PROJETO CULTURA DIGITAL
MATO GROSSO
ambrósio
DIAMANTINA
zumbi
CAMPINAS
^MANAUS^
DOCUMENTÁRIOS FINALIZADOS
RECBEAT E O HIPERTEXTO
Um link entre o festival recbeat, gratuito no carnaval do recife, e novos paradigmas do cenário musical pós-internet (como o copyleft).
Direção: Pedro Bayeux. Brasil, 2006, 54 minutos.
www.archive.org/details/RECBEAT_E_O_HIPERTEXTO
GAMER BR
Gamer Br dá uma geral na cena brasileira do universo da jogatina online
COMPRE-ME: EU, VONTADE DE MORRER
Uma abordagem sobre a questão da resistência ao poder e à sociedade de consumo e controle.
DOCUMENTÁRIOS EM PROCESSO:
BLOGBEAT
Começo um outro documentário, o “blogbeat”. Uma espécie de continuação do “recbeat e o hipertexto”, de 2006. Cheguei há pouco de Recife, onde gravei boa parte do material, e só capturei uns 15% das imagens, mas coloco aqui uns frames pra rascunhar. A base, novamente, será o Festival Recbeat, no carnaval pernambucano. Ainda alimentarei alguns temas referentes ao novo contexto musical “digital”, como o Ecad (veja a foto abaixo de uma propaganda deles e reflita). Usarei muito texto, em primeira pessoa. Pra dar o tom quase de diário introduzo o vídeo com uma ligação que recebi numa madrugada véspera do carnaval: a de um sequestro. Aquele, do trote. Epidemia em São Paulo. Deixaram o recado “mãe, (choro), mãe (suspiro) …” na secretária eletrônica. Vou usar recortes de jornais, pra dar um tom de reportagem, de contagem dos dias - além de entrevistas e shows de tom zé, vanguart, montage, instituto, erasto vasconcelos, zefirina bomba, z’áfrica brasil, digital groove, bonde do rolê …
HACKERS, PINGUINS E BALACLAVAS
desenhos de fernando torelly e alex senna, vídeos de pedro bayeux
"Hackers, Pinguins e Balaclavas"
é um documentário sobre software livre, ética-hacker, pirataria e cibercultura - com intervenções de
desenho animado.
O processo (trilha, material pré-editado das entrevistas e ilustrações originais) e o produto final serão colocados gratuitamente na internet, para download, sob uma licença creative commons*. Haverá um número de cópias em dvds para distribuição em Pontos de Cultura** e divulgação.
Já existe uma parte de entrevistas feitas em alguns estados do Brasil e de ilustrações criadas.
http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=entrevistas
Trata-se de um vídeo com tema, linguagem e processo voltados aos novos paradigmas da cultura digital. A divulgação na mídia será feita constantemente, visto que o making of do documentário estará online desde o início.
O
documentário será formado por três short cuts:
Balaclavas: como a cibercultura pode formar novos bandidos. Crackers, piratas, artistas. Quem são os
criminosos virtuais? Quais crimes cometem? Com tecnologia metareciclada e software livre, a inclusão digital chega à vários lugares do Brasil e quebra monopólios.
Pingüins: será o desenho animado que intervirá em imagem de vídeo.
A possibilidade ficcional. Os personagens serão pingüins estranhos, criaturas criadas por quatro ilustradores (uma prévia da linguagem e artistas:
www.estudiolivre.org/hackerspinguinsebalaclavas).
Hackers: o que é ética-hacker? Em que áreas da cultura, arte e da ciência ela está presente? Qual a base teórica, filosófica, histórica? O que são hackers, como eles atuam nos
Pontos de Cultura? Freaks, geeks, neo(ciber)-hippies? O que é Hardware art, metareciclagem, digitofagia?
Mimosa?
www.mirrors.creativecommons.org, neste link há uma animação explicando como funcionam as licenças creative commons. Basicamente, é uma alternativa ao copyright.
O Ponto de Cultura é uma ação do Ministério da Cultura brasileiro através do Programa Cultura Viva. Articula uma rede horizontal e rizomática entre diversas iniciativas culturais midiáticas e digitais de todo o país.
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Sérgio Amadeu
“Para que negar o acesso ao código-fonte? Para evitar a pirataria? A pirataria de software é feita sobre o código executável e não sobre o código-fonte. Por este motivo a pirataria de software não devia ser chamada de pirataria, mas de prática corsária. Corsários eram piratas a serviço de um poder... O software talvez seja o mais típico dos bens informacionais, a mais representativa criação da era da informação e um dos principais produtos da economia das idéias ou dos bens intangíveis. Exatamente por ser um bem imaterial, suas qualidades são completamente distintas dos bens materiais. A propriedade sobre uma idéia, uma informação, um algoritmo, um software, ou seja, sobre bens intangíveis é realizada pela negação do acesso. A propriedade de algo que não possui existência física é extremamente complexa”.
“Descobrimos que em países onde a pirataria é alta, o Linux tem as taxas mais baixas de penetração”.
“... uma cantora brasileira famosa (não vou dizer seu nome em protesto!) lançou seu último CD que só pode ser ouvido em aparelhos que tenham
DRM*. Assim, quem tem Linux não poderá ouvir suas músicas no computador”.
- Digital Rights Management pode ser traduzido como gerenciador de direitos digitais. Trata-se de uma tecnologia que pemite aos proprietários de conteúdos digitais, principalmente empresas de software, entretenimento, músicas, filmes, e-books e games, determinar e controlar quem pode e como pode utilizar ou ver o conteúdo de seus produtos.
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Hermano Vianna (www.overmundo.com).
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Gilberto Gil, Ministro da Cultura.
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Lawrence Lessig, criador do creative commons e autor de “Free Culture”.
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Manuel Castels - o sociólogo espanhol é autor de "Sociedade em Rede - A Era da informação: Economia, sociedade e cultura", que mapeia um cenário mediado pelas novas tecnologias e como estas interferem nas estruturas sociais.
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Jaromil, hacker inglês.
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Advogado Miguel Timponi. “Após o aparecimento do espírito de Humberto de Campos, Chico Xavier, já célebre, não apenas surpreende o país e o próprio meio espírita, mas começa a enfrentar problemas com a viúva de Humberto, resultando no famoso processo em que se pleiteava os direitos autorais pelas obras psicografadas, caso se confirmasse a autoria do famoso escritor maranhense. A defesa de Chico foi bancada pela Federação Espírita Brasileira (que resultou posteriormente no clássico espírita A psicografia perante os tribunais, do advogado Miguel Timponi). O juiz decidiu que os direitos autorais referiam-se à obra reconhecida em vida do autor, não havendo condição do tribunal se pronunciar sobre a existência ou não da mediunidade. No entanto, o nome Humberto de Campos é substituído pelo pseudônimo "irmão X’”.
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Jader Gama - Projeto Puraqué, Pará.
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Albério Antônio - Ponto de Cultura em Arapiraca, Alagoas.
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Ian Lawrence, programador inglês que vive em Manaus.
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Marcelo Tossatti, trabalha com o projeto do lap top de 100 dólares.
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Titton, diz que é o primeiro hacker brasileiro.
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Gustavo Noronha Silva (www.softwarelivre.org).
“O Software Livre, já estamos carecas de saber e cansados de ouvir nas palestras, possibilita ao país sair da condição de mero usuário de tecnologia e passar a ser produtor. "País" fica muito amplo, falemos de "pessoa”’.
• Ambulantes da Rua
St. Ifigênia, em São Paulo.
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Ronaldo Lemos, advogado do Creative Commons.
• Representante da
Anatel.
• Representante da
Adobe.
• Representante da
Blender Foundation , autores de “Elephants Dream”, animação feita em software livre.
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Gabriel Menotti, do
Cinefalcatrua, do Espírito Santo.
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SUB-SYS, do grupo hacker Microfobia.
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Tom Zé, músico.
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Cláudio Prado, Coordenador de Políticas Digitais do Ministério da Cultura.
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Emílio Munaro, Coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da ABES - Associação Brasileira das empresas fabricantes de software - fala sobre a ação que a entidade dá início em 11 cidades brasileiras, ou seja, o treinamento de policiais para o combate à pirataria. Segundo Munaro essa é uma ação repressiva que visa diminuir os índices de cópia e comercialização ilegais de programas de computador e faz parte de uma estratégia mais ampla, que teve início em abril de 2006”.
•
Milton Beck - Ceo Microsoft Brasil.
• Representante da IFPI (
Federação Internacional da Indústria Fonográfica) ou da ABPD (
Associação Brasileira dos Produtores de Discos)
CLIPES
"BARÃO DAS ÁRVORES"
Clipe do Cordel do Fogo Encantado, do álbum "Transfiguração"
VÍDEOS
"SPRAY"
"FLESH BECK CREW"
"COLETIVO RUA"
"TEMP"
"CÃES APAIXONADOS PELO PRÓPRIO VÔMITO"
"CHOQUE CULTURAL"
FOTOS
MAY DAY - LONDRES 2001