Projeto Para Organização da Convenção Internacional de Puredata no Brasil em 2009
Este WIKI visa a organização da Convenção Internacional de PD no Brasil em 2009.
Tentemos organizar todas as conversas paralelas por aqui, já que é uma interface rápida com histórico de atualizações...
POR FAVOR, VAMOS CONVERGIR A ORGANIZAÇÂO! USEM A LISTA:
https://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre
pois ela tem alta freqüencia de interessados em Software Livre. Potenciais colaboradores nessa organização.
Para melhor filtragem das mensagens inicie o assunto da mensagem com assunto:[EncontroPD]...
Para discussões TÉCNICAS sobre Puredata em lingua portuguesa usem:
Lista "puredeposito": https://listas.estudiolivre.org/mailman/listinfo/puredeposito
- -> A LISTA INTERNACIONAL DE PD (QUE REÚNE AS PRINCIPAIS COMUNIDADES MUNDO AFORA) TAMBÉM DISCUTE A ORGANIZAÇÃO DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS:
http://lists.puredata.info/listinfo/pd-list (EM INGLÊS)
Introdução!
- P: O que é pd?
- R: Abreviação/sigla de puredata, um software livre de criação multimídia - vide http://www.organismo.art.br/puredata/ e http://puredata.info/ - muito usado em intalações e performances interativas.
- P: Porque uma Convençåo no Brasil?
- R: Na América do Sul, é o País com mais estrutura para sediar a convenção, dado o número de usuários, pesquisas e trabalhos artísticos desenvolvidos aqui. O membro "porres" aqui do Estúdio livre participou da Segunda Convenção e sugeriu a idéia, que teve boa aceitação já a primeira foi na Europa (Áustria), e a Segunda Na América do Norte (Canadá). Agora, o evento itinerante pode chegar na América do Sul.
1 Sobre as Convenções Anteriores: 2 Sobre o Formato:
O Evento possui frentes distintas como apresentações de artistas que, de uma forma ou de outra, adotaram o pd como ferramenta. Mesas redondas são formadas com tópicos diversos provenientes da lista de discussão http://lists.puredata.info/listinfo/pd-list , além de palestras, workhops e artigos. O evento tem um caráter menos formal que congressos científicos de computação musical, as apresentações artísticas também não seguem um modelo estético específico. Resumindo:
FORMATO:
- Apresentações Artísticas
- Mesas Redondas, discussões
- Worshops, Palestras
- Sessões de demonstração de trabalhos
- Paper Sessions
3 Objetivos:
- Sediar um encontro Internacional no Brasil seria importante para divulgar o trabalho feito no País e propiciar uma projeção world wide.
- Promover um Intercâmbio entre o Brasil, países com comunidades de Pd bem estabelecidas, e outras emergentes
- Estimular o uso dessa ferramenta para criação artística e pesquisa no País.
- Unir, Consolidar e criar relações entre as comunidades nacionais com:
* Troca de informações e divulgação de trabalhos feitos com essa ferramenta.
* Discussão de Projetos e políticas de ação
* Criação de Acervos e bibliotecas
4 Etapas:
- Chamar pessoas para lista de discussão
- Organizar Encontros Nacionais
- Criar um comitê de organização de encontros de abrangência Nacional e Internacional
- Ir atrás de dinheiro e Instituições de Apoio
Primeiro Encontro De Puredata Em São Paulo, 1º a 5 de Maio 2008
O Quê, Quando, Como, Onde e Chamada de Trabalhos:
1º EPdBr (Primeiro Encontro Pd Brasil) - 1º a 5 de Maio 2008, IBRASOTOPE-São Paulo
O Primeiro encontro do software livre de criação multi-mídia Pd (puredata - http://www.organismo.art.br) ocorrerá na primeira semana de maio.
O software Pd é voltado a performances ao vivo de música e multimedia, e desenvolvimento de aplicativos. O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows. Essa ferramenta tem sido adotada para implementar diversas peqsuias em Universidades Brasileiras, como se visa apresentar no encontro. O evento deve agregar interessados, usuários, e desenvolvedores para fomentar o uso e participação de brasileiros no desenvolvimento de Pd.
O evento sucederá uma série de Palestras e Cursos de Base de Puredata ( a começar na segunda quinzena de Abril, maiores informações em: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP )
Dando continuade após o evento, as oficinas seguirão módulos mais avançados, dependendo dos desdobramentos das atividades aqui iniciadas, ecos do evento poderão se manifestar na permanência dos Convidados Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard uma semana após, que devem também apresentar seus trabalhos na USP e em outros congressos paralelos. De modo que, devido à demanda dos participantes, o encontro em si pode se estender em atividades extras por mais uma semana. Miller Puckete, criador do software, também confirmou uma teleconferência de uma comunicação sua sobre desenvolvimento no Pd.
Interessados em mostrar trabalhos artísticos e de pesquisa devem contactar o chair do evento - Alexandre Torres Porres (porres@gmail.com).
Localização: Principais Atividades e Objetivo:
Além de palestras, troca de informações, mesas redondas, e ponto de encontro sobre pd, discutiremos, acima de tudo, a viabilização do evento internacional a ser sediado no país. O Evento contará com atividades que incluem, principalmente, os Workshops dos Canadenses Alexandre Castonguay e Mathieu Bouchard.
Miller Puckette (http://crca.ucsd.edu/~msp/) confirmou sua presença virtual via teleconferência pela internet, em uma comunicação/palestra ainda a ser melhor definida sobre o estado atual do Pd, seus problemas, e projeções futuras.
O principal foco é o intercâmbio de pesquisa e criação por meio do Pd, e tem como objetivo discutir a viabilização de futuros encontros regulares, assim como a organização de uma convenção internacional no Brasil. A Página do projeto se encontra em
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Encontro%20PD
A participação dos candenses Alexandre e Mathieu é importantíssima, pois os mesmos participaram da organização da Convenção internacional anterior no Canadá. Ambos são membros do Centro de artistas visuais e mediáticos Artengine (http://artengine.ca).
Ver Biografia Resumida dos Participantes e Organizadores
Biografia de Convidados e Organizadores:
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Convidados__''
Miller Puckette
http://crca.ucsd.edu/~msp
Miller Puckette é graduado em Matemática pelo MIT (1980) and Ph. D. em Matemática por Harvard (1986). Ele foi membro do MIT' Media Lab de sua fundação até 1987, depois pesquisador no IRCAM (l'Institut de Recherche et de Coordination Musique/Acoustique, foundado pelo compositor e regente Pierre Boulez). No IRCAM, Miller desenvolveu o programa MAX para computadores MacIntosh ?, primeiramente distribuído comercialmente pela Opcode Systems em 1990 e agora disponível pela Cycling74.com. Em 1989 Puckette integrou o time "musical workstation" do IRCAM's e agregou uma versão estendida do MAX, chamada Max/FTS, para o sistema ISPW e comercializada pela Ariel, Inc. O time “real-time development” do IRCAM reimplementou e estendeu esse software sob o nome de jMax, que é distribuído de graça com o código fonte. Em 1997, Puckette se juntou ao Global Visual Music project, e desde 2004 se apresenta com o grupo “The Convolution Brothers”.
Puckette se ligou ao Departamento de Música da Universidade de Califórnia de San Diego em 1994, e é agora Diretor Associado do Center for Research in Computing and the Arts (CRCA). Atualmente tem trabalhado no desenvolvimento de um novo software de para performances ao vivo de música e multimedia, o Puredata (Pd). O desenvolvimento conta com a colaboração de muitos artistas/pesquisadores/programadores mundo afora. Pd é gratis e roda em Sistemas Operacionais Linux, Macintosh, e Windows.
Alexandre Castonguay
http://subsol.c3.hu/subsol_2/contributors3/castonguaybio.html
http://artengine.ca/acastonguay
Alexandre Castonguay mora em Hull, Quebec e é o diretor Artístico da Artengine, um centro auto organizado em Ottowa que produz e difunde arte na internet. Ele é um artista cuja prática se baseia em mídias fotográficas e digitais, e seus trabalhos se encontram nas coleções do Museu de Arte do Condado de Los Angeles (USA), no Canada Council Art Bank, no Musée d'art contemporain de Montréal, e também atualmente em mostra no Musée d'art contemporain (Montréal), no Montreal Museum of Fine Arts, além do Paço das Artes, na USP, a partir de maio.
Alexandre Castonguay ganhou a bolsa de pesquisa McConnel ? da Universidade de Corcordia e é Visiting Professor na Universidade de Ottawa. Como desenvolvedor de Pd, Alexandre desenvolveu, em parceria com Mathieu bouchard, a biblioteca Gridflow, de manipulação de Video.
Mathieu Bouchard
Programador e desenvolvedor de Softwares, Bouchard é o responsável pela programação em C++/Ruby do GridFlow, e também desenvolve o Desiredata (em parceira com Chun Lee), uma ramificação do Pd.
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Organizadores__''
(Chair) Alexandre Torres Porres - Mestre em Composiçnao pela Unicamp. Músico, Pesquisador e Compositor. Atua nas áreas de Música e Tecnologia, Percepção/Psicoacústica,e Composição.
(Second Chair) Ricardo Palmieri (aka VJ Palm) – Desde 2001, arquiteto e pesquisador de arquiteturas interativas. Já apresentou trabalhos de video-performance em eventos como FILE, Virada Cultural, MIS-SP e em unidades do SESC-SP. Palm trabalhou como pesquisador e oficineiro de multimidia com software livre para o MINC, e atualmente é consultor de mídias interativas para publicidade.
(Coordenação) Régis Faria - http://www.lsi.usp.br/~regis/
Engenheiro Eletrônico pela UFMG (1990).
Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP (1997).
Doutor em Engenharia Eletrônica/Sistemas Eletrônicos na Escola Politécnica da USP (2005).
Músico Instrumentista (flautista). Estudou teoria musical básica com o maestro Rogério Moreira Campos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Flauta Transversal com Karen Louis Currie de Carvalho (Viçosa, MG).
Apoio: IBRASOTOPE, USP
Conteúdo e Formato do Evento:
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Workshops__
Preços (a definir, de graça aos participantes de http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=oficinas_base_PD_SP)
Gridflow (2 a 4 de maio)
Sobre Gridflow
http://gridflow.ca/
Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Alexandre Castonguay & Mathieu Bouchard) - Vide Programa do Curso Abaixo!
Mostras de trabalhos artisticos
A TEIA (Grupo Muro, Sábado dia 3 20h)
Mesas Redondas, Palestras, Comunicações
- Miller Puckette (http://crca.ucsd.edu/~msp/)
- A Definir
- Desiredata (a Definir)
Sobre Desiredata http://www.piksel.no/pwiki/DesireData
Essa palestra discutirá o desenvolvimento de uma ramificação do puredata, o desiredata. Mais que um curso, serão apresnetadas questões atuais sobre o desenvolvimento dessa ferramenta, o que servirá de exemplo e laboratório para possíveis futuros desenvolvedores de software livre.
__Consulte a programação em constante atualização
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Programação Prévia do Evento:
__Em constante atualização!!!
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dia 01º:
Abertura do evento,
Palestra: A comunidade mundial de desenvolvedores de Pd, problemas atuais e projeções, com a participação de Miller Puckette.
dia 02:
20h-23h Workhop de GridFlow
dia 03:
10-12h Workhop de GridFlow
14h-20h Workhop de GridFlow
20h Concerto
dia 04:
Workhop de GridFlow
Mesa Redonda sobre futuras convenções nacionais e internacionais
dia 05:
finalização do Evento (programação ainda em aberto)
19h Abertura do Trabalho Artístico de Alexandre Castonguay no Paço das Artes/USP ( http://www.musitec.com.br/luzecena/noticias/noticia.asp?noticiaID=806 ) na Mostra Internacional de Arte Midiática Inside. Sobre a obra "Instalção Digitale, criada por Alexandre Castonguay: uma antiga máquina fotográfica é adaptada para capturar, constantemente, imagens em vídeo, que são exibidas em uma tela tátil (touch screen) e que adquirem forma fluida a partir do toque. Ao pressionar o disparador da câmera, o visitante produz uma fotografia em preto e branco que, projetada na parede, esvai-se gradualmente. A proposta da obra é que o próprio público redefina o lugar onde se encontra."
Programa da Oficina/Mini Curso de Gridflow:
Sobre Gridflow
http://gridflow.ca/
Ferramenta desenvolvida como biblioteca de puredata para maniulação de vídeo. O workshop, com duração de 3 dias, será um curso relâmpago para uso dessa ferramenta com exemplos práticos pelos seus desenvolvedore (Mathieu Bouchard & Alexandre Castonguay).
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Programa do Curso de GridFlow ?
O curso já foi ensinado em formatos de até 25 horas, como no programa disponível em http://wiki.dataflow.ws/AtelierVideo , em um curso de 5 dias.
Como parte do programa desse curso é sobre PdGEM, esse conteúdo pode ser enxugado, pois haverá um curso de PdGEM de três dias que antecedem o evento ministrado por Ricardo Palmieri (27 a 30 de Abril), dentro da série de cursos básicos de Puredata a partir da segunda quinzena de Abril (mais informações em ) Da mesma maneira, o item Zero do programa também será dado nessas oficinas:
0. Revisão de PureData (que será visto em oficinas anteriores)
0.1. dataflow, objetos, inlets, outlets, connecções
0.2. mensagens, átomos, floats, symbols, listas, bangs, seletores
0.3. methods, classes, creators, objectmaker
0.4. Sintaxe do Pd, virgulas, ponto e vírgula, cifrão
0.5. Ordem de outlet, ordem de conexão (ou falta de)
0.6. Apanhado de classes importantes de objetos
0.7. Subpatches e abstrações
0.8. Sinais
1. Canais, Cores e Espaços de Cores
1.1. RGB
1.2. Y (Escala de conza)
1.3. YUV (luma+chroma, opponent system)
1.4. hue, saturation; HSV vs YUV
1.5. alpha: RGBA, YA, YUVA, ...
1.6. A Geometria de Espaços de Cores
1.7. clipping
1.8. operações Lineares Versus não lineares
1.9. gamma
2. Imagens e grids
2.1. Lista de dimensão: linhas, colunas, canais, etc.
2.2. index list (complete and partials)
2.3. index dimensions vs value dimensions
2.4. dimension index
2.5. number types
2.6. grid execution order e overlapping
3. Analogias e morfismos (com #remap_image)
3.1. isomorfismo
3.2. side cross connect (objetos como parâmetros de objetos)
3.3. colour brightness e image displacement
3.4. colour contrast e image scaling
3.5. hue shift e image rotation
...
4. filtros e Teoria de Sinal
4.1. Sinal vs noise
4.2. Filtros FIR vs IIR
4.3. Espaço vs Tempo
4.4. Periodicidade e Freqüência
4.5. Diferença de frame
4.6. Filtros IIR
4.7. Convolution (em relação ao espaço)
4.7.1. Filtro Unit Sum
4.7.2. Filto Convexo (passa baixa), Uniform e Weighted Blur
4.7.3. Filtro (X,Y) Separável, Filtro Isotrópico
4.7.4. Gaussian Blur
4.7.5. edge detectors (passa alta): derivativos, laplaciano
4.7.6. blurry detectors: sobel, prewitt
4.7.7. polar transforms em edge detection
4.8. Decomposição Espectral (FFT)
4.8.1. Freqüências Espaciais (bidimensionais)
4.8.2. O Teorema de Convolução (Como Fazer Grandes Convoluções Rápidas)
4.8.3. deconvolution, cross-correlation e auto-correlation
5. Extra
5.1. #moment
5.1.1. Teorema da Probabilidade (não somente probabilidades ou chance)
5.1.2. Média de Posição (y, x) em uma imagem
5.1.3. Variância de Posição (yy, xy, xx)
Logs de conversas
Usem este espaço pra colar trechos importantes de conversas sobre a articulação.
Primeiros esboços
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