Blender Pró 2007

Tema: Blender como ferramenta educacional e profissional.




O quê?


O Blender Pró é um evento nacional, gratuito, semelhante à Blender Conference e associado ao SBgames, evento de caráter internacional que está intimamente ligado a Entretenimento Digital, Vídeo e Games.


Quem?


O Brasil, além de ser sede da primeira comunidade internacional do Blender, tem um número muito grande de desenvolvedores, usuários, instrutores, tradutores e entusiastas desta suíte 3D que nunca se encontraram presencialmente num evento feito especialmente para compartilhar conhecimentos sobre ela. Além disso, o Blender Pro pretende chamar a atenção de pesquisadores, professores, artistas, estudantes e profissionais das áreas de animação, jogos, arquitetura, design gráfico, computação gráfica e afins para o potencial do Blender.


Quando?


06 de novembro de 2007


Onde?


Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Av. Unisinos, 950 - Bairro Cristo Rei - CEP 93.022-000 São Leopoldo - RS - Brasil
Linha Direta Unisinos: +55 (51) 3591 1122 - Fax: +55 (51) 3590 8305


Como?


  • Estaremos aceitando artigos completos e posters sobre extensão ao Blender e aplicações. Isto já está mobilizando a comunidade científica. Com isso estamos recebendo apoio de, pelo menos 3 Universidades até agora: UFRJ, UFRGS, UNISINOS.

  • Faremos uma programação educacional, com tutoriais e com um Festival de Vídeo. Isto é muito interessante e motiva aos mais jovens e hábeis artistas e aos profissionais da computação gráfica. Esta programação consistirá basicamente em:
    • Oficinas e apresentações de trabalhos;
    • Concurso de jogos produzidos com Blender (game festival);
    • Concurso de animações produzidas com Blender (art festival);


Porquê?


  • Encontros presenciais são muito importantes para fortalecer a rede.

Programa


O programa do evento prevê a apresentação em paralelo de tutoriais, oficinas e apresentações de artigos e posters em local apropriado, que será definido pelo comitê oficial da sede do evento, na UNISINOS (consulte em http://www.sbgames.org.br ).


Programação Técnica (apresentação de artigos/posters):

Extensões ao Blender – Propostas de extensões de funcionalidades do software, bem como ampliação de performance e prática de tarefas já previstas.

Aplicações (simulações, jogos, animações) – Propostas para a implementação de sistemas aplicativos que se beneficiem da estrutura do software como ferramenta de modelagem e simulação. Uso da Game Engine.

Programação Educacional:

Tutoriais – Apresentação de tutoriais ligados às novas funcionalidades do software, e

Oficinas – Demonstração de trabalhos práticos e profissionais realizados com o Blender.

Festival de vídeo e arte:

  • Categorias

    • Melhor animação de personagem

    • Melhor animação, idéia original ou história

    • Melhor produção artística (inclui renders de imagens estáticas)

Inscrição



Organização


Comitê Organizador:

(Chair)

Luis Carlos Retondaro
luiscr<at>lcg.ufrj.br
UFRJ


(Colaboradores)

Ademir Lima
adell<at>procedural.com.br
Procedural - http://www.procedural.com.br

Ivan Paulo Thomé
greylica<at>msn.com
Blender Brasil - http://www.blender.com.br

Gustavo C. Mattos
gustavo<at>spet.br
Blender Brasil


Comitê de programa:

Ph.D. Claudio Esperança
esperanc<at>lcg.ufrj.br
UFRJ - http://www.lcg.ufrj.br/Members/esperanc

Ph.D. Luciana Porcher Nedel
nedel<at>inf.ufrgs.br
UFRGS - http://www.inf.ufrgs.br/~nedel

D.Sc. Esteban Clua
esteban<at>ic.uff.br
UFF - http://www.ic.uff.br/~esteban

Alexandre Rangel
arangel<at>solar.com.br
3Dzine - http://www.3dzine.org

Fabianne Balvedi
fabs<at>estudiolivre.org
Estúdio Livre - http://www.estudiolivre.org

Allan Brito
allanrbs<at>gmail.com
Unibratec - http://www.allanbrito.com

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