dependendo dos desdobramentos das atividades aqui iniciadas, ecos do evento poderão se manifestar na permanência dos Convidados Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard uma semana após, que devem também apresentar seus trabalhos na USP e em outros congressos paralelos. De modo que, devido à demanda dos participantes, o encontro em si pode se estender em atividades extras por mais uma semana. Miller Puckete, criador do software, também confirmou uma teleconferência de uma comunicação sua sobre desenvolvimento no Pd.
-
- Interessados em mostrar trabalhos artísticos e de pesquisa devem contactar o chair do evento - Alexandre Torres Porres (porres@gmail.com).
-
- !!- ~~#FF0099: CONTATO & Localização:~~
-
- CONTATO: porres@gmail.com
-
- O evento será sediado na cidade de São Paulo, no Ibrasotope http://www.myspace.com/ibrasotope -
-
- Rua Januário Miráglia 43
- Fone 11-3578-6390
-
- O Ibrasotope é um espaço inaugurado esse ano que promove atividades culturais de música experimental, como uma série de concertos mensais, na segunda terça-feira do mês. O Instituto também produz eventos de disseminação como cursos e workshops, exemplo do Workshop de Circuit Bending ministrado em final de fevereiro por Cristiano Rosa (aka Pan&tone - http://www.panetone.net/). Os diretores são os artistas e compositores Mário Del Nunzio (http://www.myspace.com/mariodelnunzio) e Henrique Iwao (http://henriqueiwao.blogspot.com http://www.myspace.com/henriqueiwao).
-
-
- Melhor Caminho: Sugestão de usar o serviço disponível em http://maplink.uol.com.br/caminho.asp
-
- Mapa: http://maplink.uol.com.br/mapa.asp?pesqExt=&op=address&ruaEnd=R.+Janu%E1rio+Miraglia&nroEnd=43&bairroEnd=Moema&cidEnd=S%E3o+Paulo&ufEnd=SP&xEnd=-46.6707924137931&yEnd=-23.5870634482759&CEPEnd=04507-020&nomePOI=&bairroPOI=&cidPOI=&ufPOI=&xPOI=&yPOI=&geoCode=SP_SAO_PAULO
-
- Como podem ver no mapa acima, o local fica perto do entroncamento de diversas avenidas, bem próximo a Juscelino Kubitschek com a Santo Amaro (e paralela a Santo Amaro). Tambem fica muito próximo ao início da Brigadeiro que vem da Paulista e acaba na Santo Amaro, e da 23 de Maio pela saída do Túnel Ayrton Sena. Qualquer dúvida entrem em contato.
-
- !!- ~~#FF0136:Principais Atividades e Objetivo:~~
-
- Além de palestras, troca de informações, mesas redondas, e ponto de encontro sobre pd, discutiremos, acima de tudo, a viabilização do evento internacional a ser sediado no país. O Evento contará com atividades que incluem, principalmente, os Workshops dos Canadenses Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard.
-
- Miller Puckette (http://crca.ucsd.edu/~msp/) confirmou sua presença virtual via teleconferência pela internet, em uma comunicação/palestra ainda a ser melhor definida sobre o estado atual do Pd, seus problemas, e projeções futuras.
-
- O principal foco é o intercâmbio de pesquisa e criação por meio do Pd, e tem como objetivo discutir a viabilização de futuros encontros regulares para levar esse foco adiante, assim como a organização de uma convenção internacional no Brasil. A Página do projeto se encontra em
- http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Encontro%20PD
-
- A participação dos candenses Alexandre e Mathieu é importantíssima, pois os mesmos participaram da organização da Convenção internacional anterior no Canadá. Ambos são membros do Centro de artistas visuais e mediáticos __Artengine__ (http://artengine.ca).
-
- Ver Biografia Resumida dos Participantes e Organizadores
-
- !!- ~~#FF0241:Biografia de Convidados e Organizadores:~~
-
- __Convidados__
-
- __Miller Puckette__
- http://crca.ucsd.edu/~msp
-
- Miller Puckette é graduado em Matemática pelo MIT (1980) and Ph. D. em Matemática por Harvard (1986). Ele foi membro do MIT' Media Lab de sua fundação até 1987, depois pesquisador no IRCAM (l'Institut de Recherche et de Coordination Musique/Acoustique, foundado pelo compositor e regente Pierre Boulez). No IRCAM, Miller desenvolveu o programa MAX para computadores MacIntosh, primeiramente distribuído comercialmente pela Opcode Systems em 1990 e agora disponível pela Cycling74.com. Em 1989 Puckette integrou o time "musical workstation" do IRCAM's e agregou uma versão estendida do MAX, chamada Max/FTS, para o sistema ISPW e comercializada pela Ariel, Inc. O time “real-time development” do IRCAM reimplementou e estendeu esse software sob o nome de jMax, que é distribuído de graça com o código fonte. Em 1997, Puckette se juntou ao Global Visual Music project, e desde 2004 se apresenta com o grupo “The Convolution Brothers”.
-
- Puckette se ligou ao Departamento de Música da Universidade de Califórnia de San Diego em 1994, e é agora Diretor Associado do Center for Research in Computing and the Arts (CRCA). Atualmente tem trabalhado no desenvolvimento de um novo software de para performances ao vivo de música e multimedia, o Puredata (Pd). O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows.
-
-
- __Alexandre Castonguay __
- http://subsol.c3.hu/subsol_2/contributors3/castonguaybio.html
- http://artengine.ca/acastonguay
-
- Alexandre Castonguay mora em Hull, Quebec e é o diretor Artístico da Artengine, um centro auto organizado em Ottowa que produz e difunde arte na internet. Ele é um artista cuja prática se baseia em mídias fotográficas e digitais, e seus trabalhos se encontram nas coleções do Museu de Arte do Condado de Los Angeles (USA), no Canada Council Art Bank, no Musée d'art contemporain de Montréal, e também atualmente em mostra no Musée d'art contemporain (Montréal), no Montreal Museum of Fine Arts, além do Paço das Artes, na USP, a partir de maio.
-
- Alexandre Castonguay ganhou a bolsa de pesquisa McConnel da Universidade de Corcordia e é Visiting Professor na Universidade de Ottawa. Como desenvolvedor de Pd, Alexandre desenvolveu, em parceria com Mathieu bouchard, a biblioteca Gridflow, de manipulação de Video.
-
- __Mathieu Bouchard__
- Programador e desenvolvedor de Softwares, Bouchard é o responsável pela programação em C++/Ruby do GridFlow, e também desenvolve o Desiredata (em parceira com Chun Lee), uma ramificação do Pd.
-
-
- __Régis Faria__
- http://www.lsi.usp.br/~regis/
- Engenheiro Eletrônico pela UFMG (1990).
- Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP (1997).
- Doutor em Engenharia Eletrônica/Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica da USP (2005).
- Músico Instrumentista (flautista). Estudou teoria musical básica com o maestro Rogério Moreira Campos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Flauta Transversal com Karen Louis Currie de Carvalho (Viçosa, MG).
-
- __Glerm__
- http://www.organismo.art.br/glerm/
-
-
- __Jarbas Jacome__
-
- Guitarrista e Engenheiro de Sistemas do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE. Pesquisa: computação gráfica e musical, sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Em 2007, foi contemplado pelo Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética na carteira de Apoio a Pesquisa Acadêmica pelo seu trabalho de mestrado que resultou no projeto de software ViMus em andamento e financiado pelo C.E.S.A.R. http://lattes.cnpq.br/4526784624063498å
-
- __Organizadores:__
-
- __(Main Chair) Alexandre Torres Porres__ - Músico, Compositor e Pesquisador. Mestre em composição pela UNICAMP. Áreas de interesse ae atuação: Música Computacional e Eletroacústica, Percepção, Música e Tecnologia, Música experimental. Atualmente cursa doutorado na USP em computação musical. Seu projeto de pesquisa atual é o desenvolvimento de aplicativos computacionais de análise (representação) e criação (manipulação) sonora.
-
- __(Second Chair) Ricardo Palmieri (aka VJ Palm)__ – Desde 2001, arquiteto e pesquisador de arquiteturas interativas. Já apresentou trabalhos de video-performance em eventos como FILE, Virada Cultural, MIS-SP e em unidades do SESC-SP. Palm trabalhou como pesquisador e oficineiro de multimidia com software livre para o MINC, e atualmente é consultor de mídias interativas para publicidade.
-
- Apoio: __IBRASOTOPE__, __USP__
-
- !!- ~~#FF0666:Conteúdo de ATIVIDADES:~~
-
-
- !!!- Teleconferência com MILLER PUCKETTE (1 DE MAIO):
-
- Conteúdo a ser melhor definido.
-
- __Tópico:__
- A comunidade mundial de desenvolvedores de Pd, problemas atuais e projeções.
-
-
- !!!- CURSO DE GRIDFLOW (2 A 4 DE MAIO):
-
- ^Curso de Gridflow (2 a 4 de maio)
- ^
-
- Ministrantes: Mathieu Bouchard e Alexandre Castonguay
-
- __Ementa__
-
- Sobre Gridflow
- http://gridflow.ca/
-
- Preço: 150 Reais (de graça aos participantes dos cursos preparatórios: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP - entre em contato para mais informações)
-
- Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Alexandre Castonguay & Mathieu Bouchard) - Vide Programa do Curso no item Abaixo!
-
- !!!!- Programa da Oficina/Mini Curso de Gridflow:
-
- __Sobre Gridflow__
- http://gridflow.ca/
-
- Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Mathieu Bouchard & Alexandre Castonguay).
-
- __Programa do Curso de GridFlow__
-
- O curso já foi ensinado em formatos de até 25 horas, como no programa disponível em http://wiki.dataflow.ws/AtelierVideo , em um curso de 5 dias.
-
- Como parte do programa desse curso é sobre PdGEM, esse conteúdo pode ser enxugado, pois haverá um curso de PdGEM de três dias que antecedem o evento ministrado por Ricardo Palmieri (27 a 30 de Abril), dentro da série de cursos básicos de Puredata a partir da segunda quinzena de Abril (mais informações em ) Da mesma maneira, o item Zero do programa também será dado nessas oficinas:
-
- 0. Revisão de PureData (que será visto em oficinas anteriores)
- 0.1. dataflow, objetos, inlets, outlets, connecções
- 0.2. mensagens, átomos, floats, symbols, listas, bangs, seletores
- 0.3. methods, classes, creators, objectmaker
- 0.4. Sintaxe do Pd, virgulas, ponto e vírgula, cifrão
- 0.5. Ordem de outlet, ordem de conexão (ou falta de)
- 0.6. Apanhado de classes importantes de objetos
- 0.7. Subpatches e abstrações
- 0.8. Sinais
-
- 1. Canais, Cores e Espaços de Cores
- 1.1. RGB
- 1.2. Y (Escala de conza)
- 1.3. YUV (luma+chroma, opponent system)
- 1.4. hue, saturation; HSV vs YUV
- 1.5. alpha: RGBA, YA, YUVA, ...
- 1.6. A Geometria de Espaços de Cores
- 1.7. clipping
- 1.8. operações Lineares Versus não lineares
- 1.9. gamma
-
- 2. Imagens e grids
- 2.1. Lista de dimensão: linhas, colunas, canais, etc.
- 2.2. index list (complete and partials)
- 2.3. index dimensions vs value dimensions
- 2.4. dimension index
- 2.5. number types
- 2.6. grid execution order e overlapping
-
- 3. Analogias e morfismos (com [#remap_image])
- 3.1. isomorfismo
- 3.2. side cross connect (objetos como parâmetros de objetos)
- 3.3. colour brightness e image displacement
- 3.4. colour contrast e image scaling
- 3.5. hue shift e image rotation
- ...
-
- 4. filtros e Teoria de Sinal
- 4.1. Sinal vs noise
- 4.2. Filtros FIR vs IIR
- 4.3. Espaço vs Tempo
- 4.4. Periodicidade e Freqüência
- 4.5. Diferença de frame
- 4.6. Filtros IIR
- 4.7. Convolution (em relação ao espaço)
- 4.7.1. Filtro Unit Sum
- 4.7.2. Filto Convexo (passa baixa), Uniform e Weighted Blur
- 4.7.3. Filtro (X,Y) Separável, Filtro Isotrópico
- 4.7.4. Gaussian Blur
- 4.7.5. edge detectors (passa alta): derivativos, laplaciano
- 4.7.6. blurry detectors: sobel, prewitt
- 4.7.7. polar transforms em edge detection
- 4.8. Decomposição Espectral (FFT)
- 4.8.1. Freqüências Espaciais (bidimensionais)
- 4.8.2. O Teorema de Convolução (Como Fazer Grandes Convoluções Rápidas)
- 4.8.3. deconvolution, cross-correlation e auto-correlation
-
- 5. Extra
- 5.1. [#moment]
- 5.1.1. Teorema da Probabilidade (não somente probabilidades ou chance)
- 5.1.2. Média de Posição (y, x) em uma imagem
- 5.1.3. Variância de Posição (yy, xy, xx)
-
-
- !!!- Sessão Demonstrativa: HACKINTABLE (A Definir):
-
- __Grupo HACKINTABLE__
-
- __Resumo__
- Durante o encontro, um grupo de pesquisa (liderado por VJ-PALM) estará desenvolvendo uma versao hacking da famosa [http://www.youtube.com/watch?v=0h-RhyopUmc|Reactable], projeto original da Universidade Pompeu Fabra em Barcelona <http://reactable.iua.upf.edu>.
-
- [http://www.youtube.com/watch?v=FQwW3dp2FZY|Video da Bjork + Reactable no Youtube]
-
- Demonstraremos o [http://youtube.com/watch?v=rCE6v7FzpMM|estado atual do projeto], que é um esforço de construir uma interface não somente sonora, mas também para controlar gráficos e vídeo em tempo real.
-
- outros links:
- http://youtube.com/watch?v=248zYhJsif8
- http://youtube.com/watch?v=rCE6v7FzpMM
-
- !!!- PALESTRA DE DESIREDATA (A DEFINIR):
-
- ^Palestra de Desiredata (a definir)
- ^
-
- Ministrante: Mathieu Bouchard
-
- __Ementa__
-
- Sobre Desiredata http://www.piksel.no/pwiki/DesireData
-
- Essa palestra discutirá o desenvolvimento de uma ramificação do puredata, o desiredata. Mais que um curso, serão apresnetadas questões atuais sobre o desenvolvimento dessa ferramenta, o que servirá de exemplo e laboratório para possíveis futuros desenvolvedores de software livre.
-
- !!!- PALESTRA DE OPENAUDIENCE (2 DE MAIO):
-
- ^Palestra de OpenAUDIENCE (2 de Maio)
- ^
-
- Ministrante: Prof. Dr. Regis Faria
-
- __Ementa__
-
- O OpenAUDIENCE é uma versão livre de um software para áudio imersão, produção de cenas sonoras e auralização 3D, sendo desenvolvido colaborativamente dentro do contexto e metas do projeto AUDIENCE.
-
- O sistema - No formato atual o software consiste num conjunto de bibliotecas de blocos funcionais e patches desenvolvidos sobre a plataforma de programação gráfica Pure Data (PD), disponível para Win32, Linux e MAC OS X. Esta plataforma é versátil e bem flexível para permitir o desenvolvimento de aplicações de complexidade escalável e reconfiguráveis. A figura abaixo mostra um trecho de um patch contendo uma cena sonora virtual com 6 fontes sonoras dispostas no ambiente (cena) e ao redor do ouvinte.
-
- Maiores informações em http://openaudience.incubadora.fapesp.br/portal/front-page/view?set_language=pt-br
-
- !!!- Workshop ARTESANATO DIGITAL (a definir)
-
- ^Workshop "ARTESANATO DIGITAL" (a definir)
- ^
-
- Ministrante: Glerm
-
- __Ementa__
-
- A oficina proposta tem como objetivo principal desenvolver jogos lúdicos de construção de interfaces para construção de novas linguagens e meios de expressão poética.
- Para isso traremos também para dentro do campo da experimentação artística o artesanato da eletrônica e da computação, conhecimentos que muitas vezes são considerados apenas "ferramentas técnicas" para atingir tais metas.
-
- Com uso de interfaces e métodos que utilizam "software e hardware livres" de código aberto podemos trabalhar toda a matiz de idéias que surge quando a computação e a eletrônica passa a ser algo como as tintas de um novo quadro a ser pintado ou os acordes de uma música a ser composta.
-
- __Tópicos:__
- - Uso de software livre como ferramenta artística.
- - Software PureData.
- - Midi, OSC, HID(joysticks), Rede, microfone, webcam, ascii.
- - __Navalha:__ um exemplo prático de construção de interface para performances artísticas com PureData.
- - __Projeto Arduino:__ Um projeto de "hardware livre" para conversão de voltagens em protocolos de comunicação computacional e construção de projetos simples de microeletrônica.
- - Eletrônica Básica.
- - __Artesanato de eletrônica:__ Pensando a construção de placas e pequenas máquinas computacionais artesanais baseadas no projeto arduino. Uso dos softwares de projeto de placas de circuito impresso Eagle e Kicad. Uso do Atmel na Protoboard e processos de manufatura de placas.
- - __Técnicas e bibliotecas do PureData:__ Reconhecimento das vastas possibilidades de uso do PureData e algumas técnicas possíveis com seu uso.
- - __Interfaces software-hardware:__ Unindo um projeto de interface hardware desenvolvido nos módulos anteriores com um projeto de software desenvolvido no Puredata.
-
-
- !!!- Comunicação ViMus (A DEFINIR):
-
- ^ViMus (Interface de Caixa Aberta para Linguagens Multimídia de Tempo-real) Avanços de uma interface 3D que pode ser usada pra controlar o Pd.
- ^
-
- Ministrante: Jarbas Jacome
-
- Resumo:
- A popularização das artes mediadas por computador e, em especial, do visual-jóquei (VJ), estimula o desenvolvimento de novos sistemas multimídia de tempo real. Esta demanda vem sendo atendida por programas específicos para o controle de exibição de vídeos e efeitos como Resolume, ArKaos e diversas variantes; e com linguagens de programação visual como o Pd/GEM, Max/MSP/Jitter e diversas variantes.
- Entretanto, existe um compromisso entre usabilidade (facilidade de uso) e expressividade (limite técnico para se criar novos efeitos e funcionalidades) que ainda não é bem resolvido nestes sistemas e se torna problemático para muitos usuários como confirmado a partir de entrevistas respondidas por VJs.
- Este trabalho tem duas contribuições principais. A primeira é um estudo analítico e original das tecnologias existentes, incluindo desafios de arquitetura para processamento audiovisual em tempo real. A segunda contribuição é o desenvolvimento do sistema ViMus, que introduz o conceito de "interface gráfica de caixa aberta" na tentativa de amenizar o problema de compromisso entre expressividade e usabilidade, fazendo uso de interfaces análogas às dos sistemas mais simples, porém pouco expressivos, como Resolume e oferecendo, gradativa e intuitivamente ao usuário, o acesso a uma máquina de processamento análoga à dos sistemas mais expressivos, porém mais difíceis de se aprender a usar, como o Pd/GEM.
-
-
- !!!- Trabalhos Artísticos:
-
- ^Mostras de trabalhos artisticos
- ^
-
- A TEIA (Grupo Muro, Sábado dia 3 20h)
-
- !!!!- Duo Renato Fabbri & Gilson Beck
-
- A dupla desenvolve apresentações de live-eletronics com duração
- típica entre quarenta minutos e uma hora, utilizando somente software
- livre em plataforma Linux. Ao longo do discurso, é utilizado um
- framework onde diversas ferramentas, com ênfase no Pure Data, são
- interligadas através do JACK. Além da síntese, que envolve pesquisa de
- estruturas musicais simétricas e controle através do Pure Data, o duo
- trabalha com manipulação de gravações diversas, que incluem ambientes
- públicos da cidade de São Paulo e depoimentos de imigrantes estrangeiros.
-
- Sobre os Músicos:
-
- Os músicos trabalham juntos com improvisação desde 2005. No início,
- concebiam trilhas sonoras para cinema mudo com meios eletrônicos, com
- auxílio de improvisos envolvendo objetos do cotidiano. A partir de
- 2006, eles passaram a desenvolver improvisação utilizando computadores
- para manipulação sonora em tempo real.
-
- Renato Fabbri concluiu a graduação em composição pela Unicamp no final de 2007. Atualmente cursa mestrado em Engenharia Elétrica, pesquisando processamento digital de sinais. Em paralelo, desenvolve métodos para a construção de estruturas musicais através de modelos matemáticos de simetrias no NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora) da Unicamp.
-
- Gilson Beck graduou-se em composição pela Unicamp no final de 2006. Além de produtor cultural e performer de música eletroacústica mista com grupos de instrumentistas, é também compositor de peças instrumentais e de trilhas sonoras para espetáculos de dança e teatro.
-
- !!- ~~#FF0366:Programação Prévia do Evento:~~
-
- __Em constante atualização!!!__
-
- dia 01º:
- Abertura do evento,
- Palestra: A comunidade mundial de desenvolvedores de Pd, problemas atuais e projeções, com a participação de Miller Puckette.
-
- dia 02:
- 20h-23h Workhop de GridFlow
-
- dia 03:
- 10-12h Workhop de GridFlow
- 14h-20h Workhop de GridFlow
- 20h Concerto
-
- dia 04:
- Workhop de GridFlow
- Mesa Redonda sobre futuras convenções nacionais e internacionais
-
- dia 05:
- finalização do Evento (programação ainda em aberto)
- 19h Abertura do Trabalho Artístico de Alexandre Castonguay no ^Paço das Artes/USP^ ( http://www.musitec.com.br/luzecena/noticias/noticia.asp?noticiaID=806 ) na Mostra Internacional de Arte Midiática Inside. Sobre a obra "Instalção __''Digitale''__, criada por Alexandre Castonguay: uma antiga máquina fotográfica é adaptada para capturar, constantemente, imagens em vídeo, que são exibidas em uma tela tátil (touch screen) e que adquirem forma fluida a partir do toque. Ao pressionar o disparador da câmera, o visitante produz uma fotografia em preto e branco que, projetada na parede, esvai-se gradualmente. A proposta da obra é que o próprio público redefina o lugar onde se encontra."
-
-
- !- ~~#AA0033:__Logs de conversas__~~
-
- clique aqui para ler:
- ((Irc Encontro PD))
-
- !- ~~#FF0033:__Primeiros esboços__~~
-
- Site: http://puredatabr.googlepages.com/pd.html
-
- Projeto: http://groups.google.com/group/pd-eventos-regionais/
-
- mais projeto:
-
- http://docs.google.com/View?docid=dhzz3t6_99ghs65jfg
-
- e outro:
- [http://groups.google.com/group/pd-eventos-regionais|lista no googlegroups]
-
- (21:23:33) chgp
-

Histórico

Legenda: v - view, s - source, c - compare, d - diff

Data Usuári@ IpComentário Versão Ação
10:52:23 de 19/08/09 porres189.120.84.175  167
atual
 v  s
04:25:47 de 02/05/08 porres201.81.3.78  166  v  s  c  d  
01:35:59 de 01/05/08 glerm189.4.19.161  165  v  s  c  d  
01:00:11 de 01/05/08 porres201.81.27.168  164  v  s  c  d  
18:46:28 de 30/04/08 porres201.81.27.168  163  v  s  c  d  
18:14:04 de 30/04/08 porres201.81.27.168  162  v  s  c  d  
17:54:25 de 29/04/08 glerm201.21.170.176  161  v  s  c  d  
13:19:45 de 29/04/08 porres201.81.27.168  160  v  s  c  d  
13:17:44 de 29/04/08 porres201.81.27.168  159  v  s  c  d  
13:15:47 de 29/04/08 porres201.81.27.168  158  v  s  c  d  
13:03:22 de 29/04/08 porres201.81.27.168  157  v  s  c  d  
04:00:52 de 29/04/08 porres201.81.27.168  156  v  s  c  d  
23:02:04 de 27/04/08 porres201.81.27.168  155  v  s  c  d  
22:53:39 de 27/04/08 porres201.81.27.168  154  v  s  c  d  
13:15:57 de 27/04/08 glerm201.21.170.176  153  v  s  c  d  
13:12:24 de 27/04/08 glerm201.21.170.176  152  v  s  c  d  
13:10:58 de 27/04/08 glerm201.21.170.176  151  v  s  c  d  
13:09:23 de 27/04/08 glerm201.21.170.176  150  v  s  c  d  
12:52:31 de 27/04/08 glerm201.21.170.176glerm atualizou 149  v  s  c  d  
12:58:09 de 25/04/08 porres201.81.27.168  148  v  s  c  d  
12:52:32 de 25/04/08 porres201.81.27.168  147  v  s  c  d  
12:43:20 de 25/04/08 porres201.81.27.168  146  v  s  c  d  
12:42:04 de 25/04/08 porres201.81.27.168  145  v  s  c  d  
12:40:43 de 25/04/08 porres201.81.27.168  144  v  s  c  d  
12:37:35 de 25/04/08 porres201.81.27.168  143  v  s  c  d  
11:54:02 de 25/04/08 porres201.81.27.168  142  v  s  c  d  
11:49:59 de 25/04/08 porres201.81.27.168  141  v  s  c  d  
06:04:37 de 25/04/08 porres201.81.27.168  140  v  s  c  d  
03:12:19 de 25/04/08 porres201.81.27.168  139  v  s  c  d  
02:01:49 de 25/04/08 porres201.81.27.168  138  v  s  c  d  
01:58:53 de 25/04/08 porres201.81.27.168  137  v  s  c  d  
01:26:43 de 25/04/08 porres201.81.27.168  136  v  s  c  d  
21:20:08 de 24/04/08 porres201.81.27.168  135  v  s  c  d  
03:02:21 de 16/04/08 porres201.81.27.168  134  v  s  c  d  
02:59:14 de 16/04/08 porres201.81.27.168  133  v  s  c  d  
15:57:58 de 08/04/08 porres143.107.161.178  132  v  s  c  d  
15:48:36 de 07/04/08 porres201.81.27.168  131  v  s  c  d  
14:50:41 de 07/04/08 porres201.81.27.168  130  v  s  c  d  
14:43:19 de 07/04/08 porres201.81.27.168  129  v  s  c  d  
02:31:32 de 07/04/08 glerm189.4.19.161  128  v  s  c  d  
02:28:29 de 07/04/08 glerm189.4.19.161log das conversas 127  v  s  c  d  
02:22:06 de 07/04/08 glerm189.4.19.161log das conversas 126  v  s  c  d  
01:08:33 de 06/04/08 porres201.81.27.168  125  v  s  c  d  
21:15:09 de 04/04/08 porres201.81.27.168  124  v  s  c  d  
21:10:37 de 04/04/08 porres201.81.27.168  123  v  s  c  d  
21:09:56 de 04/04/08 porres201.81.27.168  122  v  s  c  d  
21:05:08 de 04/04/08 porres201.81.27.168  121  v  s  c  d  
21:03:28 de 04/04/08 porres201.81.27.168  120  v  s  c  d  
20:59:12 de 04/04/08 porres201.81.27.168  119  v  s  c  d  
20:56:13 de 04/04/08 porres201.81.27.168  118  v  s  c  d  
20:50:12 de 04/04/08 porres201.81.27.168  117  v  s  c  d  
19:51:14 de 04/04/08 porres201.81.27.168  116  v  s  c  d  
19:46:24 de 04/04/08 porres201.81.27.168  115  v  s  c  d  
19:46:02 de 04/04/08 porres201.81.27.168  114  v  s  c  d  
19:45:36 de 04/04/08 porres201.81.27.168  113  v  s  c  d  
19:44:49 de 04/04/08 porres201.81.27.168  112  v  s  c  d  
19:44:19 de 04/04/08 porres201.81.27.168  111  v  s  c  d  
19:42:50 de 04/04/08 porres201.81.27.168  110  v  s  c  d  
19:42:07 de 04/04/08 porres201.81.27.168  109  v  s  c  d  
19:39:18 de 04/04/08 porres201.81.27.168  108  v  s  c  d  
19:38:22 de 04/04/08 porres201.81.27.168  107  v  s  c  d  
18:36:39 de 04/04/08 porres201.81.27.168  106  v  s  c  d  
18:29:20 de 04/04/08 porres201.81.27.168  105  v  s  c  d  
18:01:06 de 04/04/08 porres201.81.27.168  104  v  s  c  d  
17:59:53 de 04/04/08 porres201.81.27.168  103  v  s  c  d  
17:56:12 de 04/04/08 porres201.81.27.168  102  v  s  c  d  
17:51:57 de 04/04/08 porres201.81.27.168  101  v  s  c  d  
17:44:57 de 04/04/08 porres201.81.27.168  100  v  s  c  d  
17:43:21 de 04/04/08 porres201.81.27.168  99  v  s  c  d  
17:41:21 de 04/04/08 porres201.81.27.168  98  v  s  c  d  
17:37:33 de 04/04/08 porres201.81.27.168  97  v  s  c  d  
17:35:59 de 04/04/08 porres201.81.27.168  96  v  s  c  d  
17:34:45 de 04/04/08 porres201.81.27.168  95  v  s  c  d  
17:30:58 de 04/04/08 porres201.81.27.168  94  v  s  c  d  
17:26:43 de 04/04/08 porres201.81.27.168  93  v  s  c  d  
17:24:18 de 04/04/08 porres201.81.27.168  92  v  s  c  d  
17:12:42 de 04/04/08 porres201.81.27.168  91  v  s  c  d  
17:06:32 de 04/04/08 porres201.81.27.168  90  v  s  c  d  
16:53:11 de 04/04/08 porres201.81.27.168  89  v  s  c  d  
16:52:27 de 04/04/08 porres201.81.27.168  88  v  s  c  d  
16:48:50 de 04/04/08 porres201.81.27.168  87  v  s  c  d  
16:43:57 de 04/04/08 porres201.81.27.168  86  v  s  c  d  
16:40:36 de 04/04/08 porres201.81.27.168  85  v  s  c  d  
15:05:06 de 04/04/08 porres201.81.27.168  84  v  s  c  d  
14:44:35 de 04/04/08 porres201.81.27.168  83  v  s  c  d  
14:39:05 de 04/04/08 porres201.81.27.168  82  v  s  c  d  
21:11:32 de 02/04/08 porres201.81.27.168  81  v  s  c  d  
21:01:30 de 02/04/08 porres201.81.27.168  80  v  s  c  d  
20:13:54 de 02/04/08 porres201.81.27.168  79  v  s  c  d  
20:11:44 de 02/04/08 porres201.81.27.168  78  v  s  c  d  
20:07:17 de 02/04/08 porres201.81.27.168  77  v  s  c  d  
19:31:16 de 02/04/08 porres201.81.27.168PROGRAMA DA OFICINA DE GRIDFLOW 76  v  s  c  d  
19:26:10 de 02/04/08 porres201.81.27.168  75  v  s  c  d  
19:22:31 de 02/04/08 porres201.81.27.168  74  v  s  c  d  
07:21:03 de 02/04/08 porres201.81.27.168  73  v  s  c  d  
06:55:28 de 02/04/08 porres201.81.27.168  72  v  s  c  d  
06:49:37 de 02/04/08 porres201.81.27.168  71  v  s  c  d  
06:47:05 de 02/04/08 porres201.81.27.168  70  v  s  c  d  
06:30:14 de 02/04/08 porres201.81.27.168  69  v  s  c  d  
06:12:21 de 02/04/08 porres201.81.27.168  68  v  s  c  d  
05:40:56 de 02/04/08 porres201.81.27.168  67  v  s  c  d  
05:07:28 de 02/04/08 porres201.81.27.168  66  v  s  c  d  
05:04:32 de 02/04/08 porres201.81.27.168  65  v  s  c  d  
04:58:22 de 02/04/08 porres201.81.27.168  64  v  s  c  d  
04:37:26 de 02/04/08 porres201.81.27.168datas e informações do evento de maio 63  v  s  c  d  
03:39:12 de 27/03/08 porres201.81.27.168  62  v  s  c  d  
12:24:46 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  61  v  s  c  d  
02:05:07 de 25/02/08 porres201.81.71.56  60  v  s  c  d  
02:02:24 de 25/02/08 porres201.81.71.56  59  v  s  c  d  
01:55:20 de 25/02/08 porres201.81.71.56  58  v  s  c  d  
01:52:02 de 25/02/08 porres201.81.71.56  57  v  s  c  d  
01:49:59 de 25/02/08 porres201.81.71.56  56  v  s  c  d  
01:48:33 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  55  v  s  c  d  
01:46:56 de 25/02/08 porres201.81.71.56  54  v  s  c  d  
01:46:08 de 25/02/08 porres201.81.71.56  53  v  s  c  d  
01:46:05 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  52  v  s  c  d  
01:45:03 de 25/02/08 porres201.81.71.56  51  v  s  c  d  
01:43:17 de 25/02/08 porres201.81.71.56  50  v  s  c  d  
01:41:43 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  49  v  s  c  d  
01:39:11 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  48  v  s  c  d  
01:38:35 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  47  v  s  c  d  
01:37:52 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  46  v  s  c  d  
01:37:41 de 25/02/08 porres201.81.71.56  45  v  s  c  d  
01:37:27 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  44  v  s  c  d  
01:37:09 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  43  v  s  c  d  
01:36:52 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  42  v  s  c  d  
01:36:36 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  41  v  s  c  d  
01:36:13 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  40  v  s  c  d  
01:35:48 de 25/02/08 glerm201.21.170.176layout 39  v  s  c  d  
01:34:49 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  38  v  s  c  d  
01:33:36 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  37  v  s  c  d  
01:33:05 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  36  v  s  c  d  
01:32:32 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  35  v  s  c  d  
01:31:48 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  34  v  s  c  d  
01:30:31 de 25/02/08 glerm201.21.170.176layout 33  v  s  c  d  
01:29:07 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  32  v  s  c  d  
01:25:18 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  31  v  s  c  d  
01:19:54 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  30  v  s  c  d  
01:19:32 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  29  v  s  c  d  
01:19:09 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  28  v  s  c  d  
01:17:26 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  27  v  s  c  d  
01:15:38 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  26  v  s  c  d  
01:14:48 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  25  v  s  c  d  
01:11:18 de 25/02/08 glerm201.21.170.176organizando layout 24  v  s  c  d  
01:07:08 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  23  v  s  c  d  
01:06:05 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  22  v  s  c  d  
01:05:16 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  21  v  s  c  d  
22:14:30 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  20  v  s  c  d  
22:13:41 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  19  v  s  c  d  
22:13:12 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  18  v  s  c  d  
22:12:27 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  17  v  s  c  d  
22:11:59 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  16  v  s  c  d  
22:10:43 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  15  v  s  c  d  
22:10:13 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  14  v  s  c  d  
22:07:37 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  13  v  s  c  d  
22:06:48 de 24/02/08 glerm201.21.170.176imagem 12  v  s  c  d  
22:06:12 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  11  v  s  c  d  
22:02:37 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  10  v  s  c  d  
17:09:15 de 23/02/08 porres201.81.71.56  9  v  s  c  d  
17:08:00 de 23/02/08 porres201.81.71.56  8  v  s  c  d  
16:41:01 de 23/02/08 guilherme.rk201.92.71.228++ 7  v  s  c  d  
16:39:19 de 23/02/08 guilherme.rk201.92.71.228+ 6  v  s  c  d  
16:37:22 de 23/02/08 guilherme.rk201.92.71.228início da página 5  v  s  c  d  
01:45:22 de 23/02/08 glerm201.21.170.176  4  v  s  c  d  
01:38:43 de 23/02/08 glerm201.21.170.176  3  v  s  c  d  
01:38:05 de 23/02/08 glerm201.21.170.176  2  v  s  c  d  
01:32:49 de 23/02/08 glerm201.21.170.176criando a pagina do encontro de pure data, onde articularemos a convenção internacional de PD 1  v  s  c  d