Histórico
Encontro PD

Comparando versão 126 com a versão 167

Versão: 126 Versão: 167 (atual)
glerm - Mon 07 of Apr, 2008 [02:22 UTC] porres - Wed 19 of Aug, 2009 [10:52 UTC]
log das conversas  

@@ -Linhas: 1-1034 mudou para +Linhas: 1 @@
- !~~#3D3823:__Projeto Para Organização de Eventos Nacionais e Internacionais de Puredata no Brasil__~~
- ::{img src=http://pd-eventos-regionais.googlegroups.com/web/pdbrasil.jpg?gda=t5HYHj0AAABjqn0uNlfmSKBHIsBYiGWCZ1SMLGxa41ef9N7wSEIDp2G1qiJ7UbTIup-M2XPURDTSI06KrZC3bBD0gG3iJlrQ width=300}::
- __Primeiro Encontro De Puredata (Iº EPdBr), São Paulo, 1-5 Maio08, Informações Abaixo__
-
- {img src=http://www.estudiolivre.org/repo/5762/v3.jpg width= height= align=center desc= link= }
-
-
- !- __CHAMADA DE TRABALHOS__
-
- Interessados em propor Apresentações, Palestras, Comunicações de Trabalho, Mesas Redondas, envie email para: porres@gmail.com
-
- Aceitam-se trabalhos
-
- __Chamada para Mostra Artística__:
-
- Estão abertas chamadas para Instalações, Performances Multimidia, Arte Digital, e Música eletrónica/Computacional em Geral. Contactar porres@gmail.com
-
-
- !- ~~#FF2433:__Novidades do Iº EPdBr!__ (Atualizado 05 Abr)~~
-
- !!- Programa da Oficina/Mini Curso de Gridflow -3 Abr:
-
- __Sobre Gridflow__
- http://gridflow.ca/
-
- Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Mathieu Bouchard & Alexandre Castonguay).
-
- !!- Miller Confrima 02 Abr
-
- From: Porres
-
- "I thought it would be nice to talk about the actual state of developments and current problems and future goals."
-
- ===================
-
- From: Miller Puckette
-
- "Hi Alex,
-
- Definitely! It's easiest for me if we don't try it before 8AM Pacific time (1PM over there), but that shouldn't
- be to much of a restriction.
-
- cheers"
-
-
-
- __Programa do Curso de GridFlow__
-
- O curso já foi ensinado em formatos de até 25 horas, como no programa disponível em http://wiki.dataflow.ws/AtelierVideo , em um curso de 5 dias.
-
- Como parte do programa desse curso é sobre PdGEM, esse conteúdo pode ser enxugado, pois haverá um curso de PdGEM de três dias que antecedem o evento ministrado por Ricardo Palmieri (27 a 30 de Abril), dentro da série de cursos básicos de Puredata a partir da segunda quinzena de Abril (mais informações em ) Da mesma maneira, o item Zero do programa também será dado nessas oficinas:
-
- 0. Revisão de PureData (que será visto em oficinas anteriores)
- 0.1. dataflow, objetos, inlets, outlets, connecções
- 0.2. mensagens, átomos, floats, symbols, listas, bangs, seletores
- 0.3. methods, classes, creators, objectmaker
- 0.4. Sintaxe do Pd, virgulas, ponto e vírgula, cifrão
- 0.5. Ordem de outlet, ordem de conexão (ou falta de)
- 0.6. Apanhado de classes importantes de objetos
- 0.7. Subpatches e abstrações
- 0.8. Sinais
-
- 1. Canais, Cores e Espaços de Cores
- 1.1. RGB
- 1.2. Y (Escala de conza)
- 1.3. YUV (luma+chroma, opponent system)
- 1.4. hue, saturation; HSV vs YUV
- 1.5. alpha: RGBA, YA, YUVA, ...
- 1.6. A Geometria de Espaços de Cores
- 1.7. clipping
- 1.8. operações Lineares Versus não lineares
- 1.9. gamma
-
- 2. Imagens e grids
- 2.1. Lista de dimensão: linhas, colunas, canais, etc.
- 2.2. index list (complete and partials)
- 2.3. index dimensions vs value dimensions
- 2.4. dimension index
- 2.5. number types
- 2.6. grid execution order e overlapping
-
- 3. Analogias e morfismos (com [#remap_image])
- 3.1. isomorfismo
- 3.2. side cross connect (objetos como parâmetros de objetos)
- 3.3. colour brightness e image displacement
- 3.4. colour contrast e image scaling
- 3.5. hue shift e image rotation
- ...
-
- 4. filtros e Teoria de Sinal
- 4.1. Sinal vs noise
- 4.2. Filtros FIR vs IIR
- 4.3. Espaço vs Tempo
- 4.4. Periodicidade e Freqüência
- 4.5. Diferença de frame
- 4.6. Filtros IIR
- 4.7. Convolution (em relação ao espaço)
- 4.7.1. Filtro Unit Sum
- 4.7.2. Filto Convexo (passa baixa), Uniform e Weighted Blur
- 4.7.3. Filtro (X,Y) Separável, Filtro Isotrópico
- 4.7.4. Gaussian Blur
- 4.7.5. edge detectors (passa alta): derivativos, laplaciano
- 4.7.6. blurry detectors: sobel, prewitt
- 4.7.7. polar transforms em edge detection
- 4.8. Decomposição Espectral (FFT)
- 4.8.1. Freqüências Espaciais (bidimensionais)
- 4.8.2. O Teorema de Convolução (Como Fazer Grandes Convoluções Rápidas)
- 4.8.3. deconvolution, cross-correlation e auto-correlation
-
- 5. Extra
- 5.1. [#moment]
- 5.1.1. Teorema da Probabilidade (não somente probabilidades ou chance)
- 5.1.2. Média de Posição (y, x) em uma imagem
- 5.1.3. Variância de Posição (yy, xy, xx)
-
-
- !- ~~#FF2433:__Introdução!__~~
-
- __- O que é pd?__
- - Abreviação/sigla de puredata, um software livre de criação multimídia - vide http://www.organismo.art.br/puredata/ e http://puredata.info/ - muito usado em intalações e performances interativas.
-
- __- Porque uma Convençåo no Brasil?__
- - Na América do Sul, é o País com mais estrutura para sediar a convenção, dado o número de usuários, pesquisas e trabalhos artísticos desenvolvidos aqui. O membro "porres" aqui do Estúdio livre participou da Segunda Convenção e sugeriu a idéia, que teve boa aceitação já a primeira foi na Europa (Áustria), e a Segunda Na América do Norte (Canadá). Agora, o evento itinerante pode chegar na América do Sul.
-
-
- !!- Apresentação:
-
- ^Este ~~#FFAA00:WIKI~~ visa a organização de Eventos como a Possível Convenção Internacional de PD no Brasil em 2009.
- Tentemos organizar todas as conversas paralelas por aqui, já que é uma interface rápida com histórico de atualizações...^
-
-
- POR FAVOR, VAMOS CONVERGIR A ORGANIZAÇÂO! USEM A LISTA:
- https://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre
- pois ela tem alta freqüencia de interessados em Software Livre. Potenciais colaboradores nessa organização.
- Para melhor filtragem das mensagens inicie o assunto da mensagem com ===__ ~np~ assunto:[EncontroPD]... ~/np~ __===
-
- Para discussões TÉCNICAS sobre Puredata em lingua portuguesa usem:
- Lista "puredeposito": https://listas.estudiolivre.org/mailman/listinfo/puredeposito
-
- * -> A LISTA INTERNACIONAL DE PD (QUE REÚNE AS PRINCIPAIS COMUNIDADES MUNDO AFORA) TAMBÉM DISCUTE A ORGANIZAÇÃO DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS:
-
- http://lists.puredata.info/listinfo/pd-list (EM INGLÊS)
-
- !!- 1 Sobre as Convenções Anteriores:
-
-
- A primeira convenção ocorreu em Graz na Áustria em 2004, link do evento e documentação: http://puredata.info/community/projects/convention04/
-
-
- A Segunda ocorreu em Montreal/Canadá em Agosto de 2007, mais informações em: http://pure-data.ca/en/
-
- Arquivos de projetos da Convenção Passada:
- http://groups.google.com.br/group/pd-eventos-regionais/web/FDL_oeuvre_ouverte_2007.pdf
- http://groups.google.com.br/group/pd-eventos-regionais/web/pd_convention_cca_application.doc
-
- !!- 2 Sobre o Formato:
-
-
- O Evento possui frentes distintas como apresentações de artistas que, de uma forma ou de outra, adotaram o pd como ferramenta. Mesas redondas são formadas com tópicos diversos provenientes da lista de discussão http://lists.puredata.info/listinfo/pd-list , além de palestras, workhops e artigos. O evento tem um caráter menos formal que congressos científicos de computação musical, as apresentações artísticas também não seguem um modelo estético específico. Resumindo:
-
-
-
- FORMATO:
- - Apresentações Artísticas
- - Mesas Redondas, discussões
- - Worshops, Palestras
- - Sessões de demonstração de trabalhos
- - Paper Sessions
-
-
- !!- 3 Objetivos:
-
- - Sediar um encontro Internacional no Brasil seria importante para divulgar o trabalho feito no País e propiciar uma projeção world wide.
-
- - Promover um Intercâmbio entre o Brasil, países com comunidades de Pd bem estabelecidas, e outras emergentes
-
- - Estimular o uso dessa ferramenta para criação artística e pesquisa no País.
-
- - Unir, Consolidar e criar relações entre as comunidades nacionais com:
- * Troca de informações e divulgação de trabalhos feitos com essa ferramenta.
- * Discussão de Projetos e políticas de ação
- * Criação de Acervos e bibliotecas
-
- !!- 4 Etapas:
-
- - Chamar pessoas para lista de discussão
- - Organizar Encontros Nacionais
- - Criar um comitê de organização de encontros de abrangência Nacional e Internacional
- - Ir atrás de dinheiro e Instituições de Apoio
-
-
- !- ~~#FF0033:__Primeiro Encontro De Puredata Em São Paulo, 1º a 5 de Maio 2008__~~
-
-
- !!- ~~#FF0066:__O Quê, Quando, Como, Onde e Chamada de Trabalhos:__~~
-
- 1º EPdBr (Primeiro Encontro Pd Brasil) - 1º a 5 de Maio 2008, IBRASOTOPE-São Paulo
-
- O Primeiro encontro do software livre de criação multi-mídia Pd (puredata - http://www.organismo.art.br) ocorrerá na primeira semana de maio.
-
- O software Pd é voltado a performances ao vivo de música e multimedia, e desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows. Essa ferramenta tem sido adotada para implementar diversas peqsuias em Universidades Brasileiras, como se visa apresentar no encontro. O evento deve agregar interessados, usuários, e desenvolvedores para fomentar o uso e participação de brasileiros no desenvolvimento de Pd.
-
- O evento sucederá uma série de Palestras e Cursos de Base de Puredata ( a começar na segunda quinzena de Abril, maiores informações em: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP )
-
- Dando continuade após o evento, as oficinas seguirão módulos mais avançados, dependendo dos desdobramentos das atividades aqui iniciadas, ecos do evento poderão se manifestar na permanência dos Convidados Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard uma semana após, que devem também apresentar seus trabalhos na USP e em outros congressos paralelos. De modo que, devido à demanda dos participantes, o encontro em si pode se estender em atividades extras por mais uma semana. Miller Puckete, criador do software, também confirmou uma teleconferência de uma comunicação sua sobre desenvolvimento no Pd.
-
- Interessados em mostrar trabalhos artísticos e de pesquisa devem contactar o chair do evento - Alexandre Torres Porres (porres@gmail.com).
-
- !!- ~~#FF0099: CONTATO & Localização:~~
-
- CONTATO: porres@gmail.com
-
- O evento será sediado na cidade de São Paulo, no Ibrasotope http://www.myspace.com/ibrasotope -
-
- Rua Januário Miráglia 43
- Fone 11-3578-6390
-
- O Ibrasotope é um espaço inaugurado esse ano que promove atividades culturais de música experimental, como uma série de concertos mensais, na segunda terça-feira do mês. O Instituto também produz eventos de disseminação como cursos e workshops, exemplo do Workshop de Circuit Bending ministrado em final de fevereiro por Cristiano Rosa (aka Pan&tone - http://www.panetone.net/). Os diretores são os artistas e compositores Mário Del Nunzio (http://www.myspace.com/mariodelnunzio) e Henrique Iwao (http://henriqueiwao.blogspot.com http://www.myspace.com/henriqueiwao).
-
-
- Melhor Caminho: Sugestão de usar o serviço disponível em http://maplink.uol.com.br/caminho.asp
-
- Mapa: http://maplink.uol.com.br/mapa.asp?pesqExt=&op=address&ruaEnd=R.+Janu%E1rio+Miraglia&nroEnd=43&bairroEnd=Moema&cidEnd=S%E3o+Paulo&ufEnd=SP&xEnd=-46.6707924137931&yEnd=-23.5870634482759&CEPEnd=04507-020&nomePOI=&bairroPOI=&cidPOI=&ufPOI=&xPOI=&yPOI=&geoCode=SP_SAO_PAULO
-
- Como podem ver no mapa acima, o local fica perto do entroncamento de diversas avenidas, bem próximo a Juscelino Kubitschek com a Santo Amaro (e paralela a Santo Amaro). Tambem fica muito próximo ao início da Brigadeiro que vem da Paulista e acaba na Santo Amaro, e da 23 de Maio pela saída do Túnel Ayrton Sena. Qualquer dúvida entrem em contato.
-
- !!- ~~#FF0136:Principais Atividades e Objetivo:~~
-
- Além de palestras, troca de informações, mesas redondas, e ponto de encontro sobre pd, discutiremos, acima de tudo, a viabilização do evento internacional a ser sediado no país. O Evento contará com atividades que incluem, principalmente, os Workshops dos Canadenses Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard.
-
- Miller Puckette (http://crca.ucsd.edu/~msp/) confirmou sua presença virtual via teleconferência pela internet, em uma comunicação/palestra ainda a ser melhor definida sobre o estado atual do Pd, seus problemas, e projeções futuras.
-
- O principal foco é o intercâmbio de pesquisa e criação por meio do Pd, e tem como objetivo discutir a viabilização de futuros encontros regulares para levar esse foco adiante, assim como a organização de uma convenção internacional no Brasil. A Página do projeto se encontra em
- http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Encontro%20PD
-
- A participação dos candenses Alexandre e Mathieu é importantíssima, pois os mesmos participaram da organização da Convenção internacional anterior no Canadá. Ambos são membros do Centro de artistas visuais e mediáticos __Artengine__ (http://artengine.ca).
-
- Ver Biografia Resumida dos Participantes e Organizadores
-
- !!- ~~#FF0241:Biografia de Convidados e Organizadores:~~
-
- __Convidados__
-
- __Miller Puckette__
- http://crca.ucsd.edu/~msp
-
- Miller Puckette é graduado em Matemática pelo MIT (1980) and Ph. D. em Matemática por Harvard (1986). Ele foi membro do MIT' Media Lab de sua fundação até 1987, depois pesquisador no IRCAM (l'Institut de Recherche et de Coordination Musique/Acoustique, foundado pelo compositor e regente Pierre Boulez). No IRCAM, Miller desenvolveu o programa MAX para computadores MacIntosh, primeiramente distribuído comercialmente pela Opcode Systems em 1990 e agora disponível pela Cycling74.com. Em 1989 Puckette integrou o time "musical workstation" do IRCAM's e agregou uma versão estendida do MAX, chamada Max/FTS, para o sistema ISPW e comercializada pela Ariel, Inc. O time “real-time development” do IRCAM reimplementou e estendeu esse software sob o nome de jMax, que é distribuído de graça com o código fonte. Em 1997, Puckette se juntou ao Global Visual Music project, e desde 2004 se apresenta com o grupo “The Convolution Brothers”.
-
- Puckette se ligou ao Departamento de Música da Universidade de Califórnia de San Diego em 1994, e é agora Diretor Associado do Center for Research in Computing and the Arts (CRCA). Atualmente tem trabalhado no desenvolvimento de um novo software de para performances ao vivo de música e multimedia, o Puredata (Pd). O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows.
-
-
- __Alexandre Castonguay __
- http://subsol.c3.hu/subsol_2/contributors3/castonguaybio.html
- http://artengine.ca/acastonguay
-
- Alexandre Castonguay mora em Hull, Quebec e é o diretor Artístico da Artengine, um centro auto organizado em Ottowa que produz e difunde arte na internet. Ele é um artista cuja prática se baseia em mídias fotográficas e digitais, e seus trabalhos se encontram nas coleções do Museu de Arte do Condado de Los Angeles (USA), no Canada Council Art Bank, no Musée d'art contemporain de Montréal, e também atualmente em mostra no Musée d'art contemporain (Montréal), no Montreal Museum of Fine Arts, além do Paço das Artes, na USP, a partir de maio.
-
- Alexandre Castonguay ganhou a bolsa de pesquisa McConnel da Universidade de Corcordia e é Visiting Professor na Universidade de Ottawa. Como desenvolvedor de Pd, Alexandre desenvolveu, em parceria com Mathieu bouchard, a biblioteca Gridflow, de manipulação de Video.
-
- __Mathieu Bouchard__
- Programador e desenvolvedor de Softwares, Bouchard é o responsável pela programação em C++/Ruby do GridFlow, e também desenvolve o Desiredata (em parceira com Chun Lee), uma ramificação do Pd.
-
-
- __Régis Faria__
- http://www.lsi.usp.br/~regis/
- Engenheiro Eletrônico pela UFMG (1990).
- Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP (1997).
- Doutor em Engenharia Eletrônica/Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica da USP (2005).
- Músico Instrumentista (flautista). Estudou teoria musical básica com o maestro Rogério Moreira Campos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Flauta Transversal com Karen Louis Currie de Carvalho (Viçosa, MG).
-
- __Glerm__
- http://www.organismo.art.br/glerm/
-
-
- __Jarbas Jacome__
-
- Guitarrista e Engenheiro de Sistemas do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE. Pesquisa: computação gráfica e musical, sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Em 2007, foi contemplado pelo Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética na carteira de Apoio a Pesquisa Acadêmica pelo seu trabalho de mestrado que resultou no projeto de software ViMus em andamento e financiado pelo C.E.S.A.R. http://lattes.cnpq.br/4526784624063498å
-
- __Organizadores:__
-
- __(Main Chair) Alexandre Torres Porres__ - Músico, Compositor e Pesquisador. Mestre em composição pela UNICAMP. Áreas de interesse ae atuação: Música Computacional e Eletroacústica, Percepção, Música e Tecnologia, Música experimental. Atualmente cursa doutorado na USP em computação musical. Seu projeto de pesquisa atual é o desenvolvimento de aplicativos computacionais de análise (representação) e criação (manipulação) sonora.
-
- __(Second Chair) Ricardo Palmieri (aka VJ Palm)__ – Desde 2001, arquiteto e pesquisador de arquiteturas interativas. Já apresentou trabalhos de video-performance em eventos como FILE, Virada Cultural, MIS-SP e em unidades do SESC-SP. Palm trabalhou como pesquisador e oficineiro de multimidia com software livre para o MINC, e atualmente é consultor de mídias interativas para publicidade.
-
- Apoio: __IBRASOTOPE__, __USP__
-
- !!- ~~#FF0666:Conteúdo de ATIVIDADES:~~
-
-
- !!!- Teleconferência com MILLER PUCKETTE (1 DE MAIO):
-
- Conteúdo a ser melhor definido.
-
- __Tópico:__
- A comunidade mundial de desenvolvedores de Pd, problemas atuais e projeções.
-
-
- !!!- CURSO DE GRIDFLOW (2 A 4 DE MAIO):
-
- ^Curso de Gridflow (2 a 4 de maio)
- ^
-
- Ministrantes: Mathieu Bouchard e Alexandre Castonguay
-
- __Ementa__
-
- Sobre Gridflow
- http://gridflow.ca/
-
- Preço: 150 Reais (de graça aos participantes dos cursos preparatórios: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP - entre em contato para mais informações)
-
- Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Alexandre Castonguay & Mathieu Bouchard) - Vide Programa do Curso no item Abaixo!
-
- !!!!- Programa da Oficina/Mini Curso de Gridflow:
-
- __Sobre Gridflow__
- http://gridflow.ca/
-
- Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Mathieu Bouchard & Alexandre Castonguay).
-
- __Programa do Curso de GridFlow__
-
- O curso já foi ensinado em formatos de até 25 horas, como no programa disponível em http://wiki.dataflow.ws/AtelierVideo , em um curso de 5 dias.
-
- Como parte do programa desse curso é sobre PdGEM, esse conteúdo pode ser enxugado, pois haverá um curso de PdGEM de três dias que antecedem o evento ministrado por Ricardo Palmieri (27 a 30 de Abril), dentro da série de cursos básicos de Puredata a partir da segunda quinzena de Abril (mais informações em ) Da mesma maneira, o item Zero do programa também será dado nessas oficinas:
-
- 0. Revisão de PureData (que será visto em oficinas anteriores)
- 0.1. dataflow, objetos, inlets, outlets, connecções
- 0.2. mensagens, átomos, floats, symbols, listas, bangs, seletores
- 0.3. methods, classes, creators, objectmaker
- 0.4. Sintaxe do Pd, virgulas, ponto e vírgula, cifrão
- 0.5. Ordem de outlet, ordem de conexão (ou falta de)
- 0.6. Apanhado de classes importantes de objetos
- 0.7. Subpatches e abstrações
- 0.8. Sinais
-
- 1. Canais, Cores e Espaços de Cores
- 1.1. RGB
- 1.2. Y (Escala de conza)
- 1.3. YUV (luma+chroma, opponent system)
- 1.4. hue, saturation; HSV vs YUV
- 1.5. alpha: RGBA, YA, YUVA, ...
- 1.6. A Geometria de Espaços de Cores
- 1.7. clipping
- 1.8. operações Lineares Versus não lineares
- 1.9. gamma
-
- 2. Imagens e grids
- 2.1. Lista de dimensão: linhas, colunas, canais, etc.
- 2.2. index list (complete and partials)
- 2.3. index dimensions vs value dimensions
- 2.4. dimension index
- 2.5. number types
- 2.6. grid execution order e overlapping
-
- 3. Analogias e morfismos (com [#remap_image])
- 3.1. isomorfismo
- 3.2. side cross connect (objetos como parâmetros de objetos)
- 3.3. colour brightness e image displacement
- 3.4. colour contrast e image scaling
- 3.5. hue shift e image rotation
- ...
-
- 4. filtros e Teoria de Sinal
- 4.1. Sinal vs noise
- 4.2. Filtros FIR vs IIR
- 4.3. Espaço vs Tempo
- 4.4. Periodicidade e Freqüência
- 4.5. Diferença de frame
- 4.6. Filtros IIR
- 4.7. Convolution (em relação ao espaço)
- 4.7.1. Filtro Unit Sum
- 4.7.2. Filto Convexo (passa baixa), Uniform e Weighted Blur
- 4.7.3. Filtro (X,Y) Separável, Filtro Isotrópico
- 4.7.4. Gaussian Blur
- 4.7.5. edge detectors (passa alta): derivativos, laplaciano
- 4.7.6. blurry detectors: sobel, prewitt
- 4.7.7. polar transforms em edge detection
- 4.8. Decomposição Espectral (FFT)
- 4.8.1. Freqüências Espaciais (bidimensionais)
- 4.8.2. O Teorema de Convolução (Como Fazer Grandes Convoluções Rápidas)
- 4.8.3. deconvolution, cross-correlation e auto-correlation
-
- 5. Extra
- 5.1. [#moment]
- 5.1.1. Teorema da Probabilidade (não somente probabilidades ou chance)
- 5.1.2. Média de Posição (y, x) em uma imagem
- 5.1.3. Variância de Posição (yy, xy, xx)
-
-
- !!!- Sessão Demonstrativa: HACKINTABLE (A Definir):
-
- __Grupo HACKINTABLE__
-
- __Resumo__
- Durante o encontro, um grupo de pesquisa (liderado por VJ-PALM) estará desenvolvendo uma versao hacking da famosa [http://www.youtube.com/watch?v=0h-RhyopUmc|Reactable], projeto original da Universidade Pompeu Fabra em Barcelona <http://reactable.iua.upf.edu>.
-
- [http://www.youtube.com/watch?v=FQwW3dp2FZY|Video da Bjork + Reactable no Youtube]
-
- Demonstraremos o [http://youtube.com/watch?v=rCE6v7FzpMM|estado atual do projeto], que é um esforço de construir uma interface não somente sonora, mas também para controlar gráficos e vídeo em tempo real.
-
- outros links:
- http://youtube.com/watch?v=248zYhJsif8
- http://youtube.com/watch?v=rCE6v7FzpMM
-
- !!!- PALESTRA DE DESIREDATA (A DEFINIR):
-
- ^Palestra de Desiredata (a definir)
- ^
-
- Ministrante: Mathieu Bouchard
-
- __Ementa__
-
- Sobre Desiredata http://www.piksel.no/pwiki/DesireData
-
- Essa palestra discutirá o desenvolvimento de uma ramificação do puredata, o desiredata. Mais que um curso, serão apresnetadas questões atuais sobre o desenvolvimento dessa ferramenta, o que servirá de exemplo e laboratório para possíveis futuros desenvolvedores de software livre.
-
- !!!- PALESTRA DE OPENAUDIOENCE (2 DE MAIO):
-
- ^Palestra de OpenAUDIENCE (2 de Maio)
- ^
-
- Ministrante: Prof. Dr. Régis Faria
-
- __Ementa__
-
- O OpenAUDIENCE é uma versão livre de um software para áudio imersão, produção de cenas sonoras e auralização 3D, sendo desenvolvido colaborativamente dentro do contexto e metas do projeto AUDIENCE.
-
- O sistema - No formato atual o software consiste num conjunto de bibliotecas de blocos funcionais e patches desenvolvidos sobre a plataforma de programação gráfica Pure Data (PD), disponível para Win32, Linux e MAC OS X. Esta plataforma é versátil e bem flexível para permitir o desenvolvimento de aplicações de complexidade escalável e reconfiguráveis. A figura abaixo mostra um trecho de um patch contendo uma cena sonora virtual com 6 fontes sonoras dispostas no ambiente (cena) e ao redor do ouvinte.
-
- Maiores informações em http://openaudience.incubadora.fapesp.br/portal/front-page/view?set_language=pt-br
-
- !!!- Workshop ARTESANATO DIGITAL (a definir)
-
- ^Workshop "ARTESANATO DIGITAL" (a definir)
- ^
-
- Ministrante: Glerm
-
- __Ementa__
-
- A oficina proposta tem como objetivo principal desenvolver jogos lúdicos de construção de interfaces para construção de novas linguagens e meios de expressão poética.
- Para isso traremos também para dentro do campo da experimentação artística o artesanato da eletrônica e da computação, conhecimentos que muitas vezes são considerados apenas "ferramentas técnicas" para atingir tais metas.
-
- Com uso de interfaces e métodos que utilizam "software e hardware livres" de código aberto podemos trabalhar toda a matiz de idéias que surge quando a computação e a eletrônica passa a ser algo como as tintas de um novo quadro a ser pintado ou os acordes de uma música a ser composta.
-
- __Tópicos:__
- - Uso de software livre como ferramenta artística.
- - Software PureData.
- - Midi, OSC, HID(joysticks), Rede, microfone, webcam, ascii.
- - __Navalha:__ um exemplo prático de construção de interface para performances artísticas com PureData.
- - __Projeto Arduino:__ Um projeto de "hardware livre" para conversão de voltagens em protocolos de comunicação computacional e construção de projetos simples de microeletrônica.
- - Eletrônica Básica.
- - __Artesanato de eletrônica:__ Pensando a construção de placas e pequenas máquinas computacionais artesanais baseadas no projeto arduino. Uso dos softwares de projeto de placas de circuito impresso Eagle e Kicad. Uso do Atmel na Protoboard e processos de manufatura de placas.
- - __Técnicas e bibliotecas do PureData:__ Reconhecimento das vastas possibilidades de uso do PureData e algumas técnicas possíveis com seu uso.
- - __Interfaces software-hardware:__ Unindo um projeto de interface hardware desenvolvido nos módulos anteriores com um projeto de software desenvolvido no Puredata.
-
-
- !!!- Comunicação ViMus (A DEFINIR):
-
- ^ViMus (Interface de Caixa Aberta para Linguagens Multimídia de Tempo-real) Avanços de uma interface 3D que pode ser usada pra controlar o Pd.
- ^
-
- Ministrante: Jarbas Jacome
-
- Resumo:
- A popularização das artes mediadas por computador e, em especial, do visual-jóquei (VJ), estimula o desenvolvimento de novos sistemas multimídia de tempo real. Esta demanda vem sendo atendida por programas específicos para o controle de exibição de vídeos e efeitos como Resolume, ArKaos e diversas variantes; e com linguagens de programação visual como o Pd/GEM, Max/MSP/Jitter e diversas variantes.
- Entretanto, existe um compromisso entre usabilidade (facilidade de uso) e expressividade (limite técnico para se criar novos efeitos e funcionalidades) que ainda não é bem resolvido nestes sistemas e se torna problemático para muitos usuários como confirmado a partir de entrevistas respondidas por VJs.
- Este trabalho tem duas contribuições principais. A primeira é um estudo analítico e original das tecnologias existentes, incluindo desafios de arquitetura para processamento audiovisual em tempo real. A segunda contribuição é o desenvolvimento do sistema ViMus, que introduz o conceito de "interface gráfica de caixa aberta" na tentativa de amenizar o problema de compromisso entre expressividade e usabilidade, fazendo uso de interfaces análogas às dos sistemas mais simples, porém pouco expressivos, como Resolume e oferecendo, gradativa e intuitivamente ao usuário, o acesso a uma máquina de processamento análoga à dos sistemas mais expressivos, porém mais difíceis de se aprender a usar, como o Pd/GEM.
-
-
- !!!- Trabalhos Artísticos:
-
- ^Mostras de trabalhos artisticos
- ^
-
- A TEIA (Grupo Muro, Sábado dia 3 20h)
-
-
- !!- ~~#FF0366:Programação Prévia do Evento:~~
-
- __Em constante atualização!!!__
-
- dia 01º:
- Abertura do evento,
- Palestra: A comunidade mundial de desenvolvedores de Pd, problemas atuais e projeções, com a participação de Miller Puckette.
-
- dia 02:
- 20h-23h Workhop de GridFlow
-
- dia 03:
- 10-12h Workhop de GridFlow
- 14h-20h Workhop de GridFlow
- 20h Concerto
-
- dia 04:
- Workhop de GridFlow
- Mesa Redonda sobre futuras convenções nacionais e internacionais
-
- dia 05:
- finalização do Evento (programação ainda em aberto)
- 19h Abertura do Trabalho Artístico de Alexandre Castonguay no ^Paço das Artes/USP^ ( http://www.musitec.com.br/luzecena/noticias/noticia.asp?noticiaID=806 ) na Mostra Internacional de Arte Midiática Inside. Sobre a obra "Instalção __''Digitale''__, criada por Alexandre Castonguay: uma antiga máquina fotográfica é adaptada para capturar, constantemente, imagens em vídeo, que são exibidas em uma tela tátil (touch screen) e que adquirem forma fluida a partir do toque. Ao pressionar o disparador da câmera, o visitante produz uma fotografia em preto e branco que, projetada na parede, esvai-se gradualmente. A proposta da obra é que o próprio público redefina o lugar onde se encontra."
-
-
- !- ~~#AA0033:__Logs de conversas__~~
-
-
- !!- Terça 09 de Março de 2008 - #jardimdevolts
-
- (21:01:34) nosklo: chgp: entao, extender o netpd com um repositorio tagueavel publicavel de patches embutidos baixaveis na propria interface
- (21:02:29) glerm: nosklo: netpd - isso exite ainda?
- (21:02:55) nosklo: glerm: ué, existe, tá lá o www.netpd.org ate hj
- (21:02:57) nosklo: ninguem tirou do ar
- (21:04:07) glerm: nosklo: eu tenho usado bastante as pdmtl abstractions
- (21:04:22) glerm: que esse pessoal de Montreal organizou
- (21:04:31) glerm: tção ficando cada vez melhor
- (21:04:42) nosklo: glerm: estou falando da possiblidade de ter um repositorio de patches baixavel na propria interface
- (21:05:02) matju: glerm: back
- (21:05:05) glerm: noslo: perdi um pedaço do log, porque caiu aqui. pode me passar?
- (21:05:12) matju: glerm: i think it's going to be only the two of us
- (21:05:17) chgp: glerm: sao abstrações escritas em pd?
- (21:05:53) chgp: glerm: estávamos comentando sobre sincronia de patches...
- (21:06:04) alx1: matju, what do you mean?
- (21:06:05) glerm: matju: Sorry, what do you mean?
- (21:06:14) matju: glerm: Artengine is a not-for-profit organisation (and now a registered charity). It was founded in 1996. Alx1 was one of the founders.
- (21:06:15) alx1: glerm, jinx glerm
- (21:06:42) alx1: the meeting is still a little while bit away right?
- (21:06:55) alx1: rm while
- (21:07:07) chgp: 30 minutos to go
- (21:07:10) alx1: k
- (21:07:22) sll: hola de nuevo ;)
- (21:07:30) chgp: olá!
- (21:07:31) bgola` saiu da sala (quit: Remote closed the connection).
- (21:07:42) glerm: alx1: I scheduled in this channel 30 minutes earlier than in #dataflow
- (21:08:04) alx1: sll, ola, É tarde em espanha não?
- (21:08:15) bgola` [n=bgola@c9517353.virtua.com.br] entrou na sala.
- (21:08:17) sll: si 01:01
- (21:08:41) sll: pero estoy pacheando y esto hace pasar el tiempo rapido
- (21:09:08) glerm: chgp: sim, e tão muito bem organizadas
- (21:09:23) palm [n=ricardop@201.23.32.2.san.directnet.com.br] entrou na sala.
- (21:09:30) glerm: chgp: e super bem documentadas... tem varias abs graficaslegais
- (21:09:37) _hc [n=purecane@cpe-74-73-10-91.nyc.res.rr.com] entrou na sala.
- (21:09:45) chgp: glerm: bacana, do jeito que vc falou achei que fosse "mais uma"
- (21:09:48) glerm: friends I have to go out quickly - come back in 15 minutes
- (21:09:54) glerm: hi _hc
- (21:10:00) alx1: I'll prepare some texts as well
- (21:10:21) matju: glerm: Artengine is an artist-run centre mostly active in the Ottawa area, but also hosts webpages of people of other places in Canada
- (21:10:39) _hc: hey glerm
- (21:10:45) glerm: matju: massa! kool
- (21:11:03) glerm: friends I have to go out quickly - come back in 15 minutes
- (21:11:10) ***glerm volta em 15 minutos
- (21:12:42) matju: glerm: i know what you mean about big-studio fetishism. it's the same here, of course.
- (21:14:28) bgola` saiu da sala (quit: Remote closed the connection).
- (21:14:44) bgola` [n=bgola@c9517353.virtua.com.br] entrou na sala.
- (21:16:14) matju: glerm: the first line was to answer to the question: Is someone else coming with you? so i was answering that it was only going to be the two of us. sorry for lack of context.
- (21:17:31) alx1: there are some other artists from quebec who are coming for the show at USP. A couple more using pd.
- (21:19:49) bgola` saiu da sala (quit: Remote closed the connection).
- (21:20:31) matju: alx1: oh ok. who?
- (21:21:19) osyo: Opa.... na área! Salve salve PD0s
- (21:21:31) chgp: osyo: ooooopa
- (21:21:59) osyo: certo ai? cheguei cedo e fui jantar!!!!
- (21:22:40) chgp: osyo: quem tem pressa come cu
- (21:22:41) osyo: Então minhas piras no pd não sairam daquelas de montar interface mixer de vídeo.
- (21:23:09) alx1: matju, simon et lynn (mais je ne sais pas s'ils l'utilisent dans des pieces recentes)
- (21:23:28) osyo: Faz um bom tempo que não uso o puredeposito também, mas na pilha de voutar a estudar e criar os patchs.
- (21:23:33) chgp: osyo: cada um tem um interesse, o seu não é menos legítimo por isso
- (21:23:54) chgp: esse ai eu acho que devia ser o ponto, utilização, compartilhamento de recursos, organização...
- (21:26:11) osyo: pode cre.... continuar os estudos, este ano vou ter mais tempo...
- (21:26:31) alx1: Deveríamos ter um calendário para a reunião ou ter uma discussão geral?
- (21:26:57) alx1: et est-ce que Albert Siedler est ici?
- (21:27:18) chgp: acho que deveria ser ao menos pautada, vcs devem ter um assunto específico deveria ser abordado hoje, ou não?
- (21:28:37) vitoriamario: quem vai ser o tradutor?
- (21:28:55) alx1: google ;-)
- (21:29:22) glerm: babelfish
- (21:29:32) glerm: occam
- (21:29:53) chgp: bota o tamanduá na linha entao
- (21:29:57) glerm: (just came back - vou ler o log)
- (21:30:04) alx1: Também em que canal é que vamos conversar # dataflow ou aqui? .. Ambos?
- (21:30:10) glerm: bon soir chgp
- (21:30:16) matju: alx1: ok, i think that you had told me
- (21:30:55) glerm: ambos! :)
- (21:31:00) glerm: let the data flow
- (21:31:34) glerm: btw - são 21:30 aqui
- (21:31:50) chgp: pois é, qual a pauta?
- (21:31:59) chgp: tem uma galera aí
- (21:32:19) glerm: o porres que me azucrinou pra intimar isso
- (21:32:21) glerm: cade ele?
- (21:32:27) glerm: :)
- (21:32:54) glerm: chgp:
- (21:33:00) glerm!n=eou@201.21.170.176: glerm mudou o tópico para: Discussão sobre Convenção Internacional de PureData 2009
- (21:33:52) glerm!n=eou@201.21.170.176: glerm mudou o tópico para: Discussão sobre Convenção Internacional de PureData 2009 - no Brasil (?)
- (21:35:22) vitoriamario: isso eh posivel?
- (21:35:24) chgp: tá bom, 2 minutos de esperança
- (21:35:42) glerm: Bom, todo mundo aqui leu a pg que eu e o porres fizemos no estudio Livre?
- (21:35:54) alx1: matju, beewoo will come also
- (21:35:55) vitoriamario: quem vai produzir?
- (21:36:09) vitoriamario: ou meslhor quem se disponibiliza?
- (21:36:19) glerm: vitoriamario: eu e o palm estávamos conversando sobre uma idéia que acho bem viável
- (21:36:27) glerm: palm: você tá aí??
- (21:37:16) alexandreporres: bon giorno
- (21:37:37) glerm: ola porres
- (21:37:39) glerm: bom
- (21:37:44) sll: ola porres
- (21:37:49) glerm: primeira chamada
- (21:37:54) glerm: quem taí ??
- (21:37:57) f4bs: opa, acordei...
- (21:37:58) glerm: who's there?
- (21:38:01) alexandreporres: "ola" who is sll?
- (21:38:10) vitoriamario: eu
- (21:38:15) rbrazileir0: opa
- (21:38:18) chgp: ...
- (21:39:09) glerm: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Encontro+PD
- (21:39:35) sll: alexandreporres: hmm... from barcelona... but I don't know about others too
- (21:39:59) alexandreporres: nice to see so many people here, So, I would maybe like to start by asking castonguay to introduce himself and tell us about his work to be performed in Brasil...
- (21:40:29) chgp: truco: ...dado o número de usuários, pesquisas e trabalhos artísticos desenvolvidos aqui...
- (21:41:02) puebli: yo estoy aqui, alejandra en chile
- (21:41:05) puebli: ola todos
- (21:41:11) glerm: hola alejandra
- (21:41:15) f4bs: hey puebli :)
- (21:41:20) alx1: err, I was thinking I would start by talking about the montreal pd-convention
- (21:41:22) puebli: hi
- (21:41:27) alx1: puebli, bonjour
- (21:41:34) alx1: but it's fine
- (21:41:41) glerm: alexandre porres, surprise - we are your neigbhours :)
- (21:41:59) alx1: as luck would have it, mathieu and I have a work in a show at USP in May
- (21:42:26) puebli: alx1 :)
- (21:42:30) sll: hola alejandra, aqui sergi de barcelona
- (21:42:49) glerm!n=eou@201.21.170.176: glerm mudou o tópico para: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Encontro+PD - Discussão sobre Convenção Internacional de PureData 2009
- (21:42:50) alx1: and I thought we could use the occasion to meet in SP and now in curitiba
- (21:42:56) alexandreporres: Cool, sure, please talk about the convention, I guess I can say something about that too...
- (21:43:16) alx1: by doing 1. meetings related to the convention and 2. more art workshops
- (21:43:37) glerm: todo mundo aqui fala inglês?
- (21:43:37) alx1: so whatever happens, it will be cool to meet you in May
- (21:43:48) glerm: se alguém não falarme avisa que eu traduzo.
- (21:43:51) alx1: moi je preferes le francais
- (21:44:16) chgp: alx1: acho que os brasileiros preferem portugues, sinceramente
- (21:44:25) alx1: :-)
- (21:44:28) chgp: e tem muito mais brasileiro que gringo
- (21:44:35) efeefe [i=3e39f7c4@gateway/web/ajax/mibbit.com/x-300fd158a1c2acd6] entrou na sala.
- (21:44:42) alexandreporres: I have a space here in SP that can hold the workshops, we just had a great deal of success with a circuit bending workshop
- (21:44:45) chgp: vixe, olha ai quem tá ai
- (21:44:50) f4bs: nossa...
- (21:45:06) palm saiu da sala (quit: "This computer has gone to sleep").
- (21:45:07) glerm: bon soir, efeffe
- (21:45:24) f4bs: efeefe tem as manhas de futucar pra ver onde que tá o agito, hehehehehe
- (21:45:25) efeefe: bona nit
- (21:45:27) alx1: É só que google pode ser demasiado lenta, mas posso cortar + colar ...
- (21:45:33) efeefe: domingo a noite
- (21:45:34) efeefe: vou pelo cheiro
- (21:45:36) rbrazileir0: da pra entender o basicao
- (21:45:37) puebli: ey ssl sergi! :)
- (21:45:58) vitoriamario: joga as perguntas que sao relevantes pra comecar
- (21:46:14) alexandreporres: well, ok, Who doenst speak english? Quem nao fala ingles?
- (21:46:15) rbrazileir0: vitoriamario, ruiz?
- (21:46:32) vitoriamario: vitoriamario vitoriamario
- (21:46:44) glerm: alexandre porres: o povo brasileiro
- (21:46:52) glerm: hehe
- (21:46:57) rbrazileir0: o povo brazileiro
- (21:46:58) chgp: !!
- (21:47:00) f4bs: po, nao se pergunta essas coisas, rbrazileir0 ;-)
- (21:47:03) alx1: hehe
- (21:47:36) chgp: é, queimou o filme véi!
- (21:47:38) vitoriamario: dont i speak portugues?
- (21:47:41) chgp: entao
- (21:47:44) glerm: pessoal
- (21:47:45) glerm: seguinte
- (21:47:49) glerm: zeu falar então
- (21:47:52) chgp: faz sentido mesmo trazer essa convenção pra cá?
- (21:48:04) ***rbrazileir0 sem acentos please
- (21:48:07) glerm: chgp, discuti por muito tempo isso com porres
- (21:48:13) chgp: o porres podia dar um toque de como tá o uso academico, tá tendo publicações
- (21:48:18) chgp: não consigo escrever sem acentos
- (21:48:21) glerm: acho que tem algum sentido sim
- (21:48:22) chgp: é utf-8 porra
- (21:48:35) glerm: utf-8! galera do windows
- (21:48:37) chgp: :P
- (21:48:37) glerm: :)
- (21:48:48) glerm: hehe
- (21:48:58) alx1: Sobre a convenção ... Por isso, cerca de 60 pessoas convidadas a participar no pd convenção em Montreal
- (21:49:02) glerm: que que ce ta usando brazileiro? pdgin?
- (21:49:05) vitoriamario: alguem aqui usa pd?
- (21:49:14) chgp: boa pergunta!
- (21:49:15) glerm: vitoriamario: excelente pergunta
- (21:49:22) sll: jojojo
- (21:49:29) puebli: haha
- (21:49:31) chgp: eu uso às vezes quando to muito a toa
- (21:49:33) rbrazileir0: glerm, xchat
- (21:49:38) chgp: e só uso o desiredata agora :P
- (21:49:49) glerm: rbrazileir0: tenta o pidgin
- (21:49:57) chgp: pd sux
- (21:49:58) alx1: 'Nós' foram: Andrew Brouse,Marc Fournel, Darsha Hewitt, Martin Renaud E me
- (21:50:04) rbrazileir0: eu uso pd pra destilar
- (21:50:36) vitoriamario: que tal um encontro no pd?
- (21:50:54) sll: un encontro pra destilar...
- (21:50:56) f4bs: eu sou pd_user wannabe :P
- (21:51:30) alx1: então tínhamos amigos do art centers juntar-se a nós, beewoo (Bérengère Marin-Dubuard), Mike Wozniewski, Aaron Pollard
- (21:51:33) chgp: f4bs: acho que isso não importa, se vc é foda ou newba no pd
- (21:51:40) chgp: o lance é a participação, certo?
- (21:51:44) f4bs: massa
- (21:51:46) chgp: pro-atividade?
- (21:52:01) alx1: Basta conferir os créditos ;-)
- (21:52:11) glerm: alx1: pode passar o link?
- (21:52:20) glerm: http
- (21:52:32) alx1: http://pure-data.ca
- (21:52:39) vitoriamario: o que vai ser esse encontro aqui no brasil?
- (21:52:48) glerm: alexandreporres: fale sobre sua idéia
- (21:52:56) alexandreporres: espera-se que seja no mesmo formato que as convencoes anteriores
- (21:52:58) rbrazileir00 [n=ricardo@189.21.147.146] entrou na sala.
- (21:53:11) alexandreporres: que o alx1 esta explicando como foi
- (21:53:17) ***alx1 hopes google translates ok
- (21:53:27) AGNI [i=eduardo@201-92-164-221.dsl.telesp.net.br] entrou na sala.
- (21:53:28) alexandreporres: if it doesnt i will help, go on please
- (21:53:34) alx1: Tivemos alguns centros envolvidos : SAT, artengine, oboro, studioXX, videographe
- (21:53:45) rbrazileir0 saiu da sala (quit: "x").
- (21:53:50) glerm: (we can let an english discussion in #dataflow )
- (21:54:01) rbrazileir00 mudou seu apelido para rbrazileir0
- (21:54:04) alexandreporres: you can speak to me in english to and I can translate if you have any quastions...
- (21:54:09) alx1: blz
- (21:54:27) alx1: so anyways...
- (21:54:44) alexandreporres: can you send me private messages? I cant seem to do that
- (21:54:45) chgp: alx1: doideira! :P
- (21:54:49) alx1: we were lucky in having a good community of people using pd already
- (21:55:11) octavio [i=c8c3afeb@gateway/web/ajax/mibbit.com/x-29d940077dc72dd7] entrou na sala.
- (21:55:15) glerm: ola octavio
- (21:55:16) alexandreporres: "Tivemos sorte de j? ter uma grande comunidade de usuarios"
- (21:55:18) alx1: alexandreporre, Você precisa se identificar?
- (21:55:40) octavio: buenas
- (21:55:48) vitoriamario: po nao ta rendendo
- (21:56:07) f4bs: noite, octavio
- (21:56:31) vitoriamario: podem expor a ideia ...
- (21:56:42) alx1:
- (21:56:42) alx1: Tivemos também McGill universidade a apoiar-nos, através da utilização de sua sala de conferências e um concerto
- (21:56:43) osyo: Qual a pauta disso?
- (21:56:45) alexandreporres: Bom, o que posso dizer da convencao eh que tem um formato multi facetado
- (21:56:48) octavio: olas fabs
- (21:56:59) alexandreporres: workshops, apresentacoes artisticas
- (21:57:01) f4bs: osyo: tá no tópico
- (21:57:06) alexandreporres: trabalhos de pesquisa
- (21:57:35) alexandreporres: mas eh importante haver um objetivo que ? discutir assuntos relevantes para a comunidade de usuarios de pd
- (21:57:55) alx1:
- (21:57:55) alx1: O verdadeiro trabalho em conjunto desde o início era colocar pedidos de financiamento. Tínhamos decidido o modelo de convenção sobre Graz e eles disseram que precisavam de 100k! Para trazer mais participantes.
- (21:58:12) alexandreporres: a questao que Glerm trouxe ? que talvez nossa comunidade de usu?rios no Brasil nao esteja madura para organizar um evento desse tamanho
- (21:58:18) f4bs: será que não seria melhor se conversar sobre a vinda do alx1primeiro e depois, quando ele estiver aqui, falar sobre a convenção?
- (21:58:41) alx1:
- (21:58:42) alx1: É aplicada às artes financiadoras (regional e nacional) e Conselhos de Investigação
- (21:58:46) vitoriamario: quem consegue 100k?
- (21:58:47) octavio: a palvra convenção é meio hiperbolica
- (21:58:48) glerm: alx1: eu tenho algumas idéias sobre o formato, para facilitar um pouco estas questões de $
- (21:58:59) octavio: pode ser um encontro entre pessoas
- (21:59:07) glerm: octavio: isso também
- (21:59:20) alexandreporres: antes de montreal, houve uma primeira em Graz, na Austria
- (21:59:20) habib: opa cheguei de novo!
- (21:59:21) octavio: senoa parece coisa de medicina
- (21:59:30) _hc: ola galera
- (21:59:38) chgp: turismo sexual?
- (21:59:38) glerm: mas é preciso que algo viabilize a vinda dos desenvolvedores, caso contrario a discussão é outra
- (21:59:47) glerm: ola hans
- (21:59:49) alx1: glerm, sim?
- (21:59:55) alexandreporres: discordo da analogia com medicina
- (22:00:04) alx1: turismo ;-?
- (22:00:07) octavio: bem,d ai tem que ser esse nome mesmo.convençao, simposio, etc
- (22:00:21) alexandreporres: evento profissional ? profissional... at? mesmo crime organizado ? assim
- (22:00:24) rbrazileir0: se rolar, o encontro vai ser em 2008 ou 2009?
- (22:00:38) glerm: alexandreporres seus acentos estao zoados em utf-8
- (22:00:38) alexandreporres: a id?ia ? fazer alguns nacionais ou regionais em 21008
- (22:00:41) f4bs: rbrazileir0: 2009
- (22:00:43) glerm: nao use
- (22:01:05) alexandreporres: aproveitando a vinda do axl1 para o brasil, podemos ter um encontro legal em maio
- (22:01:22) glerm: alx1 e alexandreporres: tenho uma sugestão sobre o formato
- (22:01:38) vitoriamario: se o gringos arranjarem a grana pra virem acho mais viavel
- (22:01:42) alexandreporres: "tell us"
- (22:02:04) habib: puta preguiça de ler tudo... q ja ficou entendido??
- (22:02:08) habib: :P
- (22:02:27) rbrazileir0: ----------|
- (22:02:29) alexandreporres: sobre financiamento, e uma questao de organizar um grupo que tenha experiencia em escrever projetos, ir atras das coisas
- (22:02:32) alx1:
- (22:02:32) alx1: Existem muitas maneiras de fazer juntos um evento como esse. Sei que a situação é diferente no Brasil, em Universidades e com o financiamento público.
- (22:02:36) f4bs: habib: nada ainda, estamos discutindo a vinda do alx1em maio]
- (22:02:44) habib: ok!
- (22:03:14) alexandreporres: mas sabemos que tem a questao de financiamento... nao precisamos discutir ela a principio
- (22:03:24) glerm: (if everyone has a question in english, please ask in #dataflow channel)
- (22:03:47) glerm: alexandreporres: discuti uma ideia com palm hoje
- (22:04:07) glerm: o palm deu oficinas na campusParty
- (22:04:20) glerm: pode ajudar a fazer o contato com a organização da campuspartu do ano que vem
- (22:04:26) glerm: acho que o seguinte
- (22:04:29) vitoriamario: mas acho que na real precisamos primeiro fazer um encontro nacioanal
- (22:04:40) glerm: vitoriamario: sim
- (22:04:52) alexandreporres: concordo, primeiro encontros locais, que devem crescer
- (22:04:53) _hc: sobre financiamento, eu acho que podemos procurar algum dinheiro para PDCon do programa Google Summer of Code
- (22:05:10) _hc: $500 por projeto
- (22:05:23) alx1:
- (22:05:23) alx1: Por exemplo, tivemos de encontrar lugares para ficar durante cerca de 40 pessoas em apartamentos do amigo
- (22:05:25) _hc: como organizacao
- (22:05:32) alexandreporres: who is _hc, Hans Cristopher?
- (22:05:39) _hc: si :)
- (22:05:42) vitoriamario: o unico encontro do pd que rolou ate agora foi o de pontal do parana
- (22:05:45) alexandreporres: coo, hi mate :)
- (22:05:51) chgp: 500$ provavelmente não paga nem uma passagem de outro continente pra cá
- (22:05:57) chgp: vitoriamario: é real
- (22:05:58) _hc: my girlfirend speaks portoguese
- (22:06:04) chgp: vitoriamario: temos que resgatar essas coisas
- (22:06:07) alexandreporres: hehe, nice
- (22:06:23) vitoriamario: pdbumerang
- (22:06:25) alexandreporres: nao sei se tinha me falado isso hans, mas esqueci de qualquer jeito
- (22:06:32) octavio saiu da sala (quit: "http://www.mibbit.com ajax IRC Client").
- (22:06:44) sll: _hc: que tipo de proyectos?
- (22:07:22) vitoriamario: boa resposta
- (22:07:39) alexandreporres: por isso acho legal alx1 falar do trabalho dele aqui no Brasil, assim podemos pensar nesse primeiro encontro aqui
- (22:07:51) alexandreporres: axl1: ok axl1?
- (22:07:55) _hc: qualquer projeto aceitado para trabalhar em pd
- (22:08:04) alx1:
- (22:08:04) alx1: ... Então desculpa para o dólar assustar ... mas para manter: tivemos uma exposição, palestras, papers, performances
- (22:08:06) glerm: galera, acho que da pra ir pensando em grandes eventos que podem apoiar... a questão mais interessante no entanto são os pequenos encontros que podem ir acontecendo desde ja... e na verdae a idéia de um grande evento acho que só é realmente válida para que viabilize estes pequenos encontros descomprometidos e descentralizados em varias cidades
- (22:08:16) _hc: only english (sorry) puredata.info/dev/summer-of-code/GoogleSummerOfCodeIdeas
- (22:08:18) habib: eu tambem aceito qquer trabalho com PD
- (22:08:19) habib: :)
- (22:08:21) _hc: http://puredata.info/dev/summer-of-code/GoogleSummerOfCodeIdeas
- (22:08:25) octavio [i=c8c3afeb@gateway/web/ajax/mibbit.com/x-2220c61cb0d4e1a4] entrou na sala.
- (22:08:27) alexandreporres: acho importante falar de questoes anteriores ao financiamento
- (22:08:30) rbrazileir0: acho necessario um encontro com essa galera toda q ta aqui, talvez estigar os encontros regionais...
- (22:08:34) _hc: mais uma coisa
- (22:08:50) glerm: alx1: como eu ja te disse. Podemos fazer um encontro em Curtiba também, nesta nova casa que a Orquestra Organismo está se mudando
- (22:09:18) _hc: se for um estudante e o seu projeto for aceitado, voce obtem $4500
- (22:09:21) chgp: a gente podia sair hoje pelo menos com uma data pra um ou vários encontros nacionais ou regionais
- (22:09:57) habib: tive uma ideia boa! por que nos nao fazeos um encontro de PD?
- (22:10:02) glerm!n=eou@201.21.170.176: glerm mudou o tópico para: Discussão sobre Convenção Internacional de PureData 2009 (english @ #dataflow , please)
- (22:10:26) osyo: gostei dessa idéia!
- (22:10:30) f4bs: o primeiro encontro não seria em maio, com a vinda do alx1?
- (22:10:47) habib: hehe
- (22:10:56) glerm: _hc: porres é estudante heheh
- (22:11:13) glerm: chgp é estudante
- (22:11:16) habib: ser estudante eh um porre!
- (22:11:17) alx1: glerm,
- (22:11:17) alx1: Sim, e que o formato é grande para matju e eu, estamos ansiosos para conhecer pessoas, quando nos visitam, em Maio
- (22:11:17) glerm: quem mais?
- (22:11:27) habib: pure eh estudante!
- (22:11:29) habib: :D
- (22:12:10) vitoriamario: 4500 ja da uma passagem
- (22:12:11) habib: e ta fazendo iniciacao cientifica na area (com PD)
- (22:12:12) alexandreporres: sin, soy un estudiante
- (22:12:19) matju: alexandreporres: there is something wrong with your accents. i don't mean that you don't type them, but that those that you type don't come through. perhaps you have to select unicode (utf-8).
- (22:12:46) lab171 [n=lab171@189.25.12.166] entrou na sala.
- (22:12:48) alexandreporres: paguei meio ticket para assistir rambo IV ontem
- (22:12:57) ***matju is busy translating some text from 15 min ago. (will probably skip a lot, to keep up...)
- (22:13:03) glerm: pessoal, atenção - uma pergunta prática então
- (22:13:41) octavio: can alx1 fund his travel if there is an initation from an institution in brasil?
- (22:13:51) octavio: invitation
- (22:14:06) glerm: pessoal -
- (22:14:19) glerm: minha pergunta é quem pode agitrar encontros despretenciosos em suas cidades
- (22:14:26) habib: EU
- (22:14:35) habib: alias isso ja rola neh minha crianca!
- (22:14:43) alx1:
- (22:14:44) alx1: Por mim, acho que o melhor elemento de uma convenção é que motiva todos sobre seus projetos e isso dá uma sensação de propósito para a comunidade. É o efeito que isso aconteça antes da convenção, mesmo ocorre. Mas você tem que se certificar todos encontra algo para si e para se envolver. (Não sei como preachy google vai fazer este som ;-).
- (22:14:44) glerm: para oficinas e conversas com matju e alx1 em maio?
- (22:14:51) habib: so precisa de registro
- (22:14:53) habib: tbm
- (22:14:56) habib: pode ser no CCJ ateh
- (22:15:00) vitoriamario: ta rolando encontro do pd agora aqui no eou
- (22:15:08) habib: Centro Cultural da Juventude
- (22:15:15) alexandreporres: isso e importante, criar esses nucleos em cidades no brasil, temos sao paulo, curitiba, que lugar mais?
- (22:15:20) glerm: aqui em Curitiba vai ter o esspaço da Orquestra Organismo e tem também o e/ou para fazer alguma mostra de videos
- (22:15:23) rbrazileir0: recife pode rolar tbm, temos alguns users
- (22:15:27) vitoriamario: pontal
- (22:15:34) glerm: vitoriamario: pontal rox
- (22:15:36) vitoriamario: bh
- (22:15:49) habib: quero ir pra pontal
- (22:15:49) glerm: bh: estilingue?
- (22:15:54) alexandreporres: seria legal oficializar isso
- (22:15:55) vitoriamario: isso
- (22:16:04) alx1: octavio, sim (we can try)
- (22:16:05) alexandreporres: assumir essas cidades
- (22:16:05) glerm: cade o stalker/
- (22:16:08) glerm: chama ele aí
- (22:16:14) alexandreporres: e trocar informacoes entre esses centros
- (22:16:22) habib: vo espanca um e ja volto
- (22:16:27) lab171: tem uma galera no rio animada em mexer tb
- (22:16:38) vass: eu e stalker tamo aqui
- (22:16:40) octavio: what kind of invitation should it be?
- (22:16:46) rbrazileir0: talvez fazer um wiki no estudiolibre e ir documentando os encontros reginais independientes
- (22:16:49) vass: a gente topa tentar organizar algo no Y
- (22:16:55) vitoriamario: o stalker esta aqi e disse sim
- (22:17:02) octavio: from a auniversity?
- (22:17:13) octavio: or could it be from descentro
- (22:17:34) vitoriamario: mas em bh eh em dollar
- (22:17:55) vass: ou ymaginários
- (22:18:51) alx1:
- (22:18:52) alx1: Uma coisa é que, se as pessoas sabem muito tempo de antecedência, talvez eles possam obter os seus próprios fundos juntos. Mas isso abre-se a questão de saber quem tem acesso ao financiamento (artistas jogar o "jogo", onde existe financiamento ou universitários que recebem viagens de suas instituições). É importante encontrar formas de financiar as pessoas que não se encaixam neste modelo, existem muitos naturalmente. Ta
- (22:18:52) alx1: mbém é importante principalmente para não deveria ser exclusiva, mas um evento que envolve todos.
- (22:19:32) alexandreporres: :) sim
- (22:19:51) glerm: alx1: Eu acho que eventos como Fisl e CampusParty são boas idéias para financiar esta parte
- (22:19:56) octavio: could it be in the model of an art residency?
- (22:20:15) glerm: mas ninguem pode esquecer que o Brasil não é um país rico e que passagens internacionais aqui são caras
- (22:20:19) osyo: Então, na Tainã pra depois de junho teremos acabado nossas reforma!!!! Dai rola agendar e fazer um dos encontros por la.
- (22:21:05) rbrazileir0: edital de intercambio do minc pra eventos em abril e maio ta rolando esse mes.
- (22:21:21) glerm: alx1: mas é importante saber se você e matju estão sipostos a viajar por própria conta para alguns lugares, para ajudar a construir esta base sólida... compris vous?
- (22:21:27) alx1: octavio, yes, an arts residency is perfect
- (22:21:34) glerm: sipostos == dispostos
- (22:21:57) f4bs: glerm: o FISL não paga passagem nem de palestrante nacional, que dirá internacional...
- (22:22:04) octavio: so glerm, couldn´t orquestra invite alx1 to come as a resident artist
- (22:22:09) glerm: (alx1: understood last paragraph?)
- (22:22:11) octavio: for the project interfaces?
- (22:22:41) glerm: f4bs: conversei com palm hoje e ele achou que o CampusPartu pode topar viabilizar. grana eles tem. Que achas?
- (22:23:20) matju: glerm: was "compris vous" in french?
- (22:23:25) f4bs: glerm: se vcs não se importarem do lance virar mainstream, acho que tá valendo
- (22:24:04) alexandreporres: eu posso ver esquemas com universidades de financiamento... mas nao obive grandes respostas entusiasmadas
- (22:24:11) matju: glerm: say "avez-vous compris?" or "vous avez compris?" ou "vous comprenez?" or "comprenez-vous?" or the like.
- (22:24:38) glerm: matju: merci
- (22:24:40) matju: alx1: i'm using babelfish to translate. is google offering better, iyho?
- (22:25:55) alx1: glerm, sim,
- (22:25:55) alx1: Penso que a exposição na USP vai financiar um bilhete através da nossa arte conselhos e posso encontrar um meio de um outro fundo.
- (22:26:05) glerm: f4bs: existe sim o risco, mas acho que tem que ser antes garantida a rede paralela de residencias, pra se benificiar da jogada... mais alguem acompanhando essa idéia? críticas?
- (22:26:26) glerm: octavio: please sepak english @ #dataflow
- (22:26:42) glerm: type "/join #dataflow"
- (22:26:50) glerm: without the ""
- (22:26:50) alx1: matju, Não sei, parece google rápido, pelo menos. Basta não colocar qualquer dólar sinais ;-)
- (22:26:53) f4bs: glerm: o que poderia ser sugerido é que eles fizessem uma oficina no Campus Party, mas que a convenção fosse algo paralelo e não ligado ao evento necessariamente
- (22:27:38) octavio: na tem ninguem la
- (22:27:48) octavio: no dataflow
- (22:28:57) glerm: f4bs: sim, por aí.
- (22:29:05) matju: alx1: translating glerm back to french i get "si toi et elles matju". am i feminine plural? :} have to get used to automatic translation
- (22:29:17) glerm: octavio tem sim
- (22:30:02) sll: efeefe, bona nit
- (22:30:35) f4bs: sobre o financiamento das viajens do alx1 e do matju, quem sabe as pessoas interessadas nas oficinas poderiam pagar uma pequena "taxa de inscrição" para despesas gerais como limpeza do local e também aptrocinar parte da passagem deles
- (22:30:44) glerm: vale! català axi :)
- (22:30:51) glerm: heheh
- (22:31:11) glerm: octavio "/join #dataflow"
- (22:31:14) glerm: sem aspas
- (22:31:34) glerm: se nao conseguir digite aqui mesmo em portugues, que o alx1 ta se virando
- (22:33:12) matju: f4bs: what is "aptrocinar" ?
- (22:33:31) glerm: it's spelled wrong
- (22:33:42) octavio: ok.volto logo
- (22:33:42) glerm: it's patrocinar
- (22:33:58) octavio saiu da sala (quit: "http://www.mibbit.com ajax IRC Client").
- (22:34:04) glerm: "to get founds"
- (22:34:34) efeefe: "funds"
- (22:34:42) glerm: yep
- (22:34:44) glerm: pardon
- (22:34:53) alx1: f4bs, Apenas um lugar para ficar seria agradável Mas é verdade eu achei que as pessoas mostram-se para as oficinas se pagar um pouco estranho
- (22:35:05) efeefe: kein problem
- (22:35:36) efeefe: esquema de residencias...
- (22:36:07) efeefe: eu tava conversando com a Kyd Campbell, de Montreal, que tah colando em Lisboa pra uma residencia
- (22:36:08) matju: glerm: thanks
- (22:36:14) f4bs: alx1: desculpe, nao entendi o que voce acha estranho, as pessoas pagarem ou nao pagarem?
- (22:36:15) efeefe: que foi um barato bem informal
- (22:36:21) alexandreporres: axl1: pagar um pouco estranho?
- (22:36:28) efeefe: eh um artista portugues que oferece o estudio dele pra residencias
- (22:36:30) efeefe: informal
- (22:36:39) efeefe: e fala que nao paga nada
- (22:37:03) efeefe: mas o fato de o cara oferecer de alguma forma facilita a busca de funding
- (22:37:13) efeefe: tipo
- (22:37:19) f4bs: efeefe: nao paga pelo que?
- (22:37:24) efeefe: nada
- (22:37:42) efeefe: muitas vezes um programa de residencia envolve o anfitriao a bancar passagem, grana, equipos
- (22:37:47) f4bs: quem nao paga nada? quem faz, quem oferece, tod*s, eh isso?
- (22:37:59) efeefe: to falando de residencias
- (22:38:28) efeefe: que as vezes parece um lance oficial, ou que precisa ter recursos pra abrir uma chamada pra residencias
- (22:38:28) f4bs: ok, eu estava falando de oficinas
- (22:38:32) efeefe: mas na real dah pra inverter o jogo
- (22:39:05) sll: a mi me gustaria encontrar desarrolladores de pd en la convencion
- (22:39:18) ab [n=cp@c-71-232-26-86.hsd1.ma.comcast.net] entrou na sala.
- (22:39:43) AGNI saiu da sala.
- (22:41:48) alx1: sll,
- (22:41:48) alx1: Sim, _hc e glerm estão sugerindo exploração cortar reuniões durante a convenção (#dataflow (sorry I now see you are there))
- (22:42:27) nosklo saiu da sala (quit: Read error: 104 (Connection reset by peer)).
- (22:42:36) alx1: f4bs,
- (22:42:36) alx1: Achei que as pessoas não se esqueçam de chegar a um workshop quando eles pagam, mas a minha preferência seria para ser livre.
- (22:44:21) matju: sll: what is "desarrolladores" ?
- (22:44:26) glerm: axl1: acho que é melhor pensar em um esquema independente de encontros
- (22:44:34) f4bs: sll: developers
- (22:44:37) glerm: matju: "developers"
- (22:45:06) glerm: mas acho que está ficando confusa a discussão
- (22:45:10) glerm: pausa para o tópico
- (22:45:30) glerm: o tópico agora é articular os encontros com matju e alx1 no Brasil?
- (22:45:41) rbrazileir0: ta osso
- (22:45:42) sll: aha ok
- (22:45:43) f4bs: alx1: é melhor se livre, mas sempre haverão despesas e alguém tem de pagar por elas, tais como viajem e manutenção do espaço
- (22:46:08) chgp: achei que a prioridade fossem os encontros locais e regionais
- (22:46:12) rbrazileir0: so lembrando de nao esquecer de fechar os encontros regionais
- (22:46:18) chgp: pois é
- (22:46:51) glerm: ok. encontros regionais este ano.
- (22:47:14) chgp: vamos especular público então, to bem preocupado com isso
- (22:47:26) glerm: para chegar numa conclusão sobre a Convenção "Internacional" nisso?
- (22:47:29) palm [n=ricardop@201.23.32.2.san.directnet.com.br] entrou na sala.
- (22:47:37) chgp: tem que começar de algum lugar
- (22:47:41) glerm: chgp: também acho viagem essa idéia de público
- (22:47:49) glerm: só existe uma São paulo
- (22:48:10) alexandreporres: axl1: porque nao fala mais sobre trabalhos de workshops que pode fazer aqui
- (22:48:18) nosklo [n=nosklo@unaffiliated/nosklo] entrou na sala.
- (22:48:28) glerm: nosklo: tem a resposta para tudo. :)
- (22:48:42) nosklo: claro, todo mundo sabe q é 42
- (22:48:48) chgp: nosklo: então salva ai
- (22:48:59) nosklo: demorou
- (22:49:19) chgp: nosklo: vc devia ter passado aqui hoje, rolou umas presepadas
- (22:49:37) alx1: f4bs, Sim, concordo
- (22:49:50) nosklo: deu problema no estabilizador e fiquei um tempo sem net
- (22:50:00) nosklo: o q ta pegando
- (22:50:03) nosklo: cade o log
- (22:51:03) palm: chegando
- (22:51:31) chgp: tinha que fazer logo a caravana PeDerasta pela discórdia
- (22:51:36) palm: hola a todo
- (22:52:00) chgp: pega esses gringos aí, bota numa combi...
- (22:52:00) glerm: palm a conversa foi um pouco pro lado de que faltam organizar encontros regionais antes de tudo
- (22:52:18) palm: pois eu tb acho isso
- (22:52:24) nosklo: os gringos querem fazer o q exatamente
- (22:52:45) chgp: palm: beleza?
- (22:52:45) palm: mas como conversamos hj a tarde, podemos pensar em um primeiro encontro de testes dentro do fisl eventualmente
- (22:52:54) palm: chgp: saudade irmao...
- (22:53:25) palm: nosklo: manda um dvd de backup do puredeposito. vo monta um svn q fique no ar, hehehe
- (22:53:37) nosklo: hahaha
- (22:53:39) glerm: palm: o svn ta no ar, só ta em outra porta
- (22:53:40) chgp: palm: gringos nas combis, vários eventos no brasil inteiro, quem quiser ir, vai, ninguém anima rodar?
- (22:53:44) nosklo: palm: entao, quero discutir uma coisa melhor
- (22:53:47) efeefe saiu da sala (quit: "mibbit.com: tarde em GMT+1").
- (22:53:51) nosklo: palm: do que montar svn
- (22:54:10) nosklo: não estou achando svn a melhor coisa
- (22:54:12) palm: acho q um evento maior (tipo dentro do fisl) pq chama a atencao das pessoas q ainda estao desconectadas
- (22:54:16) nosklo: acho q podemos usar algo melhor
- (22:54:24) nosklo: para compartilhar patches
- (22:54:35) palm: nosklo: podemoa falar sobre isso depois, pra nao misturar o topico
- (22:54:46) nosklo: e deixar o codigo do pd, e dos externals, e documentacao, no svn, pra gente mexer
- (22:54:50) palm: nosklo: foi soh uma provocada noce fii
- (22:54:56) nosklo: hahah
- (22:55:04) nosklo: estou querendo um log
- (22:55:08) nosklo: para saber qual foi o problema
- (22:56:02) palm: eu to acompanhando aqui o papo no dataflow tb
- (22:56:14) palm: simpsatizo muito com as ideias do hans
- (22:56:40) alx1: alexandreporres,
- (22:56:40) alx1: Estamos propondo oficinas dada pelo matju e eu onde iríamos apresentar sobre o lado técnico: opencv (biblioteca para máquina visão) e desiredata bem como intercâmbio de como estamos agora utilizando programas como diagramas. Criar cartografias conceituais que definem conceitos-chave como a autoria. http://artengine.ca/acastonguay/dotd.
- (22:56:41) palm: mas glerm, como vc ficou de ir atualizando a coisa pra ca, rola de vc contextualizar o log como ta?
- (22:57:27) chgp: eventos regionais E/OU itinerantes, gringos, combi, pipoca, performance, pederastas, espetáculo, grana do google via estudantes, nenhum desenvolvedor no brasil...
- (22:57:41) palm: alx1: isso eh fantastico
- (22:58:38) palm: chgp: o ananias me disse outro dia bebendo cerveja q o brasil eh o pais q tem o maior

Histórico

Legenda: v - view, s - source, c - compare, d - diff

Data Usuári@ IpComentário Versão Ação
10:52:23 de 19/08/09 porres189.120.84.175  167
atual
 v  s
04:25:47 de 02/05/08 porres201.81.3.78  166  v  s  c  d  
01:35:59 de 01/05/08 glerm189.4.19.161  165  v  s  c  d  
01:00:11 de 01/05/08 porres201.81.27.168  164  v  s  c  d  
18:46:28 de 30/04/08 porres201.81.27.168  163  v  s  c  d  
18:14:04 de 30/04/08 porres201.81.27.168  162  v  s  c  d  
17:54:25 de 29/04/08 glerm201.21.170.176  161  v  s  c  d  
13:19:45 de 29/04/08 porres201.81.27.168  160  v  s  c  d  
13:17:44 de 29/04/08 porres201.81.27.168  159  v  s  c  d  
13:15:47 de 29/04/08 porres201.81.27.168  158  v  s  c  d  
13:03:22 de 29/04/08 porres201.81.27.168  157  v  s  c  d  
04:00:52 de 29/04/08 porres201.81.27.168  156  v  s  c  d  
23:02:04 de 27/04/08 porres201.81.27.168  155  v  s  c  d  
22:53:39 de 27/04/08 porres201.81.27.168  154  v  s  c  d  
13:15:57 de 27/04/08 glerm201.21.170.176  153  v  s  c  d  
13:12:24 de 27/04/08 glerm201.21.170.176  152  v  s  c  d  
13:10:58 de 27/04/08 glerm201.21.170.176  151  v  s  c  d  
13:09:23 de 27/04/08 glerm201.21.170.176  150  v  s  c  d  
12:52:31 de 27/04/08 glerm201.21.170.176glerm atualizou 149  v  s  c  d  
12:58:09 de 25/04/08 porres201.81.27.168  148  v  s  c  d  
12:52:32 de 25/04/08 porres201.81.27.168  147  v  s  c  d  
12:43:20 de 25/04/08 porres201.81.27.168  146  v  s  c  d  
12:42:04 de 25/04/08 porres201.81.27.168  145  v  s  c  d  
12:40:43 de 25/04/08 porres201.81.27.168  144  v  s  c  d  
12:37:35 de 25/04/08 porres201.81.27.168  143  v  s  c  d  
11:54:02 de 25/04/08 porres201.81.27.168  142  v  s  c  d  
11:49:59 de 25/04/08 porres201.81.27.168  141  v  s  c  d  
06:04:37 de 25/04/08 porres201.81.27.168  140  v  s  c  d  
03:12:19 de 25/04/08 porres201.81.27.168  139  v  s  c  d  
02:01:49 de 25/04/08 porres201.81.27.168  138  v  s  c  d  
01:58:53 de 25/04/08 porres201.81.27.168  137  v  s  c  d  
01:26:43 de 25/04/08 porres201.81.27.168  136  v  s  c  d  
21:20:08 de 24/04/08 porres201.81.27.168  135  v  s  c  d  
03:02:21 de 16/04/08 porres201.81.27.168  134  v  s  c  d  
02:59:14 de 16/04/08 porres201.81.27.168  133  v  s  c  d  
15:57:58 de 08/04/08 porres143.107.161.178  132  v  s  c  d  
15:48:36 de 07/04/08 porres201.81.27.168  131  v  s  c  d  
14:50:41 de 07/04/08 porres201.81.27.168  130  v  s  c  d  
14:43:19 de 07/04/08 porres201.81.27.168  129  v  s  c  d  
02:31:32 de 07/04/08 glerm189.4.19.161  128  v  s  c  d  
02:28:29 de 07/04/08 glerm189.4.19.161log das conversas 127  v  s  c  d  
02:22:06 de 07/04/08 glerm189.4.19.161log das conversas 126  v  s  c  d  
01:08:33 de 06/04/08 porres201.81.27.168  125  v  s  c  d  
21:15:09 de 04/04/08 porres201.81.27.168  124  v  s  c  d  
21:10:37 de 04/04/08 porres201.81.27.168  123  v  s  c  d  
21:09:56 de 04/04/08 porres201.81.27.168  122  v  s  c  d  
21:05:08 de 04/04/08 porres201.81.27.168  121  v  s  c  d  
21:03:28 de 04/04/08 porres201.81.27.168  120  v  s  c  d  
20:59:12 de 04/04/08 porres201.81.27.168  119  v  s  c  d  
20:56:13 de 04/04/08 porres201.81.27.168  118  v  s  c  d  
20:50:12 de 04/04/08 porres201.81.27.168  117  v  s  c  d  
19:51:14 de 04/04/08 porres201.81.27.168  116  v  s  c  d  
19:46:24 de 04/04/08 porres201.81.27.168  115  v  s  c  d  
19:46:02 de 04/04/08 porres201.81.27.168  114  v  s  c  d  
19:45:36 de 04/04/08 porres201.81.27.168  113  v  s  c  d  
19:44:49 de 04/04/08 porres201.81.27.168  112  v  s  c  d  
19:44:19 de 04/04/08 porres201.81.27.168  111  v  s  c  d  
19:42:50 de 04/04/08 porres201.81.27.168  110  v  s  c  d  
19:42:07 de 04/04/08 porres201.81.27.168  109  v  s  c  d  
19:39:18 de 04/04/08 porres201.81.27.168  108  v  s  c  d  
19:38:22 de 04/04/08 porres201.81.27.168  107  v  s  c  d  
18:36:39 de 04/04/08 porres201.81.27.168  106  v  s  c  d  
18:29:20 de 04/04/08 porres201.81.27.168  105  v  s  c  d  
18:01:06 de 04/04/08 porres201.81.27.168  104  v  s  c  d  
17:59:53 de 04/04/08 porres201.81.27.168  103  v  s  c  d  
17:56:12 de 04/04/08 porres201.81.27.168  102  v  s  c  d  
17:51:57 de 04/04/08 porres201.81.27.168  101  v  s  c  d  
17:44:57 de 04/04/08 porres201.81.27.168  100  v  s  c  d  
17:43:21 de 04/04/08 porres201.81.27.168  99  v  s  c  d  
17:41:21 de 04/04/08 porres201.81.27.168  98  v  s  c  d  
17:37:33 de 04/04/08 porres201.81.27.168  97  v  s  c  d  
17:35:59 de 04/04/08 porres201.81.27.168  96  v  s  c  d  
17:34:45 de 04/04/08 porres201.81.27.168  95  v  s  c  d  
17:30:58 de 04/04/08 porres201.81.27.168  94  v  s  c  d  
17:26:43 de 04/04/08 porres201.81.27.168  93  v  s  c  d  
17:24:18 de 04/04/08 porres201.81.27.168  92  v  s  c  d  
17:12:42 de 04/04/08 porres201.81.27.168  91  v  s  c  d  
17:06:32 de 04/04/08 porres201.81.27.168  90  v  s  c  d  
16:53:11 de 04/04/08 porres201.81.27.168  89  v  s  c  d  
16:52:27 de 04/04/08 porres201.81.27.168  88  v  s  c  d  
16:48:50 de 04/04/08 porres201.81.27.168  87  v  s  c  d  
16:43:57 de 04/04/08 porres201.81.27.168  86  v  s  c  d  
16:40:36 de 04/04/08 porres201.81.27.168  85  v  s  c  d  
15:05:06 de 04/04/08 porres201.81.27.168  84  v  s  c  d  
14:44:35 de 04/04/08 porres201.81.27.168  83  v  s  c  d  
14:39:05 de 04/04/08 porres201.81.27.168  82  v  s  c  d  
21:11:32 de 02/04/08 porres201.81.27.168  81  v  s  c  d  
21:01:30 de 02/04/08 porres201.81.27.168  80  v  s  c  d  
20:13:54 de 02/04/08 porres201.81.27.168  79  v  s  c  d  
20:11:44 de 02/04/08 porres201.81.27.168  78  v  s  c  d  
20:07:17 de 02/04/08 porres201.81.27.168  77  v  s  c  d  
19:31:16 de 02/04/08 porres201.81.27.168PROGRAMA DA OFICINA DE GRIDFLOW 76  v  s  c  d  
19:26:10 de 02/04/08 porres201.81.27.168  75  v  s  c  d  
19:22:31 de 02/04/08 porres201.81.27.168  74  v  s  c  d  
07:21:03 de 02/04/08 porres201.81.27.168  73  v  s  c  d  
06:55:28 de 02/04/08 porres201.81.27.168  72  v  s  c  d  
06:49:37 de 02/04/08 porres201.81.27.168  71  v  s  c  d  
06:47:05 de 02/04/08 porres201.81.27.168  70  v  s  c  d  
06:30:14 de 02/04/08 porres201.81.27.168  69  v  s  c  d  
06:12:21 de 02/04/08 porres201.81.27.168  68  v  s  c  d  
05:40:56 de 02/04/08 porres201.81.27.168  67  v  s  c  d  
05:07:28 de 02/04/08 porres201.81.27.168  66  v  s  c  d  
05:04:32 de 02/04/08 porres201.81.27.168  65  v  s  c  d  
04:58:22 de 02/04/08 porres201.81.27.168  64  v  s  c  d  
04:37:26 de 02/04/08 porres201.81.27.168datas e informações do evento de maio 63  v  s  c  d  
03:39:12 de 27/03/08 porres201.81.27.168  62  v  s  c  d  
12:24:46 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  61  v  s  c  d  
02:05:07 de 25/02/08 porres201.81.71.56  60  v  s  c  d  
02:02:24 de 25/02/08 porres201.81.71.56  59  v  s  c  d  
01:55:20 de 25/02/08 porres201.81.71.56  58  v  s  c  d  
01:52:02 de 25/02/08 porres201.81.71.56  57  v  s  c  d  
01:49:59 de 25/02/08 porres201.81.71.56  56  v  s  c  d  
01:48:33 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  55  v  s  c  d  
01:46:56 de 25/02/08 porres201.81.71.56  54  v  s  c  d  
01:46:08 de 25/02/08 porres201.81.71.56  53  v  s  c  d  
01:46:05 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  52  v  s  c  d  
01:45:03 de 25/02/08 porres201.81.71.56  51  v  s  c  d  
01:43:17 de 25/02/08 porres201.81.71.56  50  v  s  c  d  
01:41:43 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  49  v  s  c  d  
01:39:11 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  48  v  s  c  d  
01:38:35 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  47  v  s  c  d  
01:37:52 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  46  v  s  c  d  
01:37:41 de 25/02/08 porres201.81.71.56  45  v  s  c  d  
01:37:27 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  44  v  s  c  d  
01:37:09 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  43  v  s  c  d  
01:36:52 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  42  v  s  c  d  
01:36:36 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  41  v  s  c  d  
01:36:13 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  40  v  s  c  d  
01:35:48 de 25/02/08 glerm201.21.170.176layout 39  v  s  c  d  
01:34:49 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  38  v  s  c  d  
01:33:36 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  37  v  s  c  d  
01:33:05 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  36  v  s  c  d  
01:32:32 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  35  v  s  c  d  
01:31:48 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  34  v  s  c  d  
01:30:31 de 25/02/08 glerm201.21.170.176layout 33  v  s  c  d  
01:29:07 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  32  v  s  c  d  
01:25:18 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  31  v  s  c  d  
01:19:54 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  30  v  s  c  d  
01:19:32 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  29  v  s  c  d  
01:19:09 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  28  v  s  c  d  
01:17:26 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  27  v  s  c  d  
01:15:38 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  26  v  s  c  d  
01:14:48 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  25  v  s  c  d  
01:11:18 de 25/02/08 glerm201.21.170.176organizando layout 24  v  s  c  d  
01:07:08 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  23  v  s  c  d  
01:06:05 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  22  v  s  c  d  
01:05:16 de 25/02/08 glerm201.21.170.176  21  v  s  c  d  
22:14:30 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  20  v  s  c  d  
22:13:41 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  19  v  s  c  d  
22:13:12 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  18  v  s  c  d  
22:12:27 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  17  v  s  c  d  
22:11:59 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  16  v  s  c  d  
22:10:43 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  15  v  s  c  d  
22:10:13 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  14  v  s  c  d  
22:07:37 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  13  v  s  c  d  
22:06:48 de 24/02/08 glerm201.21.170.176imagem 12  v  s  c  d  
22:06:12 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  11  v  s  c  d  
22:02:37 de 24/02/08 glerm201.21.170.176  10  v  s  c  d  
17:09:15 de 23/02/08 porres201.81.71.56  9  v  s  c  d  
17:08:00 de 23/02/08 porres201.81.71.56  8  v  s  c  d  
16:41:01 de 23/02/08 guilherme.rk201.92.71.228++ 7  v  s  c  d  
16:39:19 de 23/02/08 guilherme.rk201.92.71.228+ 6  v  s  c  d  
16:37:22 de 23/02/08 guilherme.rk201.92.71.228início da página 5  v  s  c  d  
01:45:22 de 23/02/08 glerm201.21.170.176  4  v  s  c  d  
01:38:43 de 23/02/08 glerm201.21.170.176  3  v  s  c  d  
01:38:05 de 23/02/08 glerm201.21.170.176  2  v  s  c  d  
01:32:49 de 23/02/08 glerm201.21.170.176criando a pagina do encontro de pure data, onde articularemos a convenção internacional de PD 1  v  s  c  d