PD - Visão Geral
Para simplificar, o Pure Data pode ser visto como um programa para fazer interfaces. Ele trabalha com uma biblioteca bastante extensa de objetos especializados em áudio (e existem outras "sub-bibliotecas" específicas para vídeo e 3D como pdp e gem). Se você é um programador, ou um artista curioso interessado em criar interfaces para produção e performance multimídia esta uma excelente comunidade para aprender e ter novas idéias.
PD (aka Pure Data) é uma ferramenta gráfica de programação em tempo real para áudio, vídeo, e processamento gráfico. Ele é a terceira maior ramificação da família de linguagem de programação modular, conhecida como Max (Max/FTS, ISPW Max, Max/MSP, jMax, etc.) originalmente desenvolvida por Miller Puckette (IRCAM). O núcleo do PD é escrito e mantido por Miller Puckette e também graças ao trabalho de muitos outros desenvolvedores.
O PD foi criado para explorar idéias de como promover e permitir que dados possam ser tratados de maneira mais aberta, facilitando acesso e interligação entre aplicações de áudio, MIDI, gráficas e vídeo.
Escrevendo objetos ("externals"), ou módulos ("patches", "abstractions") consegue-se ampliar as funcionalidades do PD. O trabalho de muitos desenvolvedores está disponível como parte do pacote básico do PD e sua comunidade cresce rapidamente.
Desenvolvimentos recentes incluem projetos de sistemas para construção de ambientes de performances; bibliotecas de objetos para "physical modeling"; bibliotecas de objetos para geração e processamento de vídeo em tempo real, etc..
Pd é um software livre e pode ser baixado em um pacote para um sistema operacional específico, um pacote com fontes, ou direto do CVS. O PD é desenvolvido em multi-plataformas, portanto completamente portável; existem versões para Win32, IRIX, GNU/Linux, BSD, MacOS X e rodando em qualquer coisa desde um PocketPC, um Mac antigo, ou um novo PC. Usando softwares como "Flext" e "Cyclone" pode-se escrever "externals" e "patches" que rodam no Max/MSP e no Pd.
Site oficial:
www.puredata.org
Documentação
MANUAL DO PD
obs.: a documentação do PD é extensa e estamos iniciando sua tradução, você pode fazer parte da comunidade e nos ajudar em sua conclusão; entre em contato:
nillow@surfemail.com.br;
organismo@gmail.com
insira seu e-mail aqui
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Grupo de estudos no Conversê
Bibliotecas do PD
PDP
PiDiP
GEM
GridFlow
Bonk
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Playlist
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Netsend
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PDP_opengl
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3Dp
? ...
PD_from_scratch - Fazendo objetos para PD a partir de algoritmos em linguagem C
( Tutorial básico sobre API do PD - para desenvolvedores )
Instalação
-- Instalação do código fonte do PD baixado do CVS:
CompilandoPD
-- Instalação do pacote feito por Hans Hans-Christoph
? Steiner:
PD-Extened
Links
Tradução de Documentação:
Documentação PD
http://www.organismo.art.br/puredata
Sítio oficial:
http://puredata.info/ ou
http://pd.iem.at/ wiki:
http://puredata.info/community/pdwiki
Bilbiotecas externas:
http://www.akustische-kunst.org/puredata/index.html
Screenshots:
http://www.mentalfloss.ca/sintheta/images/GoP.gif
Puredeposito:
É um depósito de patches de exemplo e patches criados por usuários, todos na língua portuguesa. Para pegar use o svn assim:
svn co
http://olho.homelinux.org/puredeposito
Mais informações
aqui.
Usando PD para transmissão AO VIVO (Streaming na web) para performances em tempo real:
http://tsotso.org/tavi/?page=Pure+Data+Streaming+HowTo
al-jwarizmi - protótipo multiusuário baseado em Pure Data
Para produção distribuída/descentralizada de áudio/vídeo em tempo real a partir de computadores domésticos:
http://mcs.hackitectura.net/tiki-download_file.php?fileId=249
(PDF)
Dynamic Patching:
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Dynamic+Patching
Dynamic Patching é o termo que descreve a criação/manipulação dinâmica de objetos do Pure Data, através da troca de mensagens com o seu núcleo. Dessa forma, torna-se possível programar o Pd sem utilizar sua interface gráfica. A técnica ainda não é oficialmente suportada pelo Pd.